Quando falamos em alergias respiratórias, a rinite e a sinusite são rapidamente lembradas. Isso não ocorre por acaso. Estima-se que 30% dos adultos no Brasil sofram com essas condições, o que é um número bastante elevado. Porém, é importante saber que rinite e sinusite não são a mesma coisa. Mas então qual é a diferença entre esses dois tipos de alergias? Para respondermos isso, é preciso primeiramente entendermos o que elas são, quais são suas causas, w sintomas. Dessa maneira, você aprende a diferenciar as duas coisas e saber exatamente quais os tratamentos necessários para cada caso. Continue lendo para entender mais sobre o assunto!

O que é Rinite?

Antes de mais nada, é importante que você saiba o que é a rinite, quais são suas causas, sintomas e tipos de tratamento. A rinite é um dos tipos mais conhecidos de alergia respiratória e é caracterizada principalmente pela inflamação da mucosa nasal, o que faz com que uma pessoa tenha crises de espirro, nariz entupido, entre diversos outros sintomas que ainda iremos abordar aqui.

Causas da Rinite

A rinite pode ser fruto ou consequência de uma infecção viral, mas quando falamos da alérgica, ela normalmente é desencadeada por fatores que estão no ambiente em que uma pessoa vive, como pelos de animais, pólen, excesso de pó e até mesmo alguns tipos de ervas.

Esse tipo de rinite pode se manifestar apenas em alguns períodos, como na primavera por conta do excesso de pólen, ou também durante todo o ano, principalmente em pessoas que vivem em cidades grandes e que têm contato com poluição frequentemente.

Sintomas da Rinite

Alguns dos principais sintomas apresentados pela rinite alérgica são:

  • Coriza
  • Crises de espirro constantes
  • Nariz entupido
  • Nariz escorrendo
  • Olhos inchados e vermelhos
  • Coceira no nariz

Esses sintomas, apesar de não serem graves o suficiente para que se desencadeie problemas ainda maiores, podem prejudicar e diminuir a qualidade de vida de uma pessoa. É muito comum, principalmente em crianças e adolescentes, que se tenha dificuldades para dormir por conta do incômodo que se tem no nariz e dos constantes espirros. Isso acaba afetando diretamente seu rendimento no dia a dia e até mesmo nos estudos ou no trabalho. Por isso, tratar da rinite alérgica é sempre importante.

Tratamentos da Rinite

Assim como ocorre com a maioria dos tipos de alergia existentes, a maior arma contra a rinite é a prevenção. Para isso, é necessário conhecer o agente causador da alergia e evitar ao máximo o contato com ele. Dessa maneira, as crises tendem a diminuir e a pessoa que possui a rinite alérgica consegue viver de maneira melhor.

Para aliviar os sintomas, um médico pode receitar anti-histamínicos ou corticoides. Vacinas antialérgicas podem também funcionar em alguns casos. Porém, é necessário que se faça uma série de exames para que seu médico tenha certeza de que esse tipo de tratamento realmente tenha efeitos positivos.

O que é Sinusite?

Para que você entenda melhor a diferença entre esses dois tipos de alergia, vamos também falar sobe o que é a sinusite, assim como suas principais causas, sintomas e tratamentos. A sinusite é um tipo de alergia caracterizada por uma inflamação nos seios da face, uma região localizada embaixo dos olhos e em volta do nariz.

A sinusite pode causar diversos sintomas como o nariz entupido e também dores de cabeça e em diversas regiões do rosto, que podem ser bastante incômodos e também prejudiciais para a qualidade de vida da pessoa que possui essa condição.

Causas da Sinusite

Assim como ocorre com outros tipos de alergia, a sinusite alérgica provém da hipersensibilidade do seu corpo a um determinado agente externo. Alguns dos principais causadores da sinusite são produtos químicos, pólen de flores e até mesmo determinados tipos de perfumes. Vale ressaltar também que a sinusite, assim como a rinite, pode atingir pessoas de qualquer idade.

Sintomas da Sinusite

Alguns dos principais sintomas da sinusite são:

  • Sensação de pressão na região da face
  • Redução do olfato e, em alguns casos, até mesmo a perda do olfato
  • Dores de cabeça localizadas no centro da testa
  • Nariz entupido
  • Dor de ouvido
  • Náuseas
  • Fadiga

Há também casos em que uma pessoa possui tanto a rinite quando a sinusite, o que pode unir os sintomas desses dois tipos de alergia e ser algo realmente incômodo. Especialmente nesses casos, procurar um tratamento o mais rápido possível é de extrema importância.

Tratamentos da Sinusite

Assim como também ocorre com a rinite, é importante que o agente causador da sinusite alérgica seja localizado e que o contato com ele seja evitado ao máximo. Para que os sintomas sejam aliviados, um médico pode também receitar anti-histamínicos ou corticoides.

Um médico pode também indicar um tratamento com medicamentos que podem fazer com que a sinusite cesse. Em casos mais graves e em que o tratamento não tenha os efeitos desejados, um médico pode recorrer a um processo cirúrgico.

moça gripada

Afinal, qual a diferença entre Rinite e Sinusite?

Agora que você já conheceu com mais profundidade o que é a rinite e o que é a sinusite, fica muito mais fácil de perceber as principais diferenças entre esses dois tipos de alergia respiratória. Enquanto uma tem a ver com a inflamação da mucosa nasal, a outra tem a ver com uma inflamação que ocorre na região em volta do nariz.

E apesar de alguns sintomas serem parecidos, como o nariz entupido, são dois tipos de alergias diferentes e precisam ser encarados de tal forma para que você possa se tratar da maneira correta, já que os agentes causadores dessas alergias também são diferentes.

Entender as diferenças entre rinite e sinusite é sempre importante para que entendamos também como tratar esses dois tipos de alergia diferentes. É muito importante ressaltar que ter rinite não faz com que você não possa ter sinusite ou vice-versa. Porém, o tratamento de cada uma dessas alergias é feito de maneira diferente, por isso mesmo que você sofra com as duas condições, ainda precisa saber melhor sobre cada uma delas. Cuidar melhor de si mesmo é garantir uma vida melhor para você e com menos problemas de saúde!