Dentre os vários cuidados necessários para garantir o desenvolvimento pleno e saudável dos bebês e crianças, a qualidade do sono e a necessidade de criar uma rotina do sono estão no topo.

Os bebês recém-nascidos dormem muito e o esperado é que durmam por até 18 horas de cada 24 em suas primeiras semanas, mas eles não dormem direto. Geralmente os bebês recém-nascidos acordam a cada três horas para se alimentar, tanto de dia quanto de noite. Isso significa que as mamães devem se preparar para algumas noites sem dormir, especialmente no início1.

Bebês recém-nascidos dormem por cerca de 18 horas nas primeiras semanas de vida

Os ciclos de sono do bebê são muito mais curtos do que os dos adultos. A maior parte do tempo ele permanece no sono R.E.M. (Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos), que é um sono leve e facilmente perturbado2. Isso é necessário para as mudanças que estão ocorrendo em seu cérebro.

Entre seis e oito semanas, o bebê provavelmente dormirá por períodos mais curtos durante o dia e, durante a noite, por períodos mais longos. Mas ainda acordará para se alimentar durante a noite. Será um sono mais profundo e tranquilo.

Veja a tabela abaixo:

Idade Total de Sono Tempo acordado Horário de ir para a cama Observações
Recém-nascido Recém-nascido Varia muito Não tem Os recém-nascidos precisam comer com frequência e acordarão o tempo todo para se alimentar. Então, uma rotina fixa de sono é sem sentido nessa idade. Observe atentamente os indícios de sono do bebê e o coloque para dormir aos primeiros sinais de cansaço.
1-4 meses 14-15 horas De 1 a 2 meses varia muito. De 3 a 4 meses cerca de 1 a 2 horas entre cochilos Das 20h às 23h Quando o bebê estiver com cerca de 3 a 4 meses, coloque-o para dormir um pouco mais tarde. Aproveite para se deitar no mesmo horário que ele. Nessa fase eles dormem por um período mais longo. Descanse junto e ambos acordarão mais dispostos.
4-8 meses 14-15 horas O tempo médio acordado é de 2 a 3 horas Das 18h30 às 20h A maioria dos bebês criam uma rotina de sono com cerca de 6 meses. Soninhos regulares começam a ser constantes nessa fase (4 soninhos no começo, e depois diminuem gradualmente para 3). Para evitar o cansaço, use a rotina do sono mais cedo durante a transição de 4 soninhos para 3.
8-10 meses 12-15 horas O tempo médio acordado é cerca de 3 horas Das 19h às 20h30h A maioria dos bebês tiram 2 soninhos nessa idade.
10-15 meses 12-14 horas O tempo médio acordado é de 3 a 4 horas Das 19h às 20h30h Continue com 2 soninhos, se possível. A maioria dos bebês não está preparada para a transição para apenas um soninho até 15-18 meses. Se o bebê diminuir para um soninho naturalmente, use a hora de dormir mais cedo para compensar o sono perdido.
15 meses a 3 anos 12-14 horas O tempo médio acordado é cerca de 5 horas Das 19h30 às 21h A criança passará pela transição de apenas um soninho da tarde quando atingir os 18 meses. Esse soninho deve ter cerca de 2 a 2,5 horas de duração. Use a hora de dormir mais cedo durante a transição de 2 soninhos para 1. Aos 2 anos de idade, é recomendado usar às 20h como a primeira hora de dormir. A hora de dormir às 19h30 é mais apropriada para crianças mais novas.
3-5 anos 11-13 horas O tempo médio acordado é cerca de 12 horas. Se a criança está em fase pré-escolar já não dorme durante o dia Das 20h às 21h30h A maioria das crianças desistiu do soninho da tarde nesta fase. Tente modificar o horário de dormir para que seja possível um sono de aproximadamente 12 horas, para as crianças que já não dormem. Use a hora de dormir mais tarde para crianças que ainda estão evitando o soninho da tarde.

* O tempo médio acordado refere-se à quantidade de tempo que seu bebê ou criança pode ficar confortavelmente acordado durante o dia, entre os soninhos.

Por que bebês precisam de uma rotina do sono?

Assim como acontece com adultos, os bebês precisam de uma rotina do sono para relaxar. É difícil para alguém adormecer após um dia agitado sem algum tempo para se acalmar. Começar um ritual na hora de dormir enquanto o pequeno ainda é um bebê não só tornará a rotina do sono mais fácil, como também ajudará enquanto o bebê transita para a infância3.

Benefícios da rotina do sono

O bebê ficará mais relaxado se souber o que vem depois. Quanto mais relaxado ele estiver, mais provável que vá dormir sem grandes esforços. Faça uma rotina do sono da melhor maneira possível, mesmo quando não estiver em casa. Isso torna mais fácil estabelecer um sono tranquilo em ambientes desconhecidos.

