O sangramento pós-parto é natural em todas as mulheres que acabam de ganhar bebê, pois o seu útero esta no processo de volta ao tamanho normal.

Durante esse processo o útero expele todo o sangue que revestia o útero durante a gestação e em média dura de 3 a 6 semanas, dependendo de cada mulher. O sangramento se inicia logo após o parto, e se apresenta com sangue vivo com pequenos coágulos, juntamente de resíduos do útero e conforme a diminuição do útero o sangue vai diminuindo a quantidade e limpando ate chegar na cor rosa, depois amarronzado e finalmente terminando.

Quais os cuidados para o sangramento pós-parto?

A mulher durante o período de sangramento pós-parto deve repousar o máximo possível, evitar esforços e se alimentar muito bem além de todos os cuidados. Como tem uma perda muito grande de sangue e uma queda brusca nos níveis hormonais, é natural sentir-se mais fraca e cansada durante esse período. O sexo no pós-parto é um assunto bem questionado aos médicos nas consultas, pois nem todos os parceiros tem a paciência de esperar o tempo do resguardo que tem duração de em media 40 dias. Os especialistas indicam que o sexo não seja praticado nesse período para evitar o contágio de infecções, pois o processo de cicatrização ainda não foi concluído. O casal pode usar sua imaginação e praticar outras formas de carinho para não passar esse período em branco, como as caricias e o sexo oral.

Quando devo me preocupar com o pós-parto?

Mesmo com todos os cuidados que tomamos e dicas do obstetra, ficam algumas dúvidas sobre o que se preocupar ou que é totalmente normal. Alguns sintomas quando apresentados podem indicar que algo esta errado ou a normalização do útero e cicatrização do corpo não esta acontecendo corretamente. Devemos nos alertar aos seguintes sintomas:

  • Quando o fluxo sanguíneo for tão grande ao ponto de ter que trocar o absorvente em menos de 1 hora, talvez você esteja tendo uma perca maior de sangue do que o normal
  • Depois de duas semanas do parto, quando o sangue já estiver claro ele voltar a se apresentar com cor de sangue vivo
  • Se apresentar febre e dor forte abdominal

Caso o fluxo apresente coágulos maiores e anormais e com o cheiro muito forte durante o pós-parto, o medico deve ser procurado imediatamente. Pois restos da placenta e resíduos do útero podem estar alojados ocasionando ate uma infecção e devem ser retirados por meio de uma curetagem ou através de medicamentos o mais breve possível.

Veja Também: Baby Blues – Tristeza pós Parto

Foto:  menstruationstasse.net