A varicela também conhecida como catapora, pode atormentar a vida de crianças e adultos. Causada por um vírus o varicela-zóster. A catapora é parente próxima da herpes e pode se apresentar com bolhas de água que crescem pelo corpo todo. Os principais sintomas da catapora são a febre e a coceira persistente, mas então como aliviar esses sintomas? Como saber que aquelas pintinhas que saem ainda na infância são realmente da catapora?

A catapora é extremamente contagiosa e os seus sintomas são muito incômodos. Crianças de todas as idades podem contrair a catapora e podem repassar a outras que ainda não a tiveram. A época mais contagiosa para as crianças é na fase escolar, onde tem contato maior com crianças de todos os lugares.

Contágio e Sintomas

Pessoas que já tiveram contato com a doença na infância ou idade adulta tem total imunidade, porém quem ainda não a teve correm riscos de pegar mesmo se vacinada contra a doença. Os sintomas da catapora são:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
  • Febre alta por diversos dias
  • Bolhas d´agua avermelhadas
  • Falta de apetite
  • Dor no corpo

A febre alta é um dos maiores sintomas da catapora, pois após atingir o pico, as bolhas começam a aparecer. As bolhas são formadas por uma pele fina e tem liquido viral dentro delas. As bolinhas da catapora podem aparecer pelo corpo todo, mas principalmente no rosto, troco, couro cabeludo e axilas. Esse liquido é extremamente contagioso assim como as secreções corporais de quem está passando pela crise de catapora.

Como Amenizar os Sintomas da Catapora

A varicela é em sua grande maioria dos casos simples de resolver. É o tempo para a ação de o vírus acontecer e ela vai embora sozinha. O problema realmente são os sintomas da catapora, lidar com esses incômodos são um ponto chave da questão. A catapora proporciona crises dolorosas e muito intensas de coceiras. Coçar realmente não é uma boa idéia, arranhar pode fazer com que as bolhas se espalhem ainda mais pelo corpo.

Infelizmente coçar as erupções de catapora pode fazer o quadro se agravar ainda mais, pois também proporcionam cicatrizes e infecções por bactérias. Embora seja uma doença viral, as lesões podem ser contaminadas se expostas (carne viva). Deve-se deixar com que elas sequem por si só a fim de evitar contaminação.

Como Aliviar a Coceira

Mas como fazer aliviar em crianças pequenas que não tem essa noção? Existem medicamentos e método fitoterápico para ajudar no alívio das coceiras e dores nas erupções da catapora. Uma delas e que é muito usada e recomendada pelos médicos é o permanganato de potássio. A água violeta como é conhecida, alivia e muito a coceira e ardor. Ela ajuda também as bolhas secarem reduzindo os sintomas da catapora, febre e erupções.

Há alternativas nas plantas para melhorar os sintomas de catapora, o azevinho e sabugueiro dão bons chás e banhos. Basta ferver as ervas na água por 10 minutos e banhar as feridas da criança com catapora. Tomar o chá também é indicado, cerca de 200 ml ao dia. Além disso existem pós hemostáticos que ajudam a reduzir a coceira e também a cicatrização. Maisena (amido de milho) é um ótimo substituto para esse pó mas ele é facilmente encontrado em farmácias.

Prazo de Contágio

O prazo de contágio da doença é os primeiros 10 dias de manifestação da catapora, a fase em que as bolhas estão secando é altamente contagiosa. O grande problema é quando a criança tem um sistema imunológico frágil, a doença é combatida pelos anticorpos e glóbulos brancos que se multiplicam combatendo a doença. Porém se a criança ou adulto tem essa fragilidade imunológica, pode ter um agravamento do quadro clinico do portador de catapora.

Vacina Contra Catapora e Onde Tomar

Para ajudar a amenizar os riscos de pegar a doença, existe a vacina contra catapora. Como qualquer outra forma de imunização, ela ajuda na produção de anticorpos da doença, assim se um vírus entrar no corpo, é combatido imediatamente pelo exército imunológico.

O SUS oferece gratuitamente a vacina contra catapora. Antes tríplice, agora tetra a vacina incorporou a catapora como defesa para bebês a partir do segundo mês de vida. A vacina pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade mas na rede privada e custa em torno de R$150.

Veja também: Manchas Vermelhas na Pele do Bebê – O que Pode ser?

Fotos: Rob, SuperFantastic

_

Caixa de Informações Chave:

  1. A varicela também conhecida como catapora, pode atormentar a vida de crianças e adultos. Causada por um vírus chamado o varicela-zóster.
  2. A catapora é extremamente contagiosa e os seus sintomas são muito incômodos. Crianças de todas as idades podem contrair a catapora e podem repassar a outras que ainda não a tiveram.
  3. A febre alta é um dos maiores sintomas da catapora, pois após atingir o pico, as bolhas começam a aparecer. As bolhas são formadas por uma pele fina e tem liquido viral dentro delas.
  4. A catapora proporciona crises dolorosas e muito intensas de coceiras.
  5. Existem medicamentos e método fitoterápico para ajudar no alívio das coceiras e dores nas erupções da catapora.