Você já ouviu falar da síndrome dos ovários policísticos? Esta é uma doença que muitas mulheres sofrem e em alguns casos causam dor, e que tem como principal consequência a dificuldade da mulher engravidar naturalmente. Para introduzir este tema, é importante relembrar que as mulheres tem dois ovários que estão situados um de cada lado do útero. Eles são responsáveis pela ovulação e pela descarga de hormônios no ciclo menstrual e ovulatório. Em um ciclo normal, a mulher tem mudanças hormonais durante o período de amadurecimento do óvulo fazendo com que o endométrio engrosse e o folículo libere o óvulo. Mas quando se tem a SOP (síndrome dos ovários policísticos) isso não acontece com facilidade.
A síndrome dos ovários policísticos pode te atrapalhar se você está tentando engravidar.
O Que São os Ovários Policísticos
A síndrome dos ovário policísticos nada mais é do que micro cistos situados em um ou, até mesmo, ambos ovários, causando mau funcionamento na função ovulatória e, também, da produção hormonal, resultando em excesso ou falta de hormônios. Mulheres com síndrome dos ovários policísticos podem ter a espessura das paredes dos ovários maior do que o habitual, o que dificulta que o folículo seja rompido para liberar o óvulo, fazendo com que os eles fiquem retidos no ovário.
Vários estudos constataram que uma vitamina, a Mio Inositol, ajuda a limpar os ovários devido a resistência à insulina. A resistência à insulina é um problema que a grande maioria das mulheres com ovários policísticos têm e, para um tratamento eficiente sem que precise ser à base hormonal, a empresa Famivita desenvolveu a FamiSop, que é uma ótima opção pelo custo x benefício do tratamento. A FamiSop contém em sua composição 2000mg mio-inositol, o que resultará na restauração da função ovariana e, consequentemente, da fertilidade. Você consegue adquirir a sua vitamina FamiSop aqui na nossa loja virtual.
Sintomas dos Ovários Policísticos
Os sintomas são os mais variados. De acordo com os médicos, quem tem SOP (síndrome dos ovários policísticos) costuma ter espinhas em abundância e, também, períodos menstruais muito longos. Uma mulher com SOP pode menstruar apenas 4 vezes em um ano, por exemplo. Isso porque os hormônios são alterados devido à síndrome, e aí torna-se difícil prever se ou quando ocorrerá a ovulação. Outro sintoma inconveniente é o aumento e engrossamento dos pelos, bem como o aumento de peso que pode resultar em obesidade.
Tratamentos para Síndrome de Ovários Policísticos
Para que a mulher com síndrome dos ovários policísticos possa engravidar, o tratamento é a indução da ovulação através de medicamentos específicos ou medicamentos que ajudem a limpar os cistos dos ovários. Para alguns casos, é receitado o uso de Clomid e também de metformina que ajuda a eliminar os folículos e normalizar os hormônios. O uso de vitaminas que contenham Mio-Inositol, como a FamiSop, é altamente recomendável. Deve-se adotar, também, uma alimentação mais saudável e uma rotina de exercícios para que ajude no processo.
Para evitar que a SOP tome proporções graves e cause infertilidade, é importante que a mãe leve a sua filha assim que a primeira menstruação apareça a fim de prevenção. A grande maioria das mulheres que fazem o tratamento para amenizar esta doença acabam engravidando naturalmente ou por meios mais incisivos como a IA (inseminação artificial) ou com a FIV. O segredo é nunca desistir! Boa sorte!
Veja também: Metformina Para Ovários Policisticos – Consulte Seu Médico
Foto: Ferticlin
estou sem menstruar a 4 meses, nunca foi regulada, e estou achando que tenho alguns sintomas de ovário policístico, como pelos, acne, menstruação irregular.
ResponderOlá recomendo que veja seu ginecologista para uma avaliação e acompanhamento .
ResponderBoa sorte!
Olá, tenho 24 anos e tenho SOP, já tomei anticoncepcional e já vi q não é a melhor forma de tratar, estou a 8 meses sem menstruar e não sei por onde começar pra voltar a menstruar sem o uso de anticoncepcional.
