No decorrer da vida podemos nos surpreender com algumas ocorrências boas e ruins, entre elas na nossa saúde e que merecem um cuidado e atenção redobrado, como é o caso da pressão alta. A pressão alta pode atingir pessoas de todas as idades, principalmente os sedentários e idosos e é necessário cuidado especial para que não agrave a saúde. Mas nem todas as pessoas gostam ou se habituam facilmente a medicações e acabam preferindo procurar outros métodos naturais para o tratamento. Por isso falaremos sobre opções de tratamento para essa doença e se existe algum remédio natural para pressão alta como tratamento alternativo. Mas antes de falarmos sobre os tratamentos vamos entender o que é pressão alta e o que ela provoca no corpo humano.

O que é Pressão Alta?

A pressão alta, também conhecida por hipertensão é o aumento anormal e constante da pressão sanguínea à circular pelas artérias do corpo humano. Pode ser constatado através de medição de exame específico que indicará os valores. Os valores da pressão arterial superiores ou igual a 140 X 90 mmHg indica que a pressão está elevada.

Em grande maioria dos casos, a pressão alta é herdada dos pais, mas também pode ser ocasionada por algumas doenças e fatores que podem influenciar na alteração da pressão arterial, como problemas na tireoide, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, consumo em excesso de sal, sedentarismo e maus hábitos em geral na vida.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Em caso de hipertensão leve, onde as alterações são pequenas, algumas mudanças no estilo de vida podem auxiliar a contornar a situação. Praticar exercícios físicos, emagrecer, não abusar de bebidas alcoólicas, reduzir o consumo de sal na alimentação, não fumar e evitar situações estressantes podem controlar os níveis da pressão arterial. Caso não seja alcançado o objetivo, o uso de medicamentos para controle é inevitável, mas somente o médico que está acompanhando o paciente pode indicar o momento certo de começar a tomar.

Vale alertar, que caso a pressão alta não seja tratada devidamente, pode se agravar e ocasionar outros problemas de saúde, entre eles a impotência masculina. Após ocasionado, dificilmente é contornado ou reversível.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Sintomas da Pressão Alta

A hipertensão ou pressão alta como é conhecida, é uma doença traiçoeira e silenciosa. Normalmente quando apresenta sintomas é porque já está bem agravado a situação e a doença em estado avançado. Por isso, o ideal é descobri-la em consultas de rotina e sem aguardar sintomas para descobri-la e trata-la. Os principais sintomas da pressão alta são:

  • Dor de cabeça;
  • Visão embaçada;
  • Zumbido no ouvido;
  • Tontura;
  • Dores no peito;
  • Falta de ar

Se tem notado esses sintomas e principalmente, faz parte do grupo de risco, procure um médico ou pronto atendimento imediatamente para aferir a sua pressão arterial. Infelizmente foi proibido a medição de pressão em drogarias e farmácias, que facilitava o atendimento em caso de suspeita. Mas ainda assim, é possível comprar aparelhos portáteis para medir em casa, com um preço bem acessível nas farmácias.

Grupo de Risco

As pessoas que devem ficar ainda mais atentas aos sintomas e medir sua pressão arterial para verificação sempre que possível são as que estão nos fatores de risco:

  • Que possuem histórico familiar de pressão alta;
  • Obesos;
  • Que possuem sono irregular;
  • Fumante;
  • Excesso de Bebida Alcoólica;
  • Sedentários;
  • Idosos (acima de 60 anos);
  • Diabéticos;

Mulheres com menopausa, pacientes com problemas renais, com apneia do sono, que estão passando por um período de estresse ou que sofrem com hipertireoidismo também estão propensos a ter problemas com pressão alta.

Como diz o velho ditado: É melhor prevenir, do que remediar”. Sabemos que algumas doenças infelizmente não temos como prevenir que ocorram, mas outras, mesmo fazendo parte do grupo de risco podemos reduzir as chances que ela se manifeste, através de cuidados e mudanças de hábitos.

Acabar com o sedentarismo e começar a caminhar ou fazer atividades aeróbicas, induz a liberação natural do corpo de substancias vasodilatadoras e com isso, a pressão consegue se manter controlada. A mudança na alimentação também é essencial e alguns alimentos ainda auxiliam no controle da pressão arterial como: potássio, cálcio e magnésio, que são minerais que ajudam a regular a contração dos vasos sanguíneos e também do coração.

