Devo começar este texto dizendo que de nenhuma forma estimulamos o uso de medicação e remédios para menstruação descer sem orientação médica. Este artigo serve para orientar quando a menstruação estiver bastante tempo sem aparecer e dá opções para a mulher que está preocupada com a ausência menstrual.

remedio para descer menstruacaoA menstruação é um incômodo para muitas mulheres, é terrível mensalmente receber a visita da miss red, seja por seu fluxo intenso ou mesmo por algum passeio que surge bem naqueles dias. Porém, quando a ausência dela acontece também é motivo para preocupações e inúmeros questionamentos. Será que é gravidez? Será doença? Será algum problema sério?

Menstruação Atrasada o que Fazer?

Em primeiro lugar, a primeira coisa a se fazer quando o atraso menstrual ultrapassar 5 dias, é um teste de gravidez caso a mulher tenha vida sexual ativa. Afastada a possibilidade de gravidez, o próximo passo é analisar se a menstruação atrasada  é devido alguma medicação que poderia interferir nos hormônios corporais. Remédios esses sempre à base de hormônios como anticoncepcional oral, injetável, implante, pílula do dia seguinte e tantos outros. Esse tipo de medicamento interfere diretamente no fluxo da mulher, pode adiantar, causar escapes ou ausência da menstruação.

Como os Remédios Para Menstruar Funcionam

Agora com as primeiras hipóteses afastadas, é hora de verificar se é realmente necessário o uso de remédios para menstruação descer. Se o atraso já chega a mais de 10 dias então é possível introduzir medicações hormonais para colaborar com o ciclo e ajudar a menstruação normalizar.

Métodos de Induzir a Menstruação

O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona. A elevação proposital dos níveis de progesterona no organismo funciona como uma máscara, assim o organismo vai pensar que ovulou, há atividade do corpo lúteo, mas não houve a gravidez quando a mulher deixar de ingerir a medicação. Assim, os níveis hormonais irão cair drasticamente fazendo enfim, descer a menstruação por privação de hormônios. As marcas mais conhecidas à base de progesterona para esses fins são: Ultrogestan, Provera, Farlutal, Duphaston, Crinone e outros.

Formas de Controlar o Ciclo Menstrual

A forma mais suave de induzir a menstruação por via de medicamentos e sem tantos sintomas são os ovos vaginais. Esses que não são necessários ser ingeridos por via oral, por ocasionar uma baixa em sua eficácia (são mais suaves pela sua composição).

A aplicação na vagina é ir direto ao ponto sem voltas no organismo e não necessitam de uma dosagem hormonal muito alta. O Ultrogestan por exemplo, é indicado para mulheres ou moças que não tem relações sexuais, mas que ainda assim precisam colocar a menstruação em dia. Gestantes também podem fazer uso sem maiores problemas, já que se trata de um medicamento à base de progesterona (hormônio bastante presente na gravidez).

Efeitos Colaterais

Já os medicamentos estritamente orais, são mais fortes e, porém, tão eficientes como os de aplicação vaginal. Apesar de ser absorvido de forma diferente, ainda tem o seu objetivo atingido igualmente os ovos, porém esses medicamentos orais podem trazer alguns sintomas como náuseas, tonturas, sensibilidade nas mamas e outros.

Porém vale lembrar que não são sintomas de gravidez, apenas lembram bastante por se tratar do mesmo hormônio presente no organismo. Qualquer mulher pode ingerir estes medicamentos, desde que não haja alergia à progesterona sintética. Mas a dosagem ideal, deve ser decidida pelo médico, também a quantidade de dias a serem ingeridos os medicamentos.

Creme Hormonal

Há também a opção creme! Sim, creme é um medicamento em formato de creme para ser usado em contato com a pele, mais especificamente através da perna. Porém o problema do creme é o preço nada amigável. O mais recomendado para o creme hormonal é pós-procedimentos como fertilização e inseminação artificial, tanto pelo seu valor como pela sua composição com progesterona mais natural do que sintética.

para controlar seus ciclos existem diversas possibilidades, tanto anticoncepcionais, como à base hormonal sem interferir na fertilidade, como é o caso do regulador hormonal. Porém, como há organismos diferenciados, estudar o tipo de ciclo que tem e se é realmente necessário uso de medicamentos para regular, deve ser decidido por um especialista.

Lembre-se: seu médico é a melhor pessoa indicada para sugerir qual desses medicamentos é o melhor para você! Converse com ele e livre-se a amenorreia!

Veja também: Menstruação Irregular – Como Ajudar o Ciclo a Voltar ao Normal

Fotos: amayzun