A implantação do óvulo fecundado (zigoto) na parede uterina é um momento essencial da gestação. O processo se chama nidação às vezes ele pode passar despercebido pelo organismo feminino. Algumas vezes mulheres mais sensíveis aos sinais do corpo podem reconhecer os sintomas dela com facilidade. Fica mais fácil identificar a nidação ao saber quais sintomas observar.

Logo após a fecundação do óvulo durante a ovulação, o nível de progesterona sobe no organismo e pode produzir sintomas bem parecidos com os da gravidez. Porém, ainda não são os sinais da gestação em si, mas apenas dos sintomas de nidação. Eles apenas apenas que algo diferente está acontecendo no corpo da mulher.

Sintomas de Nidação Mais Comuns

  • Pequenos sangramentos de cor amarronzada, rosado ou aguado, durando no máximo 3 dias; sem fluxo de cor viva e intenso
  • Cólicas parecidas com as menstruais
  • Leves pontadas no baixo ventre

Os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil, se a fecundação aconteceu. Portanto, só acontece a nidação se o embrião se fixar e a gravidez acontecer.

Quando os Sintomas da Nidação Ocorrem?

O prazo médio para acontecer a nidação é de 7 a 15 dias. Fugindo à regra, algumas mulheres podem ter os sintomas de nidação bem mais tarde, no final do ciclo e próximo da data esperada da menstruação. Em casos de ovulação tardia, os sintomas de nidação podem aparecer até 15 dias depois da ovulação, passando alguns dias e deixando a tentante à espera da menstruação com vários betas HCG e testes de gravidez negativos nas mãos.

IMPORTANTE: Na nidação, os sintomas são diferentes de mulher para mulher. Algumas podem sentir os sintomas de forma evidente. Já para outras, pode ser praticamente imperceptível.

O HCG é um hormônio que é produzido em grande quantidade quando o embrião se implanta. É exclusivo da gravidez por só ser produzido pelo corpo após a implantação do zigoto no endométrio, e isso confunde muitas mulheres. Devemos lembrar novamente que a nidação pode ter ou não sintomas e o mais comum é que os sintomas sejam bem sutis e difíceis de perceber. Porém, é sim possível detectá-los. Para tirar a prova, recomendamos o teste de gravidez da Famivita, que possui a maior sensibilidade do mercado. Isso significa que é possível realizar o teste um ou dois dias antes da data esperada da próxima menstruação. Você pode comprar seu teste de gravidez em nossa loja virtual.





Outro sintoma da nidação que deve ser mencionado é o sangramento do meio do ciclo. Mulheres com vida sexual ativa podem engravidar no seu período fértil, e o sangramento 15 a 20 dias após a menstruação pode não ser de nidação. Aliás, na maioria das vezes, esse sangramento no meio do ciclo é de ovulação! Nem todo sangramento leve e marrom é de nidação. O sangramento de nidação é somente aquele que resulta em testes de gravidez positivos após ele acontecer..

Perguntas Frequentes Sobre Sintomas de Nidação

Sangramento Pouco e Escuro

Tive um sangramento escuro bem pouco. Parecia mais uma sujeira que ia e voltava durante alguns dias. É um sintoma de nidação?

Pode ser, porém nem todo sangramento escuro e como borra pode ser considerado sangramento de implantação. Esses sangramentos podem acontecer por algum outro motivo, como baixa de progesterona ou mesmo pelo uso de anticoncepcionais. O sangramento só é um sintoma de nidação se após 2 ou 3 dias um teste para gravidez der positivo. Caso esse não seja o caso, pode ser um sangramento por diversos outros motivo.

Sangramento é Confirmação de Nidação

Só engravidei se vier o sangramento como sintoma de nidação?

Não, a grande maioria das grávidas não tem sangramento. Realmente, uma minoria das mulheres podem apresentar o sangramento como sintoma, mas a maioria apresenta apenas cólicas e dor no baixo ventre como sintomas de nidação.

sangramento como sintoma de ovulação

Quando Fazer o Teste Após a Nidação?

Quando o teste dá positivo depois dos sintomas de nidação?

Em teoria, cerca de 24 horas depois o teste poderia ser positivo. Porém, nem todo corpo reage da mesma forma. Existe um período que se deve aguardar até que o HCG se eleve em uma quantidade razoável para dar positivo no exame de farmácia ou mesmo no beta HCG. O ideal é aguardar até a data da próxima menstruação para confirmação, ou o mais próximo da data possível. Existem alguns testes de gravidez com maior sensibilidade que conseguem detectar os níveis de HCG antes mesmo do atraso, como é o caso do teste de gravidez da Famivita que mencionamos anteriormente.

Sangramento de Nidação Oferece Riscos?

Corro algum risco se tive sangramento de implantação?

Não, o sangramento de implantação não traz riscos. Ele pode acontecer por uma pequena descamação que o embrião faz ao se implantar no endométrio grosso. Só seria preocupante se o sangramento durar mais de 3 dias e se houver coloração diferenciada como vermelho vivo parecendo menstruação. É importante fazer o teste caso o sangramento seja em bem pouca quantidade, uma melequinha apenas. Caso haja fluxo, descarte-se o sangramento de implantação considerando a menstruação.

Lembre-se que cada organismo reage de uma forma diferente a uma gravidez. Mesmo que não seja a primeira gravidez, o corpo pode reagir de uma forma diferente a essa nova gestação. Eu, mãe de 3, tive apenas uma vez o sangramento de nidação e esse foi o que me pegou de surpresa. Sangramentos que duram mais de 3 dias podem não ser de nidação, mesmo que sejam em pouca quantidade. Na dúvida faça, um beta após 5 dias do início do sangramento.

Dúvidas das Leitoras:

Como aumentar as chances de nidação?

Para aumentar as chances de nidação, nada melhor do que conhecer bem seu ciclo e seu período fértil. Ter relações no período fértil é a melhor forma de conseguir o positivo com maior agilidade.

Como é a nidação de gêmeos?

A nidação de gêmeos não tem nenhum sintoma diferente de uma nidação única. Os sintomas são exatamente os mesmos.

Como fica o colo do útero na nidação?

Normalmente o colo do útero na nidação fica fechado, alto e macio, mas existem muitos casos que esse estado pode variar.

O que pode prejudicar a nidação?

Diversos fatores podem atrapalhar a nidação, como: endométrio fino, endométrio não trilaminar, endométrio irregular e útero bicorno ou septado. Somente após exames o ginecologista poderá diagnosticar a verdadeira causa.

Veja também: Período Fértil Feminino – Como Calcular o dia Certo da Ovulação e
Endométrio e Gravidez – Casamento Perfeito

Foto: Tahe fertilidad