Como Criar uma Rotina do Sono

O bebê pode desenvolver bons hábitos de sono desde as seis semanas de nascimento. Este é o ponto em que ele começa a desenvolver seus ritmos naturais ao longo do dia. É o processo que ajuda a regular seu ciclo de sono e o tempo acordado.

O ideal é que se estabeleça uma rotina do sono a partir da 6ª até a 8ª semana após o nascimento, e vá ajustando à medida que o bebê for crescendo. A partir do momento que ele começa a crescer e entender a rotina, explique o porquê das mudanças. Por exemplo: “Nós vamos nos levantar muito cedo amanhã para uma viagem, então você tem que ir dormir mais cedo esta noite”.

Reconheça os sinais de Cansaço do Bebê

Durante as primeiras 6 a 8 semanas de vida, o bebê provavelmente não ficará acordado por mais de duas horas. Caso isso ocorra, ele ficará muito cansado e irritado, o que prejudica a hora do descanso. Durante os primeiros três meses do bebê, os sinais de que ele está com sono são visíveis, basta ficar atenta. São eles:

  • Esfregar os olhos
  • Puxar a orelha com a mão
  • Dar piscadas longas
  • Chorar ou choramingar
  • Olhar fixamente para um ponto
  • Bocejar e espreguiçar
  • Perder o interesse pelas pessoas ou pelos brinquedos
  • Ficar quieto

Ele também pode afastar o rosto de objetos ou pessoas em movimento, ou enterrar o rosto no seio da mãe. Se perceber estes ou quaisquer outros sinais de sonolência, tente colocar o bebê no berço. Não se preocupe, daqui um tempo será mais fácil reconhecer os ritmos e padrões diários do bebê, e as pistas que ele deixa significam que está pronto para tirar um soninho.

Mostre ao bebê a diferença entre a noite e o dia

A partir da segunda semana de nascimento, é possível começar a mostrar para o bebê a diferença entre a noite e o dia. Durante o dia, enquanto ele está alerta:

  • Troque as roupas do bebê quando ele acordar. Isso irá ajudá-lo a entender que é o começo de um novo dia.
  • Converse e interaja o máximo que puder.
  • Cante enquanto o alimenta.
  • Mantenha a casa e o quarto do bebê arejados e bem iluminados com a luz do sol.
  • Deixe-o ouvir os ruídos diários, como o rádio ou a máquina de lavar roupa.

À noite:

  • Dê-lhe um banho morno.
  • Vista o pijama para marcar o início da sua rotina do sono e mostre-lhe que é o fim do dia.
  • Tente não falar com ele enquanto o alimenta.
  • Mantenha as luzes e os ruídos baixos.

Isso deve ajudá-lo a começar a entender que a noite é para dormir.

Dê ao seu bebê a chance de adormecer sozinho

Quando o bebê tem cerca de três meses de idade, ele já pode adormecer sozinho. Claro, não significa que fará isso. A hora de dormir é muitas vezes assustadora para o bebê porque ele está separado das pessoas que mais ama, seus pais. Isso pode fazer com que a ansiedade seja um problema na rotina do sono.

Para encorajar o bebê a se encaixar na rotina do sono, reserve de 10 a 30 minutos. Então você terá tempo para passar pela sequência antes da hora de dormir. Para os bebês, especialmente, é melhor criar uma rotina simples: banho, fralda, amamentação em um ambiente com meia luz e música baixinha.

Mais tarde poderá fazer algo especial com a criança: ler um livro, fazer carinho em suas costas ou cantar uma canção de ninar. As atividades para dormir devem ocorrer em seu quarto. É importante ensinar a criança que o quarto é um lugar agradável para ficar, não apenas onde ele é “banido” na hora de dormir. Assim, a rotina do sono deve começar ali, não no sofá ou no quarto dos pais, assim a criança saberá que o quarto é onde ela vai dormir. Mas esteja preparada para repetir a mesma rotina toda vez que ela acordar à noite.

Identificar pontos do problema

À medida que a criança vai crescendo, é provável que os pais experimentem alguns problemas que acompanham a hora de dormir. Toda criança tem o seu bloqueio quando se trata da rotina do sono: seja para ficar mais tempo vendo TV, não querer escovar os dentes ou reclamar sobre o pijama.

A melhor maneira de lidar com esses problemas é simplesmente saber que eles estão vindo. Ao saber disso, os pais podem contorná-los com ideias divertidas e assim achar uma maneira de fazer as crianças entenderem de maneira suave que a rotina do sono deve ser cumprida.

