É muito comum nos preocuparmos quando o assunto é a saúde dos nossos dentes, mas quando se trata dos dentes de nossas crianças, a preocupação é ainda maior. Todos nós queremos o melhor para eles e evitar que qualquer tipo de problema ocorra durante seu desenvolvimento. É por isso que procedimentos como a aplicação de um selante dental, por exemplo, pode ser tão eficaz. Mas o que é um selante dental? Por que ele é utilizado em crianças? Quais são seus reais benefícios? Vamos responder a essas e outras questões no texto de hoje. Confira!

O que é um Selante Dental?

Podemos classificar um selante dental como um tipo de resina capaz de penetrar em poros pequenos do esmalte e ser fixada para “tapar pequenos buracos”. Com esse isolamento feito, é muito mais fácil preservar a saúde dos dentes e evitar que eles contraiam cáries, por exemplo. O selante possui uma coloração que varia entre o transparente e o branco e é esteticamente agradável aos dentes.

Os selantes normalmente são aplicados nos primeiros e segundos molares definitivos em crianças que possuem em idade entre 5 e 11 anos. Isso porque é essa a idade em que os dentes definitivos estão crescendo e o selante serve, exatamente, para auxiliar em um crescimento saudável dos dentes.

Quando um Selante Dental deve ser aplicado?

Assim que o dente definitivo de uma criança começa a nascer, o selante já pode ser aplicado. Isso porque como ele é aplicado apenas na superfície, esta ficará protegida por mais tempo. É importante conversar com a dentista de sua filha ou de seu filho para saber se ele realmente precisa de um selante e, se sim, em quais dentes. Essa conversa com certeza será esclarecedora para você entender melhor como esse tipo de resina pode proteger os dentes e ajudar em um desenvolvimento mais saudável.

Como é aplicado um Selante Dental?

A aplicação de um selante pode ser dividida em quatro etapas, todas elas indolores e relativamente rápidas. A primeira consiste na limpeza da superfície em que o selante será aplicado. A dentista faz isso com um material especial que garante que nenhum tipo de resíduo estará lá durante a aplicação. Logo depois, a superfície é seca.

A terceira etapa consiste em fazer com que os dentes tenham uma aderência maior ao selante que será colocado. Para isso, uma solução ácida é deixada por alguns instantes na superfície do dente da criança. Depois disso, o selante é aplicado até que ele fique totalmente seco.

menino com dente de leite

Ele pode ser aplicado em adultos?

Os selantes normalmente são colocados nos dentes das crianças por dois principais motivos. O primeiro, como já citamos aqui, tem a ver com a proteção de dentes ainda em formação. O segundo é que, como as crianças muitas vezes ainda não sabem escovar os dentes perfeitamente sozinhas, uma proteção extra é sempre muito importante.

Quando, por algum motivo, um adulto tem um risco maior de obter cáries, um selante pode também ser colocado. Trata-se de algo mais raro, mas que acontece algumas vezes.

Quanto Tempo dura um Selante?

Uma das questões mais importantes que vem à nossa mente quando pensamos em um selante dental é o tempo de duração desse tipo de produto. Estima-se que um selante dental possa durar, em média, 7 anos, o que é um tempo ótimo para que os dentes de uma criança possam se desenvolver e estar totalmente fortes.

Os Selantes evitam Cáries?

Sim e não. Na verdade, ter um selante dental na boca ajuda muito na prevenção das cáries, mas isso não significa que, o selante por si só, vai evitar que uma pessoa contraia uma cárie. Manter a escovação e o uso do fio dental todos os dias e várias vezes por dia é imprescindível para que isso ocorra. Por isso, a melhor forma de encarar um selante dental, nesse sentido, é como um aliado e não como a resolução definitiva de um problema.

Tratar da saúde oral de nossas crianças é definitivamente um assunto sério. E mesmo que o selante dental não seja uma fórmula mágica para evitar que elas adquiram problemas, ele é definitivamente um grande aliado na prevenção de cáries, por exemplo. É sempre importante conversar com a dentista que atende seu filho ou filha e saber se esse é um procedimento para ser aplicado ou não nele. De qualquer forma, ter mais conhecimento sobre como funciona um selante dental com certeza vai te ajudar nessa conversa e te deixar mais esclarecida sobre qualquer dúvida que tiver.