Responderola tento engravidar ja faz 1 ano,tomo metformina,famisop,e acido folico que minha medica passou.sera se vou conseguir engravidar patricia
ResponderGeliane, grande possibilidade de gravidez.
ResponderOi eu tomo metformina já estou na segunda caixa de remédio e fiz uso do Clomid no meu último ciclo que foi dia 26/05/20 tomei o último comprimido dia 02/06/20 e já estou tendo relação desprotegida quando posso fazer o exame pra saber ser consegui engravidar ?
ResponderOlá, tive relação desprotegida perto do período fértil mas ainda não era , depois de 2 semanas perto da menstruação começou descer um corrimento marrom , até então achei que era menstruação, chegando no dia certo de menstruar desceu um pouco de sangue por uns 4 dias mas bem pouco junto com corrimento , desconfiei de gravidez depois de 10 dias ocorrendo isso fiz o teste deu negativo, e o corrimento continua bem pouco mas tem, e uma dor dos dois lados da barriga, o que pode ser ?
ResponderBom dia, pelo que descreveu pode ser uma questão hormonal.
ResponderOlá, tenho 15 anos, minha menstruação desceu no dia 29 de fevereiro e a partir desse dia veio muito pouco e esta descendo até hj, alguém sabe oque pode está causando isso?
ResponderOvários policistos podem causar o câncer?
ResponderBoa tarde! A síndrome de vários policísticos pode aumentar em até três vezes o risco de câncer do corpo uterino, mas não há uma relação clara de aumento do risco para câncer de ovário, colo de útero ou mama.
ResponderOlá tenho ovários policísticos desde q menstruei a primeira vez , nunca consegui tratar pq anticoncepcional me dá muita ânsia de vômito , minha menstruação vem no dia certinho , então ontem desceu primeiro rosado depois borra de café e hoje segundo dia tbm tá assim , estou com cólicas , mais geralmente pra mim vem vermelho vivo , e borra de café só no final , oque pode ser ? Tento engravidar a anos e não consigo !
ResponderCom 9 anos de idade já é possível descobrir a SOP? Apartir de quantos anos já pode fazer o exame de ultrassom abdominal(no caso de crianças), para descobrir de tem SOP?
ResponderOlá Jessica é mais comum na idade reprodutiva.
ResponderTenho 43 anos sou laqueada a 15 anos , tive um inchaço nos pés por uma semana depois fiquei c a barriga bem inchada, e muita dor nas costas , dois dias depois tive uma cólica forte e percebi q iria sair algo de dentro de mim , fui ao banheiro e saiu um pedaço de uns 5 cm de um tecido grosso com pequenas bolhas e um sangramento com cheiro forte , fiz um exame endovaginal e o médico disse q estava tudo normal c meu ultero e q eu poderia engravidar sem problemas fiquei assustada pq sou laqueada e perguntei se deu p ver se eu estava laqueada e ele sorriu e não me respondeu . Gostaria de saber se tem um exame específico p saber se estou laqueda ainda e o pode ser esse tecido q saiu , tenho foto do tecido o q devo fazer?
ResponderOlá Maria, deve ir ao médico e perguntar sobre o assunto. Ele irá te ajudar melhor! Boa sorte.
ResponderNo meu caso eu não sei o que eu tenho não aguento mais em final de 2015 tive aborto c/ apenas 5 semanas final de 2016 outro aborto c/ apenas 8 semanas e desde 2017 tentando e não consigo engravidar mais ciclo menstrual dura é 26 dias mas também vem com 30, 23 será o que se passa dentro de mim? ???
ResponderJussara é preciso uma avaliação médica para saber o motivo desses abortos. Precisa fazer vários exames.
ResponderBom dia eu tenho sidrome dos ovários policístico no mês de dezembro minha menstruação não veio aí quando foi agora dia 19 de janeiro veio veio o vermelho bem vivo durante os 7 dias só que hj dia 31 ainda tá decendo uma marrom escuro bem pouco será normal isso
ResponderTive relação desprotegido e com mais o menos 5 dias senti uma dor do lado,quando fui olhar minha calcinha tinha um corrimento marrom que não durou mais de um dia,ai cm dois dias depois veio um pequeno corrimento rosa q não durou nenhum dia,o que pode ser?será q quem tem policisto a mestruacao vem assim?
