O corpo feminino funciona como uma verdadeira engrenagem, e qualquer diferença em seu funcionamento pode indicar que algo está acontecendo. Não é diferente para quando uma mulher engravida e os sinais que o corpo dá de que tudo está acontecendo, já que o corpo terá que se adaptar para encarar uma das suas maiores transformações de toda vida. Mas no caso de tentantes, que estão a meses ou anos em busca do seu sonhado positivo, qualquer sinal, por menor que seja pode ser considerado sintomas de gravidez. Por isso, vamos entender o que pode ser considerado um verdadeiro indicativo de gravidez em curso e o que pode ser confundido com outros fatores normais do ciclo menstrual.

Existem alguns sintomas que são reconhecidos por todos como sintomas de gravidez, já outros, que podem ser confundidos com sintomas de TPM ou até mesmo de outros fatores e ocorrências da saúde. Vamos listar quais são os principais e mais evidentes de uma gestação.

Principais Sintomas de Gravidez

  • Sensibilidade nas mamas
  • Sensibilidade a cheiros fortes, incluindo perfumes;
  • Enjoos matinais;
  • Tonturas;
  • Salivação excessiva;
  • Cansaço maior que o normal;
  • Aumento da frequência urinária.

Mesmo sendo sintomas de gravidez que causam alerta a mulher que esteja esperando um positivo ou que não esteja se prevenindo, é necessário levar em consideração outros fatores, como o atraso menstrual.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Quando Iniciam os Sintomas de Gravidez?

Muitas mulheres têm essa dúvida, até mesmo para garantir que não estejam sentindo sintomas desenvolvidos pela própria cabeça, a famosa gravidez psicológica. Mas é necessário saber quando eles podem ocorrer e são confiáveis. Normalmente os sintomas de gravidez mais evidentes começam a ocorrer a partir da 5º ou 6º semana gestacional, que ocorre em torno do 7º ou 14º dia após a data que deveria vir a menstruação.

Mas sintomas como enjoos e náuseas matinais podem acontecer antes mesmo do atraso, como em alguns casos que a mulher consegue desconfiar da gravidez antes mesmo do atraso menstrual. Porém, os sinais mais evidentes e decorrentes das transformações do corpo feminino, como inchaços abdominais, falta de ar, constipação do intestino e azia são conforme a barriga vai crescendo e no decorrer gestacional.

Vale ressaltar que nem todas as mulheres sentem sintomas de gravidez, em alguns casos a gestação pode ser descoberta já avançada, como em alguns casos que se descobre a gestação já com 5 ou 6 meses. São raros os casos, mas podem acontecer pela inexistência de sintomas, principalmente da ausência menstrual. É importante também dizer, que cada gravidez é diferente da outra, e se em uma gravidez sentiu muitos enjoos e azia, na próxima pode ser tudo diferente, assim como o período de incomodo, que pode durar só o primeiro trimestre que é o mais normal, como durar até o final da gestação.

Nidação é Sintoma de Gravidez?

A nidação é um sintoma não tão bem conhecido entre as mulheres, sendo popular entre as tentantes que buscam incansavelmente por sinais que conseguiram engravidar naquele ciclo. Mas não é um sintoma considerado comum e em muitas vezes que passa despercebido.

O que é Nidação?

A nidação é o momento que caracteriza a implantação do embrião ao útero. Esse fator ocorre naturalmente uma semana após a fase ovulatória, que marca o início de uma gestação (ou 14 dias antes da data programa para menstruar). Durante a implantação pode-se ocorrer um pequeno sangramento, em alguns casos imperceptível ou confundido com um escape menstrual. Esse sangramento ganha o nome de nidação.

A nidação ocorre em todas as mulheres, mas não são todas que conseguem detectar o sintoma. Mas se notou a presença da nidação, que normalmente é visto na calcinha ou ao se limpar após usar o banheiro, aguarde uns dias e faça um teste de gravidez para confirmar. Quanto mais próximo do dia da próxima menstruação, maior será a concentração de HCG e mais fácil será de confirmar.

Como Aliviar os Sintomas da Gravidez?

O sintoma mais comum e mais reclamado de toda a gravidez, com certeza são os enjoos. Muitas mulheres podem passar longos períodos de quadros de vômitos, principalmente o matinal. Na grande maioria, os enjoos e náuseas finalizam ao completar o primeiro trimestre, mas algumas premiadas podem ter que encarar esse sintoma tão incomodo até o fim gestacional.

O próprio obstetra normalmente já indica no início do pré-natal, medicamentos autorizados para uso na fase gestacional para ajudar no controle das náuseas e enjoos, mas nem sempre surtem efeito ou simplesmente provocam um alivio momentâneo. Mas como reduzir esse sintoma ou aliviar de uma forma mais confortável para a gestante?

Algumas mudanças de hábitos na alimentação assim como dicas de alimentos, prometem aliviar os enjoos. Vamos listar algumas dicas de como prevenir:

  • Coma algo assim que acordar: de preferência a bolacha de água e sal que é leve e ajudará a elevar as taxas de açúcar no sangue;
  • Aumente o número de refeições ao dia: Normalmente fazemos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar), aumenta para até 6 pequenas refeições ao dia, ou coma a cada 3 ou 4 horas, mantendo estável os níveis de açúcar no sangue
  • Evite alimentos apimentados ou muito gordurosos;
  • A vitamina B6 é indicada para controle das náuseas. Tome seu polivitamínico gestacional adequadamente;

Dicas de Alivio do Enjoo

Algumas dicas bem simples e até mesmo caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas intensos do enjoo, que acabam com o dia de qualquer pessoa. Vamos listas algumas sugestões:

  • Chupe gelo ou um limão;
  • Evite se expor a cheiros fortes e utilizar perfumes que estejam causando enjoo, assim como utilizar produtos com cheiro intenso;
  • Se escovar os dentes se tornou uma verdadeira tortura: troque temporariamente a escovação por um enxaguante bucal;
  • Beba leite: o cálcio ajuda a neutralizar o ácido estomacal;
  • Beba muito líquido, principalmente se não estiver conseguindo comer corretamente. Beba sucos, chás, vitaminas e se mantenha hidratada e alimentada.

Grávida Menstrua?

Como primeiro sinal confiante que uma gravidez pode estar acontecendo, a ausência menstrual é sempre esperada pelas mulheres que estão tentando engravidar. Mas e se existem todos os sintomas e está menstruando, pode acontecer? Grávida tem menstruação?

Vemos diversos relatos de mulheres que descobriram sua gravidez já avançada e garantem que tiveram menstruação normalmente durante os meses. Mas precisamos alerta-las que grávida não menstrua em hipótese nenhuma. A presença desse sangue pode ser por diversos outros fatores, mas não devido ao ciclo menstrual normal, vamos explicar porque.

O local de fixação do embrião dentro do útero é o endométrio e sem ele é impossível um bebê se desenvolver com saúde. Na menstruação é exatamente o endométrio que é expelido através do sangue menstrual, portanto como pode-se estar grávida e um bebê se desenvolvendo se não existe o endométrio?

As causas de sangramentos que podem ser confundidos com sangue menstrual é o do aumento dos níveis hormonais que podem provocar sangramentos, mas nada intenso, com fluxo como o de uma menstruação. Se o sangramento for escuro, é um indicativo de níveis baixos de progesterona e se tiver a presença de grandes coágulos na cor vermelho bem vivo, é níveis aumentados de estrogênio. Se está grávida e tem sangramento, deve procurar seu médico imediatamente, não é normal!

Foto: pixabay.com