Para quem está tentando engravidar, o período fértil é o momento mais importante do ciclo. Por isso, é interessante conseguir captar os sintomas de ovulação, determinando a melhor época para ter relações e aumentando as chances do positivo. Mas quais são os sintomas de ovulação? Às vezes, eles não ficam tão claros e conhecer o seu corpo é fundamental no processo.

Baixar guia gratuito Ovulação: A Chave para Engravidar

Primeiro vamos entender melhor como a ovulação acontece. Quando a mulher menstrua sangue vermelho vivo começa o primeiro dia do ciclo. Costumamos dizer que a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação, mas nem sempre é assim, podendo acontecer de 11 a 14 dias antes como a qualquer momento do ciclo para mulheres com problemas de constância de datas da menstruação.

Durante o ciclo, a mulher tem alterações hormonais de estrogênio e LH na primeira fase, que são os responsáveis pela maturação dos óvulos para fecundar. Já o estrogênio e o FSH fazem crescer o folículo e o endométrio, ficando responsáveis também pelo muco elástico característico do período fértil que ajuda o esperma a subir pelo útero ao encontro do óvulo. Mulheres que não possuem grande quantidade de muco podem utilizar géis lubrificantes como o FamiGel, que fazem esse papel e ajudam a concepção a ocorrer mais rápido.

IMPORTANTE: mulheres que conhecem bem o seu corpo e o ciclo menstrual conseguem identificar com facilidade os sintomas da ovulação. Por isso, é interessante anotar e acompanhar por pelo menos 2 meses o funcionamento do seu ciclo, o que ajudará a conhecer melhor o corpo e a identificar a ovulação.

Quando o óvulo está maduro o suficiente para ser liberado, o LH sobe e prepara o terreno para a ovulação acontecer. Aí, de 24 a 48 horas do pico de LH o óvulo é expelido do folículo, provocando a ovulação. Mas como identificar esse momento?

Como Identificar a Ovulação?

Partimos do princípio de que nem todas as mulheres têm ciclos regulares com 28, 30 ou 32 dias. Então, como calcular o período fértil se a cada mês o ciclo tem uma duração diferente? Bom, vamos aprender a identificar o período fértil através de sintomas que indicam que a ovulação está prestes a ocorrer. Além do muco elástico, que não é regra, existem outros sinais que valem a pena serem ressaltados como sintomas da ovulação:

  • Muco elástico ou do tipo escorregadio com aspecto de sabão em pedra derretido
  • Dores abdominais apenas de um dos lados ou de ambos
  • Fisgadas na altura do umbigo
  • Temperatura corporal mais baixa
  • Libido aumentada
  • Umidade vaginal extrema
  • Sangramento, escape mínimo de sangue ou muco amarronzado
  • Teste de ovulação positivo

Assim, se juntarmos dois ou mais desses sintomas é bem provável chegarmos ao período fértil e às melhores datas para ter relações sexuais e engravidar.

Além desses sintomas, algumas mulheres têm alteração de humor devido à oscilação hormonal. É muito parecido com a TPM e algumas sentem também o bico do seio coçar. Os sinais de ovulação podem ser também similares aos sintomas de gravidez, porém são precoces e menos intensos. Vale mencionar que algumas mulheres sofrem com dores de cabeça pela queda do estrogênio.

Sangramento de Ovulação Existe?

Sim, existe! E isso acontece porque com o rompimento e liberação do óvulo pode haver sangramento do folículo. É incomum esse tipo de sinal, mas pode sim ocorrer em um ou outro ciclo ovulatório, indicando o início do período fértil.

O aspecto do sangramento de ovulação é semelhante ao do sangramento de nidação. Costuma ser avermelhado e com muco marrom e é claro que nem todo sangramento no meio do ciclo é ovulatório. Mulheres que tomam indutores têm maior probabilidade de um sangramento desse tipo.

Temperatura Basal

Ainda não aderiu à temperatura basal? Então aprenda como funciona para detectar a ovulação mesmo com um ciclo desregulado. O aumento do estrogênio causa uma queda na temperatura do corpo e conforme se aproxima a ovulação, a temperatura diminui ainda mais. Por isso, quem pratica esse método de controle de temperatura basal consegue identificar quando a ovulação está para chegar. Hoje em dia já existem à venda termômetros específicos para medir a temperatura basal! Veja mais sobre eles aqui.

Esses são sintomas de ovulação que podem ser sutis mas que fazem diferença na vida de quem está tentando conceber. Fique de olho no muco, quanto mais elástico e fino ele estiver, mais perto da ovulação está! Namore dia sim, dia não, não tem problema. Siga as dicas de como são os sintomas de ovulação e boa sorte!

Teste de Ovulação e Quando Fazer

Partimos do princípio de que nem todas mulheres têm um ciclo certinho de 28 dias. Aliás, a grande maioria tem ciclos de 30 a 38 dias, nem sempre com menstruação regulada.

Por isso, é preciso atenção aos sinais de ovulação e, para confirmar, o teste de ovulação pode ajudar bastante. Indica-se fazer o teste de ovulação assim que os primeiros sintomas de período fértil aparecem. Algumas mulheres já fazem no 10º dia do ciclo, outras precisam aguardar até o 20º dia. E tudo bem. Lembre-se de que cada organismo é único e essa é a realidade do ser humano.

Dúvidas das Leitoras:

Existe ovulação sem muco?

Sim, algumas mulheres podem não ter o muco ou ser tão mínimo que passam despercebidos, mas nem por isso deixam de ovular. Nesse caso, as mulheres costumam ficar mais úmidas do que o normal e conseguem reconhecer o seu período fértil devido a outros sinais do período.

Ovulação sem muco é indicação de algum problema?

Não necessariamente, em alguns casos a falta do muco pode indicar baixa de estrogênio, mas normalmente é um fator comum entre mulheres. Em caso de dúvidas, converse com seu ginecologista.

Qual a diferença de período fértil e ovulação?

O período fértil são alguns dias considerados mais férteis devido à proximidade da ovulação. Já a ovulação ocorre em um dia específico.

Dica Importante: o controle sobre os dias férteis é muito importante já que a mulher tem apenas 1 chance por ciclo para engravidar. Por isso, os testes de ovulação podem e devem ser utilizados. Além dessa opção, fazer uso de indutores naturais de ovulação como as cápsulas de inhame também é algo que faz total diferença. Essas duas opções você encontra aqui, no site da Famivita.

Veja também: Método Billings conhecendo o muco cervical. e Calculadora do período fértil

Foto: Wellcome Images, Acervo pessoal