A menopausa é uma fase muito importante na vida de qualquer mulher. É literalmente o encerramento de um ciclo e o começo de um novo tipo de vida, pelo menos no que diz respeito à biologia da mulher. Mesmo assim, é muito comum que existam várias dúvidas e até mesmo medos sobre ela. Por isso hoje vamos falar sobre os sintomas da menopausa, como cada um deles pode afetar a vida de uma mulher e o que fazer para alivia-los. Ficou curiosa para saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e descubra todas as informações que trouxemos para você!

O que é o Climatério?

Antes de mais nada, é importante termos uma ideia esclarecida sobre o que é o climatério e como ele age na vida de uma mulher. Resumidamente, o climatério é o período de transição entre a fase fértil e a não fértil de uma mulher. Suas fases são:

  • Pré-menopausa
  • Perimenopausa
  • Menopausa
  • Pós-Menopausa

Durante todas essas fases ocorrem alterações no corpo da mulher, principalmente no que diz respeito aos hormônios, o que acaba afetando diretamente o corpo da mulher. O período mais conhecido e que mais causa essas mudanças é a menopausa e exatamente por isso é sobre os sintomas dela que iremos falar hoje.

Principais Sintomas da Menopausa

A menopausa pode apresentar muitos sintomas e cada mulher pode sentir cada um deles de forma mais ou menos impactante. Os principais são:

  • Menstruação Irregular
  • Secura Vaginal
  • Suores Noturnos
  • Diminuição da libido
  • Queda de cabelos
  • Alterações de humor constantes
  • Perda de firmeza nos seios e na pele
  • Ondas de calor repentinas
  • Piora na qualidade do sono
  • Pele seca
  • Cansaço frequente

Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles e mostrar como eles afetam o corpo de uma mulher.

Menstruação Irregular

Esse é um dos sintomas mais comuns da menopausa e ocorre com todas as mulheres. A menstruação pode vir em um mês e em outro não, além de o período ser mais curto. O intervalo entre as menstruações tende a ficar cada vez maior também.

Secura Vaginal

É muito comum mulheres sentirem mais dificuldades em lubrificar a vagina durante a menopausa. Esse sintoma pode ocorrer de forma mais aguda em certas mulheres do que em outras, por isso não é preciso se preocupar.

Suores Noturnos

Os suores noturnos estão diretamente relacionados a outros dois sintomas dessa lista: o calor da menopausa e as dificuldades para dormir. Nesse período, é bastante comum que uma mulher acorde com os lençóis molhados de suor.

Diminuição da Libido

Por conta da baixa do nível de estrogênio, é muito comum que uma mulher também tenha menos desejo sexual durante a menopausa. Mais uma vez, isso pode ocorrer de formas diferentes entre cada mulher.

Queda de Cabelos

A diminuição dos hormônios também pode causar queda de cabelos. Esse é um dos sintomas que mais costumam incomodar as mulheres e fazer com que elas busquem algum tipo de tratamento, mesmo que seja algo comum nessa fase.

Alterações de Humor Constantes

Outra coisa bastante comum é ter alterações de humor e fácil irritabilidade durante a menopausa. Esses sintomas podem aflorar mais em mulheres que possuem alguma condição hormonal pré-existente.

Perda de Firmeza nos Seios e na Pele

Um dos sintomas que mais incomodam as mulheres que passam pela menopausa é justamente a perda de firmeza nos seios e na pele, que tem relação direta com a diminuição de hormônios. Apesar de isso ser um incomodo, esse sintoma pode ser amenizado através da alimentação e da prática de exercícios físicos.

Ondas de Calor Repentinas

As ondas de calor, também conhecidas como o calor da menopausa, são talvez o sintoma mais famoso dessa fase de transição. Elas ocorrem porque o cérebro se confunde ao não conseguir entender exatamente os níveis dos hormônios que controlam a temperatura do seu corpo. Essas ondas de calor normalmente são seguidas de um frio repentino e costumam durar apenas alguns minutos. Apesar disso, elas podem ser muito incomodas, o que faz com que muitas mulheres busquem tratamento para ele.

Piora na Qualidade do Sono

O sono de uma mulher pode ser diretamente afetado por conta das ondas de calor e dos suores noturnos. Isso também acaba implicando em outro sintoma, a fácil irritabilidade e as mudanças de humor constantes.

Pele Seca

Outro sintoma da menopausa que é bastante comum é perceber que sua pele está mais seca do que costumava ser. Apesar de causar incomodo em algumas mulheres, hoje em dia já existem diversos cremes e produtos cosméticos que ajudam nesse sentido.

Cansaço Frequente

A fadiga também é um sintoma bastante comum da menopausa, o que também pode causar irritabilidade na mulher. Porém, esse também é outro sintoma que pode ser combatido com uma melhor alimentação e a prática de exercícios físicos.

mulher meia idade

Como lidar com a Menopausa?

Muitas mulheres encaram a menopausa como um período em que se deve temer e procurar ajuda para não sofrer com todos esses sintomas. Mas apesar de alguns deles realmente causarem certo incômodo, é importante entender que a menopausa é só mais uma fase da sua vida como qualquer outra. Muitas vezes há mais problemas em lidar com a menopausa e o que ela representa do que com seus sintomas em si. Envelhecer não é algo necessariamente ruim. Sua vida deve ser vivida de acordo com o que você espera de si e aproveitar cada momento dela é o que a faz ser tão especial.

Conseguiu entender melhor quais são os principais sintomas da menopausa e como eles se manifestam? Como já dissemos aqui anteriormente, cada um deles pode aparecer de forma diferente nas mulheres, por isso, não há regras sobre o quão forte cada um deles se apresenta nessa fase. Porém, conhece-los é muito importante para saber com o que você está lidando e, principalmente, para você se acalmar e compreender que se trata apenas de mais uma fase em sua vida.