Você já ouviu falar da síndrome dos ovários policísticos? Esta é uma doença que muitas mulheres sofrem e em alguns casos causam dor, e que tem como principal consequência a dificuldade da mulher engravidar naturalmente. Para introduzir este tema, é importante relembrar que as mulheres tem dois ovários que estão situados um de cada lado do útero. Eles são responsáveis pela ovulação e pela descarga de hormônios no ciclo menstrual e ovulatório. Em um ciclo normal, a mulher tem mudanças hormonais durante o período de amadurecimento do óvulo fazendo com que o endométrio engrosse e o folículo libere o óvulo. Mas quando se tem a SOP (síndrome dos ovários policísticos) isso não acontece com facilidade.

A síndrome dos ovários policísticos pode te atrapalhar se você está tentando engravidar. 

O Que São os Ovários Policísticos

A síndrome dos ovário policísticos nada mais é do que micro cistos situados em um ou, até mesmo, ambos ovários, causando mau funcionamento na função ovulatória e, também, da produção hormonal, resultando em excesso ou falta de hormônios. Mulheres com síndrome dos ovários policísticos podem ter a espessura das paredes dos ovários maior do que o habitual, o que dificulta que o folículo seja rompido para liberar o óvulo, fazendo com que os eles fiquem retidos no ovário1.

Sintomas dos Ovários Policísticos

Os sintomas são os mais variados. De acordo com os médicos, quem tem SOP (síndrome dos ovários policísticos) costuma ter espinhas em abundância e, também, períodos menstruais muito longos2. Uma mulher com SOP pode menstruar apenas 4 vezes em um ano, por exemplo. Isso porque os hormônios são alterados devido à síndrome, e aí torna-se difícil prever se ou quando ocorrerá a ovulação. Outro sintoma inconveniente é o aumento e engrossamento dos pelos, bem como o aumento de peso que pode resultar em obesidade.

Tratamentos para Síndrome de Ovários Policísticos

Para que a mulher com síndrome dos ovários policísticos possa engravidar, o tratamento é a indução da ovulação através de medicamentos específicos ou medicamentos que ajudem a limpar os cistos dos ovários3. Para alguns casos, é receitado o uso de Clomid e também de metformina que ajuda a eliminar os folículos e normalizar os hormônios. Deve-se adotar, também, uma alimentação mais saudável e uma rotina de exercícios para que ajude no processo.

Para evitar que a SOP tome proporções graves e cause infertilidade, é importante que a mãe leve a sua filha assim que a primeira menstruação apareça a fim de prevenção. A grande maioria das mulheres que fazem o tratamento para amenizar esta doença acabam engravidando naturalmente ou por meios mais incisivos como a IA (inseminação artificial) ou com a FIV. O segredo é nunca desistir! Boa sorte!

Veja também: Metformina Para Ovários Policisticos – Consulte Seu Médico