Como sabemos, hoje em dia a gravidez é contada em semanas, mas nem sempre foi assim. Antigamente não eram semanas de gravidez e sim meses de gravidez, e isso pode confundir um pouco a cabeça da mulher. Em que mês estou de gestação? As semanas de gravidez podem sim ser contadas em meses, basta seguir um raciocínio. Bom, a gravidez é normalmente de 240 dias, esses contados a partir do primeiro dia de menstruação. Mas você sabe porque é assim e como converter semanas em meses?

Porque a Mudança de Meses para Semanas gestacionais?

Porque nem todos os organismos são exatamente iguais, e conforme o ciclo da mulher, o período fértil pode mudar. Algumas tem o ovulação no 10º dia enquanto outras tem a ovulação no 18º dia do ciclo e aí não se sabe quando houve realmente a concepção.

Por isso os médicos estudaram e decidiram colocar um padrão de semanas de gravidez, assim se saberia exatamente em que estágio a gravidez estaria naquele momento. Com a evolução do método de ultrassonografia, pode-se dizer que fica também mais fácil identificar o feto pelas semanas de gravidez, pois dizer apenas os meses no laudo do ultrassom seria muito vago.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Imagine no laudo escrito assim: grávida de três meses. Sim, com quanto tempo exatamente? No final ou no inicio do 3º mês? Assim faz sentido não faz? São detalhes que podem ser confirmados através do ultrassom morfológico. Bom, estranho é começar a contar nem mesmo havendo gravidez em si, mas assim fica muito mais próximo da realidade para se calcular a data do parto e depois que se acostuma a contar as semanas de gravidez ao invés dos meses se torna muito mais fácil entender. Como é difícil explicar para quem teve bebê ainda na época em que se contava a gravidez e não por semanas de gravidez, fiz essa tabela para ilustrar bem e ai mostrar para a mãe, tia ou avó.

Aproveitando o espaço, gostaria de contar uma novidade para nossas leitoras gestantes. Eu e a empresa Famivita, pensando nas necessidades nutricionais e também dificuldades das mulheres durante a fase gestacional, desenvolvemos um polivitamínico gestacional completo com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal com um diferencial das demais vitaminas, o tamanho da cápsula. Como é muito difícil engolir cápsulas e comprimidos durante o período de enjoos e náuseas, que em alguns casos pode se estender por toda gestação, produzimos a vitamina FamiGesta em pequenas cápsulas que são facilmente engolidas, do tamanho de um MM’s. Você pode adquiri-la aqui nossa loja virtual.

Meses e Semanas de Gravidez em Meses

semanas de gravidez 1

 

Divisão das Semanas

Normalmente essas semanas são separadas por trimestres, então seguiriam assim:

  • 1º a 12º semanas = 1º trimestre
  • 13º a 26º semanas = 2º trimestre
  • 27º a 40º semanas = 3º trimestre

Quando as Contas da DUM não Batem com o Ultrassom

Mas se a ultrassom não bater com as contas do médico pela data da ultima menstruação? É simples, a ultrassom é que constata de fato em que estágio a gravidez está e por isso as semanas de gravidez do laudo inicial de ultrassom é que deve ser levado em consideração.

É importante saber a data da menstruação para saber qual o dia da semana que completa a semanas de gravidez então por exemplo: Se sua menstruação veio em um dia 05 na segunda feira, você provavelmente vai completar semanas na todas as segundas feiras. Parece ser complicado, mas converse com seu médico e ele te orientará de forma em que não restarão dúvidas para descobrir qual a data provável do parto.

Espero ter ajudado! bjokas

Veja também: Desenvolvimento fetal semana a semana  e a Calculadora de gravidez

Foto: ARTESonhos – Feltro e tec