Devo começar este texto dizendo que de nenhuma forma estimulamos o uso de medicação e de remédios para a menstruação descer sem orientação médica. Este artigo serve apenas para orientar quando a menstruação estiver bastante tempo sem aparecer, dando opções para a mulher que está preocupada com a ausência menstrual.

A menstruação é um incômodo para muitas mulheres. É terrível mensalmente receber a visita da miss red, seja por seu fluxo intenso ou mesmo por algum passeio que surge bem naqueles dias. Porém, quando a ausência dela acontece também é motivo para preocupações e inúmeros questionamentos. Será que é gravidez? Alguma doença? Será algum problema sério?

Entre as participantes da nossa pesquisa, 25% disseram já ter usado algum remédio para a menstruação descer, ou seja, não é um problema tão incomum assim. Existem alguns remédios que podem ajudar a menstruação a descer, como os à base de progesterona. E conforme também verificamos no estudo, 36% das participantes tomariam algum remédio para ajudar na menstruação. Principalmente as mulheres que têm dificuldade em menstruar, 51% delas.

A menstruação pode atrasar pelos mais diversos motivos1, como por exemplo alterações de tireoide, alteração de prolactina ou outras alterações hormonais que podem deixar o ciclo irregular. Para a menstruação acontecer reguladinha, é preciso que o corpo também esteja regulado, produzindo e liberando os hormônios necessários. E os mais diversos fatores podem atrapalhar estes hormônios, como estresse2, mudanças na rotina, uso de medicamentos e alguns problemas de saúde.

Menstruação Atrasada o que Fazer?

A primeira coisa a se fazer quando o atraso menstrual ultrapassar 5 dias é um teste de gravidez, caso a mulher tenha vida sexual ativa. Se quiser, você pode adquirir testes de gravidez de alta sensibilidade da marca Famivita. Após realizado o teste de gravidez e afastada esta possibilidade, o próximo passo é analisar se a menstruação atrasada é devido a alguma medicação que está interferindo nos hormônios corporais.

Remédios esses sempre à base de hormônios como anticoncepcional oral, injetável, implante, pílula do dia seguinte e tantos outros. Esse tipo de medicamento interfere diretamente no fluxo da mulher, podendo adiantar, causar escapes ou até ausência da menstruação.

Como os Remédios Para Menstruar Funcionam

Agora, com as primeiras hipóteses afastadas, é hora de verificar se é realmente necessário o uso de remédios para a menstruação descer. Se o atraso já chega a mais de 10 dias então é possível introduzir medicações hormonais para colaborar com o ciclo e ajudar a menstruação normalizar.

Métodos de Induzir a Menstruação

O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona3. A elevação proposital dos níveis de progesterona no organismo funciona como uma máscara, fazendo o organismo pensar que ovulou e estimulando a atividade do corpo lúteo. Como não houve gravidez, no entanto, quando a mulher deixar de ingerir a medicação os níveis hormonais irão cair drasticamente fazendo enfim, descer a menstruação por privação de hormônios. As marcas mais conhecidas à base de progesterona para esses fins são: Utrogestan, Provera, Duphaston, Crinone e outros.

Formas de Controlar o Ciclo Menstrual

A forma mais tranquila de induzir a menstruação via medicamentos e sem tantos sintomas é através dos óvulos vaginais. Por ocasionar uma baixa em sua eficácia, já que são mais suaves na composição, eles não são ingeridos via oral.

A aplicação via vaginal é um beneficio pois vai direto ao ponto, sem voltas no organismo e, portanto, sem necessidade de altas dosagem. O Utrogestan por exemplo, é indicado para mulheres adultas que precisam colocar a menstruação em dia. Gestantes também podem fazer uso sem maiores problemas, já que se trata de um medicamento à base de progesterona (hormônio bastante presente na gravidez).

Há também a opção natural do inhame, que contém uma substância que se assemelha ao hormônio estrogênio, podendo ajudar no equilíbrio hormonal, por isso, indica-se que mulheres que desejam regularizar seu ciclo naturalmente ou até mesmo engravidar, usem cápsulas de inhame do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia do período fértil.

Efeitos Colaterais

Já os medicamentos estritamente orais são mais fortes porém, tão eficientes como os de aplicação vaginal. Apesar de absorvidos de forma diferente, ainda têm o seu objetivo atingido igualmente aos outros. Vale destacar, que esses medicamentos orais podem trazer alguns sintomas como náuseas, tonturas, sensibilidade nas mamas, entre outros.

Qualquer mulher pode ingerir estes medicamentos, desde que não haja alergia à progesterona sintética. Mas a dosagem ideal deve ser decidida pelo médico, assim como a quantidade de dias de uso do medicamento.

Creme Hormonal

Há também a opção creme! Sim, creme é um medicamento em formato de creme para ser usado em contato com a pele, mais especificamente através da perna. Porém, o problema do creme é o preço nada amigável. Desta forma, os cremes hormonais acabam sendo mais recomendados no pós-procedimentos como fertilização e inseminação artificial, tanto pelo seu valor como pela sua composição com progesterona mais natural do que sintética.

Já para controlar seus ciclos existem diversas possibilidades, tanto anticoncepcionais como à base hormonal sem interferir na fertilidade, sendo o regulador hormonal um exemplo. Porém, como há organismos diferenciados, estudar o tipo de ciclo que tem e se é realmente necessário o uso de medicamentos para regular é algo que deve ser decidido por um especialista.

Lembre-se: seu médico é a pessoa indicada para sugerir qual desses medicamentos é o melhor para você! Converse com ele e livre-se da amenorreia!

Perguntas das Leitoras

Minha menstruação atrasa muito, devo me preocupar?

Menstruação muito irregular ou que atrasa com frequência não significa necessariamente um problema grave. No entanto, é um sinal claro de que algo não vai bem com seus hormônios. É uma boa ideia procurar orientação médica, pois pode ser sinal de doenças como a síndrome dos ovários policísticos.

Com que frequência posso usar esses medicamentos?

Estes medicamentos devem ser usados apenas em ocasiões específicas e sob orientação médica, não como um medicamento de uso contínuo. Se seus ciclos são irregulares ou você simplesmente não menstrua, é melhor consultar um médico para entender qual a causa desses problemas e realmente achar uma solução. Caso seja diagnosticado ovários policísticos não se desespere, tem tratamento!

Veja também: Menstruação Irregular – Como Ajudar o Ciclo a Voltar ao Normal