Grande maioria das mulheres após o nascimento do primeiro filho começa a se questionar se conseguiria amar outra criança, outro bebê com a mesma intensidade que ama seu filho. Se conseguiria dividir ou amar dois, três, quatro filhos igualmente como ama seu primogênito.
A gravidez do segundo filho é uma questão delicada e nos trás muitas dúvidas, medos e pode levar certo tempo para a mulher amadurecer a ideia de se ver mãe de outra criança. Além de seus próprios medos terá que lidar e se preocupar com o que seu primogênito irá sentir e como ira reagir. Lembrando também de como um bebê precisa de atenção e cuidados, além das necessidades físicas que esse ser indefeso exige de nos, a idéia de se ter um segundo filho pode ser adiada cada dia mais.
Quando será a melhor hora para se pensar em ter o segundo filho?
Não existe nenhuma regra que imponha o momento correto para isso acontecer. O desejo de ver a família crescer tem que partir do casal e estarem preparados emocionalmente e psicologicamente para lidar com a cabecinha do seu primogênito, também para conseguir promover a interação de contato entre ele e o bebe, desde a gravidez ate o nascimento.
Muitas mães preferem dar um tempo maior na decisão de ter o segundo filho, pensando que podem proporcionar uma vida melhor para seu primogênito e também podendo curti-lo ainda mais. Já outras, preferem ter na sequencia, com pequenos intervalos, pensando no companheirismo e como será bacana os dois crescerem juntos e terem um acompanhamento no crescimento por igual, passando por todas as fases em uma única vez.
Irmãos se tornarão grandes companheirosQuando irmãos tem a mesma idade, as brincadeiras são parecidas, a rotina também. A época do desfralde, das descobertas podem ser mais fáceis quando um serve de exemplo pro outro e terá sempre um exemplo a seguir, um ao outro. Já irmãos de uma diferença de idade maior podem parecer assustador para os pais, ter que viver fases opostas e reviver toda fase de um bebe novamente, porem o mais velho poderá ser quem ajuda, auxilia e futuramente poderá passar as experiências escolares e de vida para o caçula.
Claro que para qualquer idade, o medo e preocupação de ser deixado de lado pelos pais acontecem e depende dos pais saberem trabalhar isso, demonstrando que o segundo filho não veio para ocupar o lugar do primogênito e sim de agregar e completar ainda mais essa família, cada um tendo seu espaço e com isso tornando-se grandes amigos e companheiros de vida. A grande verdade é, a melhor hora de se ter o segundo filho é quando teu coração pede, quando o instinto de mãe grita querendo reviver tudo de novo e quando a família sente que falta um “alguém” para complementar a alegria da casa. Que a espera e a chegada do segundo filho se torne um grande evento para a família toda, que os ultrassons sejam esperados ansiosos não só pelo pai, mas pelo irmão (a) mais velho (a) e toda essa alegria vire rotina em casa passo e descoberta, que a compra do enxoval e cada detalhe parta de cada um e a espera seja tão grande e especial como pra mamãe.
Veja também: Segunda Gravidez – A dificuldade para engravidar novamente
Foto: Mateus André
Eu tenho hidrossalpinge
ResponderEu posso ter relação normal.
Olá meninas …
ResponderEu estou grávida de 13 semanas e já tenho uma filha de 14 anos , eu e meu esposo decidimos ter outro bebê e está todo mundo muito feliz
Filhos são benção de Deus ….
Beijos
Tenho meu Benjamim de onze meses,e agora está vindo a caminho minha Elisa,eu e meu esposo estamos muitos contentes ..afinal fecharemos a fábrica..
ResponderMaravilhoso ter dois filhos, eu posso dizer que a vida com dois e bem melhor, rs.
ResponderBoa sorte.
A minha primeira filha amou a ideia de ter uma mana, a maior alegria da minha filha mas velha foi quando sua irmã começou a andar , as duas são grudadas fazem tarefa e brincam sempre juntas… No começo foi bem difícil ter que dividir atenção com as duas, mas a primeira filha sempre comprendeu que a mas nova precisava de mas atenção… Conversamos muito com ela sempre explicando que vinha outra criança pra poder brincar com ela… A minha filha mas velha hj tem 4 anos e a mas nova vai fazer 2 anos, são amigas.
Responderminha filha esta muito feliz pela irmãzinha, mas esta tento muitos problemas na escola esta mas agita e em casa esta tendo pesadelo e agr esta com medo do escuro.
Responderela tem 7 anos e estou muito preocupada minha segunda filha nasce em fevereiro, não sei como proceder.
esther eu tive problemas assim. Tem q dividir mesmo a atenção, mas tb tem q incluir a sua filha mais velha nas atividades com o bb. Tem q dar bastante atenção. Com o tempo ela acostuma. Fiz um video sobre isso olha https://www.youtube.com/watch?v=7UwG_41k2SU
ResponderGostaria muito de engravidar mais não tenho trompas o que faço? Por favor me ajude estou no segundo casamento e meu marido não tem filhos e deseja muito ser pai. Eu quero dar a ele um filho mais não sei como proceder já q não tenho trompas.
ResponderEstou grávida do segundo filho,estou com 14 semanas e muito feliz,depois de quase 12 anos de diferença..tudo novo e muita felicidade!!
ResponderDepois de 12 anos, decidimos ter o segundo… Estou com 13 semanas, torcendo por uma menininha… Quando o bebê nascer, meu primogênito já vai estar com 13 anos! Estou empolgadíssima e meu filho mais velho tá curtindo a idéia de ter um bebê em casa…rs
ResponderAiai…. estou tentando o segundo, tenho uma filha de 6 anos. As vezes sinto como se estivesse traindo minha filha, meu marido acha a maior graça, rsrsrss!!
Respondernormal Cris, a gente é besta mesmo! rs bjus
ResponderDeixa disso…pergunta da sua filha o que ela acha de você engravidar novamente… Vai conversando … Quem sabe ela tbm deseja uma irmã ou um irmãozinho?
ResponderAmo tudo isso vou ser mamãe pela segunda vez estou de 21 semanas
ResponderOi Patricia, eu adoro as tuas dicas :D
Tenho o meu Pedro que fará 5 anos em dezembro e o João está a caminho… a principio para nascer no finalzinho de dezembro tb. O Pedro está amando a ideia de ter um irmãozinho, vive dando beijo no mano (na barriga no caso) dizendo que vai brincar muito com ele q quem vai cuidar vai ser ele, etc. Inclusive ele diz para todo mundo que o bb é dele, que a mãe aqui só esta carregando na barriga para que ele cresça um pouquinho shuahsuhs Tenho certeza que lá em casa essa questão vai ser bem tranquila mas se não for esse mar de rosas eu vou utilizar tuas dicas ;)
ResponderOi Maria! esse post é da nova integrante do TF a Rosane! ela ficará muito feliz em ver que gostou! ai q fofo seu bb! o segundo tem a magia que o primeiro não tem, o irmão mais velho ne? bjus e boa sorte!
ResponderTenho um menino de 5 anos, e agora estou gravida do segundinho, e confesso que ando tensa com o que esta por vir!!
ResponderMas vou usar essas dicas sem duvida!