Quem é que nunca sentiu aquele arrepio ao morder diretamente um sorvete? E quando um pedaço de gelo encosta na parte de trás de um dente? Sim, é uma dor bastante incomoda, mas saiba que esse problema pode ser ainda maior para muitas pessoas e nem sempre significa cárie. No texto de hoje vamos falar tudo sobre sensibilidade nos dentes e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Afinal, o que ela é? Por que ela existe? Como prevenir? E como tratar? Confira tudo isso e muito mais!

O que é Sensibilidade nos Dentes?

Também conhecida como hipersensibilidade dentária, a sensibilidade nos dentes é caracterizada pela dor intensa quando os dentes encostam em algo muito gelado ou muito quente. Em níveis mais extremos, ela impede que pessoas possam ingerir certos alimentos como sorvete ou tomar café, por exemplo.

A maior parte das pessoas que sofre com sensibilidade nos dentes possui entre 20 e 50 anos, mas pessoas de todas as idades podem sofrer com esse problema. Em todo caso, visitar uma dentista para que ela faça todos os exames necessários é muito importante. Dessa maneira, você pode descobrir a causa da sensibilidade nos seus dentes e saber como trata-la da melhor maneira. Dito isto, é importante saber que a sensibilidade nos dentes é um problema relativamente fácil de ser resolvido, principalmente se você seguir todas as recomendações de sua dentista.

Quais são as Causas da Sensibilidade nos Dentes?

A sensibilidade nos dentes pode ocorrer por diversas causas. Mas antes de falarmos dela, é importante que você saiba por que os dentes se tornam tão sensíveis. Isso ocorre principalmente porque a dentina, parte interna de um dente, fica descoberta e exposta, o que faz com que seja difícil de ingerir alimentos mais quentes ou mais frios. Apesar de essa não ser a única causa da sensibilidade nos dentes, é sem dúvidas a mais comum.

Dito isto, uma das principais causas da sensibilidade nos dentes é a perda de esmalte, que, por sua vez, pode ser causada por diversos fatores como bruxismo, escovação excessiva, cáries, alimentação inadequada ou mesmo refluxo gastroesofágico.

Outra causa da sensibilidade nos dentes é a retração gengival, que pode ocorrer também por diversas razões como o próprio bruxismo, doença periodontal, idade, entre outras coisas.

Independentemente do fator causador da sensibilidade, o mais importante é saber como tratar e diminuir os efeitos que esse problema pode causar na sua vida.

menino tomando sorvete

Tratamentos para Sensibilidade nos Dentes

O tipo de tratamento que uma dentista vai indicar no caso de sensibilidade nos dentes depende muito do fator causador, já que uma coisa e diretamente consequência da outra. Porém, como dissemos, a exposição da dentina é a causa mais comum desse problema e, nesse caso, há algumas atitudes que uma dentista normalmente toma, como:

  • Aplicação de flúor em espuma, gel ou verniz para fortalecer as áreas mais sensíveis;
  • Aplicação de laser terapêutico;
  • Impermeabilização da superfície da dentina, evitando que ela entre em contato com os alimentos e, consequentemente, a sensibilidade nos dentes.

Vale ressaltar que esse tipo de tratamento só é totalmente eficaz quando combinado com atitudes que você também toma na sua casa, como a escovação com pastas de dente específicas para dentes sensíveis e não escovar os dentes em excesso.

Como prevenir a Sensibilidade nos Dentes?

A prevenção da sensibilidade nos dentes pode ser feita de diversas formas. Algumas das principais atitudes que podem ser tomadas nesse sentido são:

  • Utilização de fio dental diariamente
  • Escovar os dentes todos os dias sem excesso e sem muita força
  • Evitar ingerir alimentos muito ácidos

Vale ressaltar que a prevenção de problemas já citados aqui tais como bruxismo, retração gengival, refluxo gastroesofágico e doença periodontal também são formas de prevenir a sensibilidade nos dentes. Lembre-se que muito mais do que evitar dores, você também estará ajudando a própria saúde e terá uma vida melhor, sem dúvidas.

Consequências do Não Tratamento

A sensibilidade nos dentes em si não é um problema de grande importância, ou seja, não causa consequências muito graves além de te impedir de ingerir determinados tipos de alimentos, o que pode ser ruim para muitas pessoas. Porém, a sensibilidade pode ser sinal de problemas maiores e que realmente podem gerar consequências mais sérias se não forem tratados.

Como dissemos anteriormente, a sensibilidade pode ser causada por doenças como o bruxismo, o refluxo gastroesofágico e a doença periodontal. Tais doenças quando não tratadas da maneira correta podem trazer consequências graves, desde a perda de todos os dentes até mesmo a origem tumores malignos, no caso do refluxo gastroesofágico.

Para muitos, a sensibilidade nos dentes é um assunto de pouca importância ou de menor importância quando o assunto é saúde bucal. Mas é importante saber que essa é uma condição que pode afetar seriamente a vida de muitas pessoas e que pode se desenvolver com relativa facilidade quando uma pessoa não toma as precauções corretas. Por essa razão, conhecer quais são as causas desse problema e saber como ele é tratado é essencial. Dessa forma, você estará preparado para identificar e impedir que a sensibilidade nos dentes cause consequências graves em sua vida. Ter conhecimento é sempre importante, ainda mais quando se trata do seu próprio corpo.