A irritação é um dos sintomas da TPMA tensão pré-menstrual ou TPM como é popularmente conhecida, são os sintomas que antecedem o período menstrual da mulher e podem durar de 5 a 10 dias antes da menstruação, em alguns casos em ate 15 dias e desaparecem com a vinda dela. Os sintomas de TPM ocorrem devido ao aumento dos hormônios, principalmente o aumento dos hormônios ovarianos.

Existem sintomas característicos da TPM e eles atingem 3 de cada 4 mulheres na faixa etária principal de 25 a 45 anos de idade e que tenham passado pelo menos por uma gravidez. O ideal é que seja sempre atentado, pois caso não desapareçam com a vinda da menstruação não se trata de sintomas de TPM, podendo ser sinais de depressão e deve ser investigado por um especialista. Alguns sintomas de TPM são tão fortes, trazem tanto sofrimento para a mulher que a obrigada procurar ajuda de um medico para tomar medicamentos para o alivio durante esse período. Considerada TPM grave, a mulher pode sentir insônia, depressão, angustia nervosismo em excesso e impossibilitando o convívio com outras pessoas durante essa fase, o que pode prejudicar não só na vida pessoal, conjugal como a profissional da mulher.

Os sintomas:

  • Diarréia e prisão de ventre
  • Irritabilidade
  • Enjoo
  • Espinhas e acnes
  • Enxaquecas
  • Sensibilidade nos seios
  • Diminuição do apetite sexual
  • Aumento do apetite

No geral ocorrem dores nas pernas, cólicas fortes, inchaços na barriga, fora a mudança no humor que faz que ocorram variações em minutos. A mulher pode ir de extrema alegria a lágrimas em segundos e por motivos insignificantes. Esse é um dos sintomas da TPM que são conhecidos como psicológicos, dentre eles estão a baixa estima, a irritabilidade, a ansiedade, a insônia e a depressão. Existe quem diga que TPM não se passa de invenção das mulheres, mas a TPM e seus sintomas são reais e comprovados, algumas mulheres sofrem com sintomas mais fortes outras com mais leve, quase imperceptíveis.

Como Aliviar os Sintomas da TPM

Dependendo da intensidade dos sintomas da TPM, o medico receitará o tratamento ideal para cada caso. Se a mulher sofre de TPM grave, o especialista poderá receitar antidepressivo ou ate mesmo o uso de anticoncepcionais de uso continuo que farão que esse período seja interrompido, interferindo no ciclo menstrual. Outra sugestão são os alimentos que ajudam a evitar que os sintomas da TPM ocorram com tanta intensidade, como o peixe que contem ômega 3 e são ótimos anti-inflamatórios , os vegetais como espinafre e a salsinha, as frutas como abacaxi, abacate e o figo e demais alimentos ricos em fibras. Todos ricos em vitaminas B6 e vitamina E que ajudam a combater a retenção de líquido. O chá de vitex Agnus-Castus e chá de agoniada também são fortes aliados das mulheres no combate da tensão pré-menstrual.

O chocolate comido com moderação pode aliviar os sintomas da TPM

O chocolate comido com moderação pode aliviar os sintomas da TPM

O chocolate que é um dos alimentos mais procurados pelas mulheres na TPM, comprovadamente ajuda nessa fase, pois o chocolate oferece o triptofano, que é a substância que nosso corpo precisa para produzir a serotonina que é o hormônio da satisfação e bem estar. Assim trazendo uma sensação de prazer, amenizando a irritação e o mau humor da mulher. Porem deve ser comido sem exageros, pois é um alimento rico em açúcar e gordura e comido em excesso pode acentuar ainda mais os sintomas da TPM, invés de alivia-los.

Evite se alimentar nessa fase com alimentos gordurosos, com muito sódio, e bebidas alcoólicas e com base de cafeína. A ingestão desses alimentos pode acentuar ainda mais os sintomas da TPM.

Veja Também: Menstruação Irregular – Causas e Como Ajudar o Ciclo a Voltar ao Normal

Fotos: Nêssa Florêncio, Floyd Brown