Você sabia que, desde o útero da mãe, já carregamos conosco toda a quantidade de óvulos que serão amadurecidos e liberados ao longo de toda a nossa vida? Sim, impressionante, não é mesmo? Por isso, a cada ano que passa, a probabilidade de se ficar grávida diminui, pois o estoque de óvulos vai diminuindo e a qualidade deles também.

A partir dos 25 anos de idade, a taxa de fertilidade feminina costuma cair 20% ao mês e, após os 40 anos de idade, a chance de engravidar fica em torno de 1% ao mês. A maioria dos estudos científicos aponta que o período ideal em que a mulher pode engravidar é entre os 20 e 30 anos de idade, sendo que a partir dos 35 anos de idade, os óvulos entram em processo de envelhecimento, o que vai tornando cada vez mais difícil o alcance do sonho da maternidade.

Tem sido cada vez mais comum, principalmente entre celebridades nacionais e internacionais, a gestação após os 40 anos de idade. Isso porque muitas mulheres optam pela carreira e por uma ascensão financeira antes da realização do sonho da maternidade.

Quando Engravidar Fica Mais Difícil

Depois dos 25 anos de idade, as taxas de fertilidade naturalmente caem a cada mês e, após os 35 anos, torna-se mais difícil para a mulher conseguir alcançar o objetivo da maternidade. Então, a gestação é considerada de risco, mas cada caso dependerá da saúde da mulher, do estilo de vida adotado e do acompanhamento médico recebido. Alinhado a isso, uma boa recomendação é a ingestão de vitaminas apropriadas para a fertilidade, como é o caso da FamiFerti, que além de suprir as necessidades vitamínicas do corpo feminino, estimulam e fortalecem o útero e óvulos, melhorando as possibilidades de se engravidar mais rapidamente. Você pode conhecer mais sobre a FamiFerti aqui neste link.

Um dos fatores que determina que a idade máxima para engravidar seja até os 35 anos de idade é que, após esse período, alguns problemas de saúde podem surgir e prejudicar a saúde da mulher e da criança durante a gestação, como diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, entre outros.

Idade Fértil Ideal e Problemas para Fertilidade

Acredita-se que o pico da fertilidade esteja entre os 20 e 24 anos de idade. A partir dos 35 anos de idade, engravidar pode se tornar mais complicado e levar mais tempo, mas após os 40 anos de idade, torna-se muito mais complicado uma gestação natural sem quaisquer tratamentos.

Apesar de a idade fértil para engravidar estar entre os 20 e 30 anos de idade, pode haver problemas de fertilidade por algum fator de saúde, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos e endometriose. Aliás, por falar em síndrome dos ovários policísticos, é importante citar que, mesmo com esta condição, é possível sim engravidar, basta tratar. E pensando nisso, a empresa Famivita desenvolveu a FamiSop, que é uma ótima opção pelo custo x benefício do tratamento. A FamiSop contém em sua composição 2000mg mio-inositol, uma vitamina que ajuda a limpar os ovários e que resultará na restauração da função ovariana e, consequentemente, da fertilidade. Você pode conhecer mais sobre a FamiSop aqui neste link.

Em todo caso, o ideal é que a mulher realize as consultas de rotina periodicamente junto a um médico de confiança, para que, caso exista algum problema, o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível. O uso de polivitamínicos como a FamiFerti são, também, essenciais para a maximização das chances de fertilidade.

IMPORTANTE: Para as mulheres que sonham em ser mãe nada melhor do que ter um acompanhamento regular com seu ginecologista e realizar exames periódicos que indicarão a presença de algum problema na fertilidade.

Motivos Para a Diminuição da Fertilidade Feminina

A fertilidade decai rapidamente entre as mulheres e isso ocorre por inúmeros fatores como:

  • Ocorre queda na reserva ovariana, conforme a idade;
  • O número de óvulos saudáveis cai;
  • A estrutura do revestimento do útero pode mudar, se tornando mais fina, o que torna mais difícil a implantação do embrião;
  • Se a mulher estiver acima do peso, este se torna mais um fator que pode comprometer a fertilidade;
  • O muco presente na vagina e no colo do útero sofre alterações, pode se tornar menos líquido e pode se tornar avesso à presença dos espermatozoides.

Em caso de mulheres com 40 anos ou mais e que desejam engravidar, o recomendado é realizar um tratamento adequado, levando em conta todos os aspectos relacionados à saúde. A gravidez, por mais difícil que seja, pode ocorrer naturalmente ou a mulher pode recorrer a tratamentos de fertilização.

Tratamentos de Fertilidade Feminina

O teste de fertilidade é um recurso que pode indicar os melhores períodos para relações sexuais. Já os tratamentos para a fertilidade podem envolver a inseminação artificial e fertilização in vitro. A inseminação artificial consiste no estímulo da ovulação por meio de tratamento hormonal e na transferência do sêmen previamente colhido e tratado em laboratório.

Já a fertilização in vitro envolve a indução de uma produção múltipla de óvulos por meio de altas doses hormonais. Os óvulos também são colhidos, ocorre a fertilização em laboratório e depois este óvulo é introduzido na cavidade uterina.

Apesar de todas as indicações científicas referentes à fertilidade feminina e idade ideal para uma gestação, vale ressaltar que cada caso pode ter uma particularidade. Assim como é possível encontrar mulheres na faixa dos 20 anos com dificuldades para uma gestação, há mulheres que relatam gravidez aos 40 anos de idade sem quaisquer dificuldades e por meios naturais.

Foto: trestletech