Quando se é mulher é bem comum passar por certas situações inesperadas no decorrer do ciclo menstrual, como sangramentos. Muitas vezes isso pode estar relacionado com problemas hormonais, com a ingestão de determinados medicamentos ou com relações sexuais. Quando isso acontece, chamamos de sangramento de contato.

Mas será que isso é algo ruim? Por que acontece, afinal? Como fazer o sangramento de contato parar? Essas e outras questões serão respondidas no texto de hoje. Leia e descubra tudo o que precisa saber sobre esse fenômeno não tão desconhecido.

O que é Sangramento de Contato?

Um sangramento de contato nada mais é do que um sangramento que ocorre na região da vagina durante ou após uma relação sexual. Quando ele ocorre, costuma preocupar bastante porque normalmente não se sabe o que ocasionou aquele sangramento.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Conhecer FamiGel!

Por outro lado, muitas mulheres não dão a devida atenção quando isso acontece por confundirem o sangramento de contato com a menstruação, principalmente as que não possuem um ciclo muito regulado, já que ela também pode ocorrer durante ou após uma relação sexual, dependendo da época em que a essa relação acontece.

O que Causa o Sangramento de Contato?

Existem diversas causas para que o sangramento de contato ocorra. Como se trata de um problema que pode variar muito para cada caso, é possível apenas ter uma ideia geral com base em algumas informações como idade da mulher, seu estilo de vida, suas tendências genéticas, entre outras coisas. Algumas das principais causas do sangramento de contato são:

Vamos falar mais profundamente sobre cada uma delas, explicar como e por que cada uma delas ocorre.

Rompimento do Hímen

O hímen é uma membrana fina que cobre a entrada da vagina e ajuda a prevenir infecções sobretudo na fase da infância. Na primeira relação sexual, ele normalmente é rompido e esse rompimento, na maioria das vezes, ocasiona um sangramento. Isso é algo bastante comum e não é motivo para preocupação.

Falta de Lubrificação

Quando a vagina da mulher está muito seca, o atrito que a relação sexual causa acaba fazendo com que a parte interna da vagina se machuque e até mesmo sangre. Isso é mais comum na menopausa, mas também pode acontecer com mulheres mais novas. Em casos como esse, é recomendado que a mulher use algum tipo de lubrificante para ajudar a não criar tanto atrito.

Relação Muito Intensa

Uma relação sexual muito intensa também pode criar feridas na vagina de uma mulher, o que acaba causando o sangramento após a relação. É necessário tomar cuidado para que essas pequenas feridas não criem nenhum tipo de infecção, o que pode acabar se tornando um grande problema.

Doenças Leves

O sangramento de contato também pode acusar diversos tipos de doenças como doença pélvica inflamatória ou até mesmo candidíase. Se esse tipo de sangramento ocorre muitas vezes, é necessário procurar um médico e fazer os exames para verificar se não há nenhum tipo de doença que possa estar te atrapalhando.

Sangramento de Escape

Acontece normalmente por conta do uso de contraceptivos que contém hormônios como estrogênio e progesterona em baixa dosagem. Quando ocorre um problema na concentração desses hormônios, acontece também o sangramento. Esse tipo de sangramento pode ocorrer até mesmo sem nenhum tipo de relação sexual, mas é mais frequente quando há.

Muito tempo sem Sexo

Quando uma mulher fica muito tempo sem fazer sexo, é bastante comum que haja um pequeno sangramento de contato, que costuma não significar nada de grave. Entretanto, se existir uma dor muito intensa ou algum tipo de incômodo, é recomendável consultar um ginecologista para verificar se está tudo em ordem.

Gravidez

No início da gravidez é comum que hajam leves sangramentos. Quando uma mulher ainda não sabe se está grávida, esse sangramento pode ser motivo de preocupação. Nesse caso a consulta médica também é a melhor solução.

Câncer Vaginal

O câncer vaginal é mais comum após os 50 anos de idade e, embora seja raro, ele pode sim ocasionar o sangramento de contato. É necessário prestar atenção e ter os exames em dia, principalmente se você faz parte do grupo de risco.

Como Prevenir o Sangramento de Contato?

Como existem diversos motivos pelos quais o sangramento de contato ocorre, é muito difícil dizer exatamente o que se deve fazer para evita-lo. Porém, existem algumas atitudes que podem ser tomadas que previnem não só o sangramento, mas também diversos tipos de doenças.

Usar camisinha durante as relações sexuais é sempre importante para prevenir qualquer tipo de DST, além de algumas doenças que também causam o sangramento. Outra coisa que se deve fazer é, quando se toma a pílula anticoncepcional, fazer o uso da forma correta, sem esquecer os dias e tomar em horários errados. Isso também contribui para que não ocorra nenhum sangramento desse tipo.

Estar em dia com todos os exames ginecológicos também é uma ótima dica para prevenir que muitos desses problemas que causam o sangramento de contato ocorram. Outra dica também muito útil e importante é utilizar cremes e óleos lubrificantes a base de água para evitar que o atrito machuque a vagina durante as relações sexuais.

Quando se Preocupar com o Sangramento de Contato?

Uma mulher deve se preocupar com o sangramento quando ele começa a ocorrer muitas vezes seguidas. Apesar de existirem chances de ser algo leve e inofensivo, é sempre importante fazer uma visita ao médico para saber exatamente como o seu corpo está funcionando e por que esse tipo de sangramento está ocorrendo.

O médico irá identificar e te dará as coordenadas para tratar desse problema. Essa é a maneira mais fácil e mais responsável de lidar com o sangramento de contato.

Fazer sexo deve ser uma atividade prazerosa e benéfica em diversos sentidos e, quando ocorre algum problema como o sangramento de contato, deve-se procurar ajuda profissional o mais rápido possível para que esse momento de prazer em sua vida não se torne um transtorno.

Uma vida sexual plena faz parte da felicidade de um casal e afeta diretamente a sua relação. Por isso, é sempre importante que os dois estejam sempre em sintonia, que um entenda quando o outro possui um problema e, mais do que isso, que ajude o outro a superar esse problema. Não se esqueça, o físico e o psicológico precisam andar juntos para que a vida sexual de um casal seja saudável.

Veja Também: Desconfortos na Relação Sexual – Como Contornar
Foto: Pxhere