A gravidez é um momento de muitas mudanças, descobertas e alguns incômodos também. Um dos principais é o inchaço muito comum principalmente no terceiro trimestre. O inchaço pode acontecer por diversas causas, mas a principal é a retenção de líquido.

A retenção de líquido na gravidez é um dos desconfortos mais comuns e típicos da fase gestacional. O aumento de peso, e claro a sobrecarga sobre as pernas, além da pressão que sobe sobre as veias, acaba dificultando muito a circulação do corpo da grávida.

Mesmo sendo um dos sintomas considerados comuns da gestação, é possível evitar ou amenizar os desconfortos da retenção de líquido na gravidez. Alguns cuidados na rotina podem fazer com que os sintomas sejam reduzidos ou simplesmente não ocorram.

Como Evitar a Retenção de Líquido na Gravidez

  • Ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais;
  • Beber no mínimo 3 litros de água por dia;
  • Praticar alguma atividade física;
  • Diminua o consumo do café, chá mate, guaraná, refrigerantes e chocolate e entre outros alimentos que levam a desidratação e fazendo que o corpo retenha liquido.
  • Evite ficar por longas horas na mesma posição.

A retenção de líquido na gravidez é evidenciada pelo inchaço, é um sintoma normal da gestação e não é motivo para se preocupar ou se desesperar. Tomando os cuidados necessários é possível controlar os sintomas e ter uma gestação com mínimos incômodos.

O uso do potássio ajuda bastante também a regular nosso organismo, por isso aumente o consumo de verduras e frutas, em especial de alimentos como o tomate, espinafre, frutos, cogumelos secos sem sal e legumes que são ricos em potássio e ajudarão a manter o controle.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Como Reduzir o Inchaço na Gravidez

Como todos sabemos, as mudanças são inevitáveis durante a gravidez. Algumas bem incomodas e que duram até o dia do parto, como é o caso do inchaço na gravidez. Mas será que existe alguma forma de reduzir o inchaço neste período?

E a resposta é sim! Existem maneiras de reduzir e controlar o inchaço na gravidez. Um dos primeiros passos é controlar o ganho de peso durante a fase gestacional. Isso também está incluso no cuidado com o que se alimenta nesta fase, como evitar alimentos ricos em sódio.

Aumentar os intervalos para descansar é um bom caminho também, mas também não exagerar no tempo sentada ou deitada. Sempre faça pausas com as pernas elevadas ou até usar meias elásticas indicadas pelo médico para ativar a circulação.

Roupas Apertadas

Outro fator importante para evitar os inchaços na gravidez é não utilizar roupas muito justas ou apertadas. Opte por roupas mais folgadas, de tecidos mais confortáveis como algodão e que te deixe o mais à vontade possível, como os vestidos.

Uma dica valiosa para reduzir o inchaço na gravidez e ainda colaborar para uma ótima noite de sono da gestante é utilizar travesseiros para elevar as pernas. Termine o seu dia com um banho relaxante, coloque uma roupa confortável e deite-se de maneira que as pernas fiquem elevadas.

Alimentação

Procure ter uma alimentação equilibrada e saudável. Abuse de verduras, legumes e frutas, e evite alimentos congelados, fast food, enlatados e alimentos com conservantes. Embutidos e todo alimento que contém grande teor de sal ajudam a aumentar os inchaços na gravidez.

Beba bastante água ao longo do dia. O ideal é que seja ingerido em torno de 2 a 3 litros de agua ao longo do dia. Além de hidratar, você estará ajudando o seu corpo eliminar todas as impurezas e líquidos do seu organismo, ajudando o funcionamento dos rins.

Fazer exercícios físicos regularmente, caminhar ou até mesmo fazer esportes como natação e hidroginástica podem ajudar bastante durante a fase gestacional. Se manter ativa, faz com que a circulação sanguínea funcione corretamente evitando os inchaços tão incômodos.

Se tiver condições, existem as opções em clinicas estéticas que oferecem uma grande ajuda, como a drenagem linfática pelo menos 1 vez na semana. Mas nunca esqueça de procurar profissionais aptos a atendimento com gestantes.

Veja Também: Pés Inchados no Início da Gravidez – É normal?
Foto: DanielReche