Dicas Para Fazer a Rotina de Sono

Hora certa

A rotina do sono deve começar aproximadamente na mesma hora em todas as noites. Não precisa ser no mesmo minuto, mas se certifique de que esteja fazendo a rotina do sono próximo ao mesmo horário da noite anterior. Afinal, só será “rotina” se for consistente sempre!

Banho

Para muitos bebês, a rotina do sono começa com um bom banho morno. Porém, não deve ser aquele banho que superestimula, com cantoria no chuveiro, espirrando água ou cheios de brinquedos na banheira. Deve ser um banho calmo e, se possível, com uma música baixinha.

Massagem

Uma massagem relaxante é ideal para o bebê após o banho. Massageie suavemente os braços e as pernas, usando um hidratante ou óleo para bebê, aquecido primeiro na palma das mãos. Use movimentos longos e firmes e cante uma canção de ninar.

Uma história

Uma história para dormir pode ajudar o bebê a se acalmar e se preparar para o sono. Além disso, estimula o amor pelos livros desde uma idade bem nova. A partir dos três meses de idade, os bebês apreciarão ouvir uma história simples antes de dormir.

Leite

Dê ao seu bebê uma última alimentação antes que durma, então ele estará com a barriguinha bem cheia para dormir à noite toda (ou o máximo possível). Tente mantê-lo acordado por um tempo depois de alimentá-lo e antes de colocá-lo na cama, por exemplo, cantando uma música ou dando-lhe um beijo de boa noite. Se dormir imediatamente, o bebê pode associar o leite ao sono e pensar que, toda vez que acordar durante a noite, tem que se alimentar novamente, mesmo que não esteja com fome.

Ambiente do sono

Certifique-se de que o quarto é escuro e silencioso, e o nível de ruído na casa é baixo. Se a criança não gosta do quarto totalmente escuro, acenda uma pequena luz noturna ou deixe a luz do corredor acesa e a porta do quarto semiaberta.

Objeto de segurança

A hora de dormir significa separação, e isso pode ser mais fácil para as crianças se elas ativerem um objeto pessoal, como uma boneca, um ursinho de pelúcia ou um cobertor. Um objeto pode proporcionar uma sensação de segurança e controle que conforta e tranquiliza a criança antes de adormecer.

Um objeto pode proporcionar uma sensação de segurança e controle que conforta e tranquiliza a criança antes de adormecer.

Medo do escuro

Muitas crianças, quando estão crescendo, sentem medo do escuro. Os psicólogos acham que isso pode ser porque a mãe desliga a luz quando sai do quarto. Então, a escuridão é associada ao sentimento de abandono.

Para evitar isso, os pais podem desligar a luz antes de sair do quarto e ficar um pouco até que a criança fique sonolenta, ou criar um ambiente que faça com que o escuro se torne um lugar mais amigável. Muitos problemas de sono podem ser evitados criando associações positivas com o escuro.

O que fazer quando a rotina do sono muda?

Invariavelmente, em alguma fase da vida do bebê ou da criança, existirão fatores que alterarão significativamente a rotina do sono. Alguns desses fatores podem ser:

  • Uma mudança de ambiente
  • Doença
  • Dentição
  • Ansiedade de separação
  • Um bebê novo na família

Em momentos como esses, os pais podem simplesmente ter que aceitar que a rotina do sono foi por água a baixo e tomar medidas para restabelecê-la. A boa notícia é que, se já houve uma rotina sólida antes, é provável que eles consigam rapidamente voltar aos eixos.

Seja flexível

Apesar da consistência da rotina do sono ser fundamental, ela não deve ser tão rígida. Um ritual muito severo provavelmente não durará por muito tempo, porque, à medida que o bebê cresce, suas necessidades também mudam, assim como seus gostos e desgostos.

Os pais notarão que a rotina do sono do bebê que funcionou na semana passada não o acalmará para dormir esta semana. Aqueles banhos noturnos que costumavam ser tão calmantes, por exemplo, de repente poderão tornar-se um tempo de brincadeira e hiperatividade. Então será preciso trocar o horário do banho e tentar outra técnica que trará um bom resultado antes de dormir.

Seja paciente e persistente à medida que seu filho aprende sua rotina do sono. Ele se tornará mais tranquilo e a rotina será eficiente.

Existe alguma desvantagem nas rotinas do sono?

Alguns pais acham que as rotinas não se adequam à vida familiar. Que podem lidar com horários sem precisar organizar um tempo para isso. A principal desvantagem é que a natureza repetitiva de uma rotina do sono pode se tornar tediosa.

Mas lembre-se, uma vez que seu filho dormiu na hora certa, provavelmente sobrará tempo para tomar aquele banho relaxante, se esparramar no sofá e ver aquele programa favorito com tranquilidade.

Veja Também: Devo me Preocupar Com o Sono do Bebê?

Fotos: Max Pixel