O infarto é um dos problemas mais sérios que podem ocorrer no coração de uma pessoa. É a principal causa de morte no Brasil e uma das principais no mundo inteiro. Ele pode ser ainda mais grave se ninguém souber do que se trata quando os sintomas ocorrem. Por essa razão, vamos falar hoje sobre os sintomas do infarto e como entender sobre essa questão pode ser crucial. Mas antes, é importante entender exatamente o que é um infarto e por que ele ocorre. Quer saber mais sobre o assunto? Confira tudo no texto de hoje!

O que é um Infarto?

Um infarto é basicamente a morte de uma parte do coração, mais especificamente do miocárdio, originada pela dificuldade em bombear sangue. Essa dificuldade, por sua vez, pode ocorrer por diversas causas, desde entupimentos de veias e artérias até o cansaço em excesso do músculo cardíaco. Trata-se de um problema realmente sério e que pode deixar consequências graves e, por essa razão, é necessário estar atento aos sinais e aos tipos de infarto existentes.

Tipos de Infarto

Apesar todos os infartos terem mais ou menos as mesmas consequências, existem alguns tipos que carregam diferenças importantes entre si. Sua classificação vai do tipo 1 ao tipo 5. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles a seguir.

Infarto Tipo 1

É um tipo de infarto espontâneo e ocorre normalmente devido a doenças cardiovasculares já existentes.

Infarto Tipo 2

Ocorre quando há falta de oxigênio no sangue, obrigando o coração a trabalhar em demasia e causando a morte de uma parte dele. É comum em pessoas que possuem anemia, hipertensão e arritmias.

Infarto Tipo 3

Esse tipo é um infarto silencioso, ou seja, ocorre de maneira inesperada e sem mostrar muitos sinais. Normalmente acontece por conta de um bloqueio na artéria coronária que não foi detectado anteriormente.

Infarto Tipo 4

É um tipo de infarto que exige a angioplastia, ou seja, a revascularização do coração.

Infarto Tipo 5

Trata-se também de um infarto que exige uma cirurgia de revascularização do miocárdio.

dor no peito

Quais são os Sintomas do Infarto?

O infarto agudo no miocárdio nem sempre é silencioso e, muitas vezes, pode indicar sinais de que irá acontecer. Alguns dos principais sintomas do infarto são:

  • Tontura
  • Dores na região abdominal
  • Pés inchados
  • Azia
  • Fadiga e fraqueza
  • Dores na região do tórax
  • Suor frio
  • Desmaio

Vale ressaltar que, quando se trata de mulheres, podem surgir alguns sintomas diferentes, como:

  • Arritmia
  • Desconforto no peito
  • Enjoos

Muitas vezes apenas um desses sintomas não significa nada e outras vezes podem passar até despercebidos. Mas quando uma pessoa sente a combinação de dois ou mais deles, é importante ligar o sinal de alerta, sobretudo se ela faz parte de algum grupo de risco, como cardíacos, fumantes ou obesos, por exemplo. Saber quais são os sintomas do infarto e, principalmente, saber como lidar com eles caso apareçam, é essencial para que vidas possam ser salvas.

Causas do Infarto

Não é possível determinar apenas uma causa para o infarto, já que ele pode surgir de diversas maneiras. Porém, é importante mostrarmos quais são as principais para que você tenha uma ideia maior se está ou não no grupo de risco. As principais causas do infarto são:

  • Tabagismo
  • Excesso de uso de álcool e drogas
  • Pressão alta
  • Obesidade
  • Aterosclerose
  • Diabetes

O infarto agudo no miocárdio está diretamente ligado às condições de saúde de uma pessoa. Por essa razão, manter hábitos saudáveis são ótimas formas de evitar que ocorra esse tipo de problema com você.

A importância de agir rapidamente

Agir rapidamente quando você possui sintomas do infarto pode ser a diferença entre sobreviver ou não a esse problema. Como você já deve ter percebido, o infarto emite diversos sinais antes de realmente acontecer. E essa é a melhor coisa que podemos saber sobre ele. Quando você age rapidamente e procura um médico ainda nos primeiros sintomas, o infarto pode ser algo menos grave. Quando você está em um hospital assistido por médicos e já preparados para que algo ocorra, é muito mais difícil de que as consequências do infarto sejam as mais graves. Por isso entender quais são os sintomas do infarto e saber identifica-los é algo tão importante, principalmente se você faz parte do grupo de risco. Como já dissemos, essa pode ser a diferença entre morrer ou não.

O infarto é a principal causa de morte no Brasil, mas felizmente existem muitas coisas que você pode fazer para evitar que esse problema ocorra com você. E ainda que existam chances, entender quais são os sintomas do infarto com certeza vai te ajudar a identificar mais rápido esses sinais e agir de forma responsável para evitar que algo de ruim aconteça. Cuidar do seu próprio corpo é sempre muito importante. Não negligencie isso e nem pense que é tarde demais. Ter uma boa vida é também ter uma boa saúde.