A menopausa é uma condição médica normal, pela qual todas as mulheres passam em algum momento de suas vidas. Ocorre normalmente com mulheres entre 45 e 55 anos.Existem alguns casos em que a menopausa se manifesta mais cedo do que o normal no corpo de uma mulher, chegando a afetar algumas antes mesmo dos 35 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.

O que é Menopausa

A menopausa é a condição que marca o fim do período reprodutivo de uma mulher e, por isso, é um período muitas vezes cercado de dúvidas e incertezas sobre o próprio corpo e também como isso pode afetar o estado emocional de uma mulher.

As dúvidas acontecem porque os boatos e mitos sobre a menopausa são diversos e rondam a vida de mulheres dentro da nossa sociedade. É verdade que a menopausa gera alguns problemas e consequências ao seu corpo e à sua mente, até porque é um dos estados onde os hormônios de uma mulher estão trabalhando a mil. Assim como nos períodos de menstruação e gravidez, a menopausa também carrega seus perigos e certos cuidados a serem tomados.

Mas não se deixe levar por mitos e histórias que contam de boca a boca. Ao mesmo tempo que existem problemas que surgem com a menopausa, também existem soluções que podem te ajudar a controlar todas essas adversidades e fazer você ter um dia a dia normal mesmo em um período tão conturbado da sua vida.

Preparamos uma lista com os principais problemas da menopausa e as soluções para que você possa resolvê-los ou controla-los sem grandes problemas. Eles são:

Sintomas da Menopausa

  • Calor excessivo
  • Insônia
  • Alterações de humor
  • Falta de desejo sexual

Todos esses problemas