Se existe um local de extrema sensibilidade no corpo feminino, esse lugar são os seios. Isso ocorre porque os seios possuem muitas terminações nervosas, glândulas e músculos e podem ficar inchados e doloridos por diversos motivos. Em algum momento da vida todas as mulheres sentirão algum incômodo ou sensação de seios doloridos e inchados, com uma maior sensibilidade na área.

Causas de Seios Inchados e Doloridos

As dores nas mamas também, denominadas mastalgia, podem ocorrer por variados motivos, desde um sutiã muito apertado como por sintoma da TPM. Caso os seios doloridos sejam um sintoma muito incômodo e fora da normalidade, um médico deve ser consultado para verificar a situação.

Os seios inchados e doloridos podem começar a ocorrer logo no início da puberdade devido às grandes variações e mudanças hormonais que ocorrem nessa fase da vida1, principalmente pelo crescimento dos seios que proporciona essa sensibilidade intensa.

Principais Motivos Para a Dor e o Inchaço nos Seios

Menstruação – Durante o período menstrual e antes dele, o corpo da mulher sofre com alguns sintomas2. Um desses sintomas são os seios doloridos e inchados, extremamente sensíveis. Costuma surgir duas semanas antes da menstruação, acompanhado de cólicas, nchaço do abdômen, espinhas no rosto e variação do humor. Esse fato ocorre devido à variação dos hormônios durante a fase da ovulação e menstrual. Medicamentos anti-inflamatórios podem auxiliar na diminuição da dor, além da ingestão de muito líquido. Isso ajuda a diminuir a retenção de líquidos, que agrava ainda mais o incômodo.

Gravidez – Um dos primeiros sintomas a alarmar a mulher de uma gravidez, junto de um atraso menstrual, é a sensibilidade e dor nos seios. A dor e o inchaço acontecem devido aos hormônios da gravidez e pode ser acompanhado de maior visibilidade das veias da mama, que também que acabam ficando mais saltadas ou mais escuras que o normal. Se houver um atraso menstrual, faça um teste de gravidez para confirmar. O ideal é fazer um teste de gravidez com boa sensibilidade, assim, conseguirá detectar a gravidez até mesmo antes do atraso menstrual. É o caso dos testes de gravidez da Famivita.

Anticoncepcional – O uso de medicamentos ou anticoncepcionais a base de estrogênio podem ter como sintoma o inchaço e dor nos seios, acompanhado de dores de cabeça e escapes de sangue, náuseas e maus estares. Caso o sintoma persista por muito tempo, o ginecologista deve ser informado para a mudança do medicamento.

Amamentação- Durante a amamentação a alta produção de leite pode causar certo incômodo ou sensibilidade nas mamas. Costuma ocorrer principalmente nos primeiros meses após o nascimento do bebê e volta ao normal assim que a produção de leite materno se estabelece.

Auto Exame nas Mamas

É de extrema importância o autoexame nas mamas em todas as fases da vida. O procedimento não deve ser realizado somente pelo médico em consultas de rotina e sim de forma que seja constatada a saúde dos seios diariamente3. O ideal é que ele seja feito fora do período pré-menstrual e menstrual.

O procedimento é simples e pode ser realizado durante o banho ou a troca de roupas. Caso constatado alguma glândula, nódulos ou inchaço maior que o normal, um especialista deve ser procurado. O mesmo vale para alguma dor incomum e sensibilidade maior que o normal.

Secreções no Bico e Mudanças na Pele da Mama

Nos casos onde os seios inchados e doloridos acompanham secreção no bico, endurecimento da pele ou alteração no tecido mamário, o ginecologista pode indicar exames complementares para avaliação do quadro caso não constatados através do exame palpável.

Quando Fazer Mamografia

Vale lembrar que todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade devem fazer exames clínicos da mama, incluindo o exame de mamografia. Os médicos competentes e responsáveis pelos cuidados das mamas são ginecologistas, clínico geral e mastologista.

Caso descartado todos os possíveis motivos citados acima, como gravidez e menstruação, os sintomas podem ser evidências de outros problemas. Através dos exames solicitados por um especialista é possível chegar ao diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Os seios doloridos e inchados são sintomas comuns da vida de qualquer mulher, mas também podem acontecer em quadros de algumas doenças como infecção na mama, infecções linfáticas, dilatação do duto mamário, mastite, nódulos mamários e também o câncer de mama. Por isso, não hesite em procurar ajuda médica caso note algo anormal em seus seios. O diagnóstico precoce de todos os problemas ajudam e muito no tratamento e no seu sucesso!

Veja também: TPM ou Gravidez – Como Diferenciar?