O natal vem aí e a necessidade de começar as compras se torna uma prioridade em muitas famílias. Claro, as crianças ficam pensando e desejando presentes e nem sempre quem vai presentear conseguem escolher ou mesmo na hora de comprar, se torna uma missão difícil. Há alguns aspectos a se levar em consideração como a vontade de quem ganha o presente e também de quem está comprando. Então essa pesquisa mostra um pouco do perfil atual tanto das crianças que estão escolhendo os presentes cada vez mais cedo, como pelo gosto dos pais na hora de comprar o tão esperado presente de natal. Como será o critério usado pelos pais para escolher o presente de natal ideal para a criançada?

A pesquisa feita aqui no blog dos 10 melhores presentes de Natal e respondida pelas leitoras sugeriu algumas opções de categorias que seriam ideais à ocasião para as mamães votarem, como roupas, brinquedos, eletrônicos e outros.

1-Qual a melhor categoria de presente de natal para crianças?

melhor categoria resultado

Também sugeri alguns itens que poderiam agradar mais as crianças e que seriam os campeões de vendas nessa época do ano e vimos que a preferência das mamães foi a bicicleta em primeiro lugar. Veja o resultado da preferência das mamãe para a pergunta:
2-Qual desses presentes de natal você considera o melhor para seu filho?

melhores presentes

Bom, como podemos observar há uma controvérsia na opinião das mamães se compararmos as duas enquetes, na primeira enquete vimos que a maioria gostaria ou vão presentear com brinquedos e na segunda pesquisa o os eletrônicos são também grande parte da fatia das intenções. Se somarmos os 14% de votos dos tablets e os 8% das intenções para jogos eletrônicos aliados aos 4% para celulares podemos ver que a preferência ainda sim seria os eletrônicos superando os 20% das intenções para bicicleta que teoricamente foi a mais votada.

A razão desse boom para equipamentos eletrônicos veio com a chegada dos mais modernos produtos e também com preços mais acessíveis no Brasil, aliadas as viagens feitas pelas famílias brasileiras ao exterior que estão mais frequentes e facilitadas tanto pela baixa do dólar nos últimos tempos, como pela facilidade ofertada pelas empresas.

De acordo com a pesquisa feita pelo instituto Nielsen nos Estados Unidos, constatou que a maioria das crianças de 6 a 13 anos querem mesmo ganhar produtos eletrônicos, são denominados diversos aparelhos entre eles Ipad, Xbox, Nintendo, Ipods e tantos outros que são febre entre a garotada. Já o instituto de pesquisa Fundação Manoel de Barros,  faculdade Anhanguera e a Fe comercio, fizeram uma pesquisa semelhante e também constatou que o objeto de desejo das crianças são os produtos eletrônicos e cada vez mais cedo. O comparativo entre uma pesquisa e outra leva a conclusão que realmente o que vejo na prática dentro da minha casa se reflete em várias outras famílias. O desejo por eletrônicos superou e muito ao desejo por brinquedos convencionais e vem aumentando a cada dia e cada vez mais cedo pelas crianças.

ipad 1

O vestuário que pode agradar a muitas mamães ficou em segundo lugar na pesquisa atual e também na pesquisa da Fundação Manoel de Barros. Com 25% da preferência na pesquisa, ela mostra que as roupas não deixaram de ser um bom presente, apenas são mais queridas pelas mamães que pelas crianças certamente. Aliadas as ao vestuário os brinquedos que podem proporcionar ainda mais saúde aos filhos como a bicicleta e os demais brinquedos pedagógicos e distrativos podem deixar de assumir o primeiro lugar em pouco tempo se levarmos em consideração que muitos pais e familiares atendem aos desejos das crianças na hora de comprar o presente de natal e também sabemos que especialmente no natal o valor desembolsado para a compra dos presentes aumentam e muito de um ano para o outro e de uma data como o dia das crianças por exemplo, onde gasta-se muito menos do que no natal.

Outro aspecto a se levar em consideração é a vontade do papai na hora de escolher o presente de natal para crianças. Muitas vezes a opinião de quem vai ganhar o presente é associada ao bolso na hora da compra, mas geralmente os papais sentem a necessidade de atender aos desejos do filho na hora da compra. Os itens que tem crescido em vendas perante essa situação são os consoles de jogos interativos como video games PSP, PS3, Nintendo, Xbox e outros. Mas também houve um crescimento na compra de motocas motorizadas, fruto de papais que podem gastar um pouco mais nesse presente que pode chegar a custar mais de R$ 1.000,00 e venhamos e convenhamos que o 13º salário ajuda muito nessas compras.

Claro que há uma preocupação dos pais a respeito, e vemos claramente que a preferência pela bicicleta ficou clara já que ela proporciona uma atividade física que ficou cada vez menor com o crescimento do mercado eletrônico e os preços mais acessíveis, ainda sim as mamães tentam levar brinquedos lúdicos e que proporcionem uma saúde física para dentro de casa. Lembrando que a importância além da tecnologia, o brinquedo eletrônico como o tablet pode agregar um valor didático muito alto se for usado para o fim de educar a criança, com jogos educativos disponíveis em nas duas plataformas que predominam os sistemas de tablets, o Android e o IOS.

A preocupação com a falta de brincadeiras externas e ao ar livre com brinquedos tradicionais também é um fator que levou a esse resultado. Bem diferente do resultado que se apresentou na pesquisa de intenção com as crianças. Já os pequenininhos desejam os brinquedos mais coloridos como massinhas Play Doo e bonequinhas realistas, que também contém tecnologia. São bonecas que comem papinha e fazer caquinha de verdade. Coincidência? Não, a mídia tem uma força muito grande e o impacto que causa com os seus comerciais e a frequência em que eles aparecem na TV se tornam irresistíveis.

Enfim, podemos concluir que realmente a tentativa dos pais de introduzir formas da época em que éramos crianças na vida dos filhos podem encontrar uma certa resistência mostrada pela pesquisa de intenção para os presentes de natal. Independente do que seu filho escolha e do que seu bolso possa pagar, é hora de parar e analisar todas as possibilidades, e se entrarem em um acordo o natal será um sucesso!
Boas compras!

Veja também: Os 10 Melhores presentes de Natal para Crianças

Foto: Apple, Kasia