Principais Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas

Os sintomas de gravidez podem deixar uma tentante/treinante bem ansiosa e apreensiva, mas saiba que nem todos os sintomas que parecem ser uma gravidez são exatamente de gravidez. Mas quando levar um sintoma em consideração nas primeiras semanas então?

Algumas vezes o corpo pode pregar peças na mulher e dar todos os sintomas possíveis para uma gravidez aparentemente. Isso pode se confundir com sintomas de TPM, alterações hormonais e algumas outras coisas que acontecem hormonalmente falando. O fator principal que faz os sintomas parecidos com os da gravidez é a alteração da progesterona. Ela em conjunto com o estrogênio, é que dão a mulher todos os sintomas de gravidez como enjoos e todos demais. Os sintomas mais frequentes da gravidez são:

  • Náuseas
  • Sensibilidade e inchaço nas mamas
  • Tonturas
  • Aversão a alimentos e cheiros
  • Olfato apurado
  • Alteração no paladar (para doce, salgado ou amargo)
  • Sonolência
  • Cólicas
  • Desmaios

Grande parte desses sintomas acima é culpa da progesterona. O sono, por exemplo, a sensibilidade nos seios e a alteração no paladar. Mas nem sempre esses sintomas aparecem apenas na gravidez, temos que pensar que a progesterona também aumenta depois da ovulação e podem aparecer um ou mais desses sintomas citados acima, e ai simular uma gravidez por conta do corpo lúteo que secreta progesterona para a manutenção da possível implantação. Mas porque a mulher tem sintomas mesmo sem estar grávida? Porque o corpo naturalmente produz progesterona após a ovulação, isso sem exceção, salvo casos em que a produção de progesterona é baixa, mas isso é assunto para outro post.

Como Diferenciar os Sintomas de Gravidez se são os Mesmos?

Essa é a parte mais difícil, pois temos que esperar o atraso menstrual acontecer. Se a gravidez ocorre e os sintomas estão presentes desde o término do período fértil, seria necessário mesmo que a mulher aguarde até que constate um atraso menstrual relevante de 5 a 15 dias. Considero um atraso de 7 dias razoável para um teste de farmácia ou de sangue. Se fizer o teste ou exame de gravidez antes do atraso apenas por conta dos sintomas de gravidez, pode ganhar um falso negativo desnecessariamente e ai confundir ou frustrar a mulher.

Veja, que algumas vezes a mulher pode estar grávida e não ter nenhum tipo de sintoma ou sinal de que esteja grávida. Já aconteceram ambas as situações comigo então aquela velha história de que cada gravidez gera um comportamento diferente do corpo é a mais pura verdade. Náuseas, dores nas costas, cólicas fortes, alteração no paladar e cheiros que incomodavam… foram esses os principais que tive na primeira e ultima gravidez. Já na segunda não sentia absolutamente nada nas primeiras semanas! Apenas desconfiei de gravidez aos 2 meses de gestação.

Então, concluímos que os sintomas de gravidez nem sempre são realmente o que parecem, a mulher pode sim estar grávida, mas também pode ter sintomas apenas pela elevação hormonal pós ovulação. Não se apegar fielmente e somente aos sintomas é muito importante, assim a ansiedade pode diminuir e a situação fica mais leve para quem está esperando engravidar. E para quem está desconfiando de gravidez minha dica de hoje: Espere no mínimo 5 dias para fazer um teste e confirmar a sua suspeita. Falsos negativos podem acontecer, mas se fizer o teste na época certa, a constatação da gravidez fica mais fácil.

Alguma experiência com sintomas de gravidez? Espero ter ajudado e que tenham gostado!

Veja também: Primeiros Sintomas de Gravidez

Foto: Project 404, Andreiandrade