ResponderTbm sinto meus seios doloridos
ResponderOlá Cris, bom pode ser sinal de gravidez ou um descontrole hormonal pelo fato de te o ovários policísticos.
ResponderTive relação com camisinha, ele gozou fora, mas Minha menstruação está atrasada ,bebi o chá de canela e não desceu nada , tomei o chá 3 vezes ao dia , agora estou com meus seios doloridos, o q pode se ?
ResponderOi Juliana, se os seios estão doloridos sua menstruação está chegando. Beijos e boa sorte!
ResponderEu transei com camisinha. menstruaçao. borra de cafe pode ser gravidez? !
ResponderOlá Carolaine sim pode ser, se a relação foi no período fértil esse sangramento pode ser a sua nidação, pra realizar um teste recomendo que aguarde pelo menos 10 dias de atraso.
ResponderOi gostaria saber porque tenho dores frequentes na bexiga e vai virando para as costas que nunca para se fico 2 dois dia sem dor e muito porque são muitos frequentes fora isso não consigo engravidar de jeito nenhum
ResponderOi gostaria saber porque tenho dores frequentes na bexiga e vai virando para as costas que nunca para se fico 2 dois dia sem dor e muito porque são muitos frequentes
ResponderOlá, meu nome é iris.Tenho um minúsculo cisto no ovário esquerdo, fiz tratamento durante 6 meses com o remédio microdiol. Durante o tratamento a menstruação vinha normal, acabei o tratamento e ela não vem. Gostaria de saber o que fazer. O médico me disse que não estou na menopausa, tenho 42 anos, e pretendo engravidar. Obrigada
ResponderOlá, descobri que tenho ovário policistico a mais ou menos 4 anos, com isso não tenho planos para engravidar no momento e minha ginecologista me receitou o Diane 35 para fazer o tratamento de retirada do cisto, pois não mestruava e isso não me favorecia. Faz mais ou menos 2 anos que tomo o Diane. Gostaria de saber se estou tomando o remédio certo para esse tipo de tratamento
ResponderEstá sim. Esse medicamento e super indicado para esse tratamento boa sorte.
Responderme chamo Valéria eu Estou Com dificuldade para engravidar tomo metformina 850mg receitado por um médico ginecologista mais não está adiantando . Já fiz exames e o resultado foi polimicrociatico nos ovários segundo o médico um dos meus ovários não estão ovulando. Tento engravidar á 6 anos eu nunca tomei anticoncepcional não sei oque fazer .
ResponderBoa Tarde Patrícia!
Novamente preciso da sua ajuda!
ResponderSou tentante, em Setembro minha GO me receitou 3 ciclos de Clomid 50mg + Glifage XR.
Em novembro foi o último ciclo de tratamento. Dia 28/11/2015 era pra descer a menstruação, mas desceu somente sujeira/ borra de café que durou do dia 28/11/2015 até 02/12/2015, não desceu sangue.
Dia 05/12/2015 começou a descer um pouco de sangue bem vivo, principalmente quando ia me limpar e continuou descendo até o dia 17/12/2015. (Obs. Dia 11/12/2015 fiz um beta e deu negativo).
Liguei para minha GO, ela solicitou um ultrassonografia pélvico.
Resultado do Ultrasson Pélvico feito no dia 18/12/2015:
Útero em anteversoflexão, medindo 10,4 x 5,2 x 3,9 cm,com volume de 110,3 cm³,com contornos regulares e ecogenicidade miometrial homogênea.
Endométrio regular, com espessura máxima de 1,7 cm.
Ovário Direito apresentando imagem cística, regular, sem septos, ocupando todo o parênquima ovariano,medindo 2,7 x 2,6 x 1,6 cm, com volume de 5,8 cm³.
Ovário Esquerdo de dimensões aumentadas, medindo 3,8 x 3,7 x 2,4 cm, com volume de 18,2 cm³, apresentando imagem cística, regular, sem septos,que mede cerca de 2,6 x 2,0 cm.
Bexiga cheia, com contornos regulares e paredes normo-espessas, sem ecos no seu interior.
Não há líquido livre no fundo de saco posterior.
Patrícia, liguei mas minha GO entrou em licença, volta somente dia 11/01/2016.
