Quando o relógio biológico começa a alertar que chegou a hora da família aumentar, é inevitável pensar que tudo irá acontecer rapidamente e que no próximo ciclo o positivo chegará. Mas infelizmente nem sempre é assim que acontece, e o sonho pode se tornar uma maçante viagem com tempo indeterminado para finalizar. Exames e mais exames, dicas, truques e tratamentos para quem quer engravidar serão indicados e dentro dessa lista de possibilidades, pode ser indicado o uso de remédio para engravidar.

Mesmo sendo uma indicação medica, precisamos entender dos seus benefícios assim como seus efeitos colaterais e tudo que pode acontecer no decorrer dos tratamentos de fertilidade. Lembrando que, todo e qualquer tipo de tratamento visando engravidar deve ter um acompanhamento médico, prevendo melhores indicações de métodos assim como as melhores formas de solucionar o seu quadro. Por isso, exames para verificação da fertilidade são essenciais, primeiramente para as mulheres e após um período de tentativas sem sucesso, solicitadas ao homem.

O que é Remédio Para Engravidar?

Remédios para engravidar são substâncias medicamentosas indicadas por ginecologistas ou médicos especializados em fertilidade humana, com o único foco de melhorar e potencializar a fertilidade do homem ou da mulher, em alguns casos do casal em conjunto. Normalmente são indicados após 1 ano de tentativas de forma natural e confirmada a dificuldade para engravidar.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

No caso das mulheres, o remédio para engravidar atua de forma estimulatória da ovulação, sendo os famosos indutores. Indicado em casos confirmados de que a mulher não consegue ovular naturalmente, mesmo apresentando trompas saudáveis. Por isso, é necessário realizar exames avaliatórios antecipadamente para confirmar as condições do sistema reprodutor. Em casos onde os ovários estão parando seu funcionamento, que é bem comum ocorrer com mulheres acima dos 42 anos de idade, os indutores não são recomendados. Os remédios de indução ovulatória podem ser realizados através da forma oral ou injetável.

No caso dos homens, os remédios para engravidar dependerão do tipo de problema encontrado após realização dos exames avaliatórios. Em alguns casos, como a varicocele o tratamento é uma pequena cirurgia de reparação dos vasos sanguíneos, mas nos demais, como descontroles hormonais o melhor método e remédio para engravidar é o de terapia hormonal. Mas no geral, a recomendação é através de vitaminas ou estimuladores para aumentar e fortalecer os espermatozoides, assim como melhorar sua mobilidade e seu tempo de vida, proporcionando um DNA mais forte.

Remédios Caseiros Para Engravidar

Para aqueles que não desejam utilizar métodos medicamentosos para ajudar a engravidar, existem as opções naturais ou remédios caseiros que prometem dar uma forcinha extra para a fertilidade feminina e masculina, vamos listar algumas dessas dicas:

  • Maca Peruana – Muito conhecida como estimulador sexual, promete aumentar o apetite sexual principalmente dos homens. Influencia na função hormonal e ajuda a equilibrar níveis de testosterona, progesterona e estrogênio, o que pode ser um auxiliar positivo para homens e mulheres que sofrem com descontroles hormonais e ainda precisam de uma ajudinha extra para melhorar a libido do casal.
  • Dente de Leão – O dente de leão é conhecido em sua forma de chá, para auxílio na fertilidade feminina. Seu consumo ajuda a aumentar a circulação do sangue, favorecendo a circulação do baixo ventre melhorando as condições ovulatórias.
  • Inhame – O inhame é um dos alimentos mais populares em todo Brasil, devido ao seu baixo custo e fácil acessibilidade. Além de altamente nutritivo, o inhame possui flavonoides ricos em estrogênio e por isso atua de forma regulatória dos níveis hormonais e que auxiliam na ovulação. Por isso, se consumido próximo a fase ovulatória, os óvulos são maiores e mais fortes que o normal. Também é conhecido pelo seu poder afrodisíaco por ajudar na libido do casal, por isso, pode ser consumido por ambos nessa finalidade. Para as mulheres que não conseguem consumir o inhame, existe a opção de cápsulas de inhame, com preço acessível e praticidade no consumo.
  • Vitex – O vitex, que através de suas folhas e flores são utilizados para fazer chá, possui efeito controlador dos sintomas da TPM, como sensibilidade dos seios e cólicas. É eficaz também na fase posterior a ovulação, fortalecendo a produção do endométrio, se preparando para uma gestação mais saudável. Também é indicado para mulheres que sofrem com ovários policísticos, auxiliando no tratamento.

Remédio Para Engravidar Indicados por Especialistas

Após listarmos algumas dicas de remédios naturais que são utilizados pelas tentantes, como forma de dar uma ajudinha extra para fertilidade, agora veremos os demais tratamentos, agora medicamentosos que são indicados sob orientação medica, após análise de diversos exames. Portanto, só podem ser utilizados caso seja recomendado ao seu caso em especifico.

Os remédios mais utilizados para ajudar a engravidar são o Clomid, Indux, Estradiol e o Gonadotropina. Medicamentos estes que podem ser utilizados tanto por mulheres como por homens, por isso podem ser receitados por ginecologistas ou por urologistas, em casos onde o casal já ultrapassa 1 ano de tentativas sem sucesso. Mas vale alertar, que nenhum medicamento que potencialize a fertilidade fará que a concepção ocorra rapidamente. Qualquer tratamento pode demorar meses ou até mesmo anos, para conseguir alcançar o positivo. Os tratamentos com base em medicamentos envolvem diversos fatores, como a resposta de cada organismo.

Qualquer um desses medicamentos só pode ser receitado após avaliação completa da fertilidade do casal, como exames de sangue, ultrassons, analise espermática e as condições do endométrio, que é essencial para que uma gestação ocorra de forma saudável. Todo um acompanhamento será realizado para visualização da resposta dos medicamentos utilizados. Em alguns casos, pode ser receitado somente vitaminas potencializadoras da fertilidade, como no caso a FamiFerti ou ViriFerti, que ajudam no fortalecimento dos óvulos e dos espermatozoides, aumentando a possibilidade de
engravidar mais rápido.

Se após realizar o tratamento completo indicado pelo especialista em fertilidade e não obter sucesso, outros métodos de fertilização podem ser utilizados, como fertilização in vitro ou inseminação artificial. Somente o médico poderá indicar o melhor procedimento para o caso do casal, portanto converse com seu médico sempre e busque o melhor tratamento.

Foto: Pixabay