O que deve ser cortado ou reduzido de forma drástica é o consumo de sal. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de consumir no máximo 5 gramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá. Não podemos deixar de destacar e lembrar, que alguns alimentos podem passar despercebidos pela quantidade de sal que possuem, como o pãozinho de cada dia, temperos prontos que são um verdadeiro veneno a saúde, embutidos enlatados e alimentos processados.

Mudar os hábitos, deixar de fumar e evitar excessos no consumo de bebida alcoólica e se esforçar para ter uma boa noite de sono são essenciais para ter uma qualidade de vida melhor. Não esqueça dos momentos de relaxamento e diversão, que são superimportantes para viver bem e reduzir o estresse do dia-a-dia.

Tratamento Natural Para Pressão Alta

Algumas receitinhas naturais prometem ajudar no tratamento da pressão alta, já que são indicadas como excelentes anti hipertensores. Mesmo tendo sua eficácia comprovada através de diversas pesquisas, nenhum dos tratamentos naturais devem ser utilizados dispensando o uso de medicamentos para controle da pressão e sem o conhecimento do médico.

Chás e sucos totalmente naturais e na grande maioria com plantas e ervas que podem ser utilizadas inclusive em forma de suplemento alimentar, como é o caso do alho, extrato de folhas de oliveira ou valeriana.

Água de Alho

O alho é um ótimo aliado para ajudar a manter a saúde cardiovascular em ótimo funcionamento, devido as suas propriedades antioxidantes que funcionam como protetor dos vasos sanguíneos, por isso seu consumo na alimentação é recomendável, além de claro proporcionar um sabor maravilhoso no preparo de refeições.

Mas em sua forma de água de alho é um excelente aliado para ajudar a controlar a pressão arterial, já que estimula a produção do ácido nítrico, que é uma substância com ação vasodilatadora que atua na melhora da circulação sanguínea e reduz a pressão no coração.

Modo de Preparo

Com apenas 1 dente de alho cru descascado e 100 ml de água, deixe o alho descansar dentro do copo com água por 6 a 8 horas, pode ser a noite enquanto dorme, já que deverá tomar essa água em jejum de manhã. Você pode preparar a água de alho com 1 litro de água e uma cabeça de alho, e assim ir tomando essa água ao longo do dia.

Chá de Folhas de Oliveira

As folhas de oliveira são indicadas como um dos melhores remédios naturais para pressão alta, pois possuem uma ação reguladora da pressão arterial através de seus polifenóis que conseguem abaixa-la e controla-la, sem o risco de causar hipotensão, mesmo se consumidas em excesso. Além do seu efeito regulador de pressão, provoca uma reação calmante que ajuda no controle da ansiedade constante.

Além do Chá, existe a opção do extrato das folhas de oliveira, que são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais em cápsulas e podem ser ingeridos em doses máximas de 500 mg, 2 vezes ao dia, sempre após as refeições.

Modo de Preparo do Chá

Com apenas 2 colheres de sopa de folhas de oliveira picadas e 500 ml de água fervente, deixe repousar de 5 a 10 minutos. Após esse período, coe e deixe esfriar. O ideal é beber de 3 a 4 xicaras por dia desse chá.

Chá de Hibisco

O hibisco é uma planta que vem sido comercializada e se tornando muito popular pela sua ação no processo de emagrecimento. Mas é pouco conhecida por suas demais eficácias, entre elas na redução da pressão arterial. Isso graças a sua composição de antocianinas, que são flavonoides que atuam na regularização da pressão alta. Para se obter um resultado mais satisfatório é indicado o uso de pétalas das flores de cores mais escuras, quanto mais escuras melhor o efeito, já que a quantidade de antocianinas é maior nessas pétalas.

Modo de Preparo

Em uma xícara de agua fervente, coloque de 1 a 2 gramas de pétalas de hibisco, abafe e aguarde até esfriar para que consiga tomar. Coe e beba 1 ou 2 vezes por dia, mantendo um intervalo médio de 8 horas entre as xícaras. O sabor do hibisco não é muito agradável, por isso caso não consiga consumir in natura, pode ser adicionado uma colher de mel ou adoçante do seu gosto.
Existem outras opções de receitas ou remédio natural para pressão alta, como chá de cavalinha, chá de mangaba, chá de valeriana e o suco de mirtilo. Cada uma da sua maneira de preparo, facilidade de consumo e acessibilidade no valor também. Veja qual se adequa ao seu bolso e a sua necessidade, além de claro ao sabor.

Foto: mohamed_hassan