Levei os resultado em um farmacêutico antigo da nossa cidade, ele disse que está tudo alterado, me indicou o anticoncepcional Selene e o antibiótico Ácido Mefenâmico 500mg 2x ao dia durante 7dias, até minha GO voltar e disse que terei que fazer uma cirurgia para tirar meu ovário esquerdo (estou em pânico).
Patrícia está tudo alterado mesmo? Realmente será necessário a cirurgia? O que está acontecendo comigo? Me ajuda, por favor!!
Att. Paula
Gostaria de uma indicação, pois descobri recentemente que tenho ovário policistico, tenho útero bicorno e fiz a gastroplastia a 1 ano e 9 meses. Tive a liberação para engravidar, com a descoberta que tenho ovário policistico me deixou preocupada, pois vou fazer já 33 anos e seria minha 1° gestação. Mas o médico que fez a descoberta disse para mim ir tentando e se daqui a 6 meses eu não conseguisse engravidar, que ele iria começar a investigar as causas. Fiquei meio indignada com isso. Gostaria que me indica-se um gine-obstetra que eu possa fazer um tratamento adequado, pois já venho tentando engravidar a anos e antes a desculpa era meu sobre peso e agora o ovário policistico e estou triste por isso. Pois meu maior sonho é ser mãe. Sou de São Paulo capital.
Respondertenho ovario policistico só no ovario esquerdo fiz um ultrass .tem 3 foliculo sera que atrapalha a engravidar.parei de tomar anticoncepcional a 3 meses.
ResponderMas foliculo normal? de q tamanho?
ResponderOlá Patrícia meu nome Marcela fiz uma ultra diagnosticou micro cistico int comecei tomar celene e aconteceu disse k problema má circulação então fui proibida de tomar Anticoncepcional meu problema é passar meses sem mestrua mas ultimamente estou mestrusndo normal a medica disse eu menstruando eu óvulo? Mas faz dois meses que está vindo diferente fui pra maternidade com cólica chegando lá estava útero fechado mandou repouso meaca de aborto pode acontecer eu mesma menstruando?
ResponderOlá Patrícia meu nome Marcela fiz uma ultra diagnosticou micro cistico int comecei tomar celene e aconteceu disse k problema má circulação então fui proibida de tomar Anticoncepcional meu problema é passar meses sem mestrua mas ultimamente estou mestrusndo normal a medica disse eu menstruando eu óvulo? Mas faz dois meses que está vindo diferente fui pra maternidade com cólica chegando lá estava útero fechado mandou repouso meaca de aborto pode acontecer eu mesma menstruando?
Respondersou laqueada a três anos e quero muito engravidar tem como eu tomar algum cha pra mim pode engravidar
ResponderAna, pode sim, tem q fazer o tratamento certinho. bjokas!
Responderobrigadu paty.. deus abençoe vc..
Responderissu é a pura vdd qm quer ter filho demora mt agora pra qm n que é rapidao.
Responderoi td bm?!. entao eu tomava anti ah dois anos ai eu resolvi para em agosto agora ai desceu so 3 dias normal era 6 fkei preucupada sera q estou gravida. pois a mestruacao atrasso 1 mes fiz varios testes todos negativo fui fazer ultrassom e deu cisto nos dois ovario. ai o medico me receito diane 35 para 90 dias. entao eu keria saber se tenho q fazer o tratamento sem pausa? e se possu engravida ainda? me ajuda por favor.
Olá Patrícia meu nome Marcela fiz uma ultra diagnosticou micro cistico int comecei tomar celene e aconteceu disse k problema má circulação então fui proibida de tomar Anticoncepcional meu problema é passar meses sem mestrua mas ultimamente estou mestrusndo normal a medica disse eu menstruando eu óvulo? Mas faz dois meses que está vindo diferente fui pra maternidade com cólica chegando lá estava útero fechado mandou repouso meaca de aborto pode acontecer eu mesma menstruando?
ResponderRealmente a SOP é cruel com as mulheres, e na maioria das vezes são as querem ter filhos, pois as que não querem engravidar geralmente não tem nada!!! Muito bom esse tópico!!
ResponderEu sofro de SOMP,e sofro muito com isso!!Adorei sua explicação,obrigado viu.
Responder