No início da gravidez, algumas estruturas são criadas. Elas não fazem parte do corpo do embrião, mas estão ali para auxiliá-lo em suas funções vitais. Assim é o saco vitelínico, junto com as demais estruturas criam condições para o bebê se desenvolver.

O que é o Saco Vitelínico?

O saco vitelínico ou vitelino é o primeiro elemento observado no saco gestacional durante a gravidez, geralmente, a partir do 3º dia de gestação. Não funciona por muito tempo, cerca de três meses, mas é de grande importância para o desenvolvimento do feto.

Grande parte dele será incorporado ao intestino primordial a partir da 4ª semana de gestação. É por isso que o tamanho do saco vitelínico nas primeiras seis semanas após a fertilização do óvulo é muito maior que o tamanho da cavidade amniótica, juntamente com o embrião emergente.

Por que é Preciso um Saco Vitelínico?

Cada estágio da gravidez tem características que são um indicador bastante confiável de que a gravidez é saudável e se desenvolve como deveria.Nos primeiros estágios de desenvolvimento, quando o embrião é formado, somente o saco vitelínico desempenha uma variedade de funções, sem as quais o desenvolvimento normal do bebê seria impossível.

Funções do Saco Vitelínico

  • O saco vitelínico funciona para fornecer alimento ao embrião durante os estágios iniciais até a placenta assumir, o que acontece por volta da 8ª semana de gestação. Ele também atua como um sistema que permite que o sangue e os nutrientes circulem por todo o embrião, chamado sistema circulatório.
  • A partir do 18º dia do início de uma nova vida no saco vitelínico, formam-se os primeiros glóbulos vermelhos embrionários (eritoblastos) e começam a crescer os capilares, após o que se formou todo o sistema circulatório fetal.
  • A partir do 28º dia, as paredes do saco vitelínico produzem as primeiras células germinativas, que mais tarde se moverão para as gônadas embrionárias. É importante dizer que, neste momento, os óvulos de uma futura garota são formados. Se, neste momento, a mãe sofreu ou sofre estresse severo – a formação de óvulos ocorrerá incorretamente e, no futuro, uma mulher adulta poderá sofrer de infertilidade.
  • Até a 6ª semana, o saco vitelínico desempenha o papel de “fígado primário” e produz proteínas que são muito importantes para o desenvolvimento do embrião, como a alfafetoproteína.

O saco vitelínico também está ativamente envolvido em processos metabólicos, a formação de imunidade e reabastece as descargas do feto.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

É Possível ver o Saco Vitelínico no Ultrassom?

No ultrassom, o saco vitelínico é visível da 5ª à 12ª semana de gravidez. Caso o médico não veja o saco vitelínico, essa condição é considerada desfavorável, pois pode ser um sinal de que a gravidez pode parar de evoluir a qualquer momento. Também o desaparecimento prematuro do saco vitelino é um sinal desfavorável.

Normalmente, o saco vitelino deve ter as dimensões:

  • menos de 5,5 mm a 5-10 semanas;
  • mais de 2 mm às 8-12 semanas.

Isso ocorre porque o diâmetro do saco vitelínico aumenta exponencialmente entre a 5ª e a 11ª semanas de gestação, decrescendo logo após, em concordância com o crescimento do feto.

No final do primeiro trimestre, o feto é totalmente formado e passa pelo tipo circulatório placentário. O saco vitelínico torna-se redundante e é reduzido, ou seja, diminui ao ponto de não ser mais visto no ultrassom.

Até o final da gravidez permanece na forma de um corpo pequeno, um pouco oval, cujo diâmetro varia de 1 mm a 5 mm na base do cordão umbilical. Se o saco vitelínico for reduzido antes que do tempo certo, isto é, quando todos os órgãos do feto ainda não foram formados, a gravidez não se desenvolverá da maneira correta.

O embrião não será capaz de evoluir para um novo estágio de desenvolvimento, e não se tornará um feto. Isso é o que muitas vezes leva a uma gravidez não viável e ao aborto espontâneo.

O Que Acontece se o Saco Vitelínico Não For Visível?

Se o saco vitelínico não estiver visível entre a 5ª à 11ª semana de gestação, há várias hipóteses que podem ser levadas em consideração:

  • Erro de cálculo da concepção – Talvez a gravidez não tenha sido devidamente identificada e tenha menos de 6 semanas (até 6 semanas normalmente o saco vitelínico não está visível).
  • O ultrassom pode determinar os batimentos cardíacos do embrião (7 semanas) e o embrião é visível. Porém se nenhum saco vitelino após 7 semanas for visualizado pode resultar em interrupção da gravidez.
  • Prognóstico desfavorável – A mulher deverá se submeter a um novo ultrassom, de preferência de forma transvaginal com o dispositivo de alta resolução, para verificar a presença ou ausência de saco vitelínico.
  • Após a 12ª semana, normalmente, se o saco vitelínico não for identificado, significa que o feto começou a receber nutrientes através da placenta.

O Que São Anexos Embrionários?

Assim como o saco vitelínico, os anexos embrionários são estruturas provisórias que são criadas para dar condições do bebê se desenvolver de maneira correta, durante seu período dentro da barriga.
São eles:

  • Saco vitelínico;
  • Bolsa amniótica ou o âmnio;
  • Alantoide;
  • Córion e
  • Placenta.

O Que Significa Saco Gestacional Irregular?

Durante o primeiro trimestre, um dos itens de verificação do saco gestacional é o seu contorno, pois no caso de formato irregular, o risco de descolamento do saco e aborto é maior.

Nesses casos, a gestante deverá permanecer em repouso e fazer uso de medicamentos prescritos pelo médico, para que o saco gestacional volte ao normal e a gestação se desenvolva corretamente.

Veja Também: Descolamento do Saco Gestacional – Como Detectar e Tratar
Fotos: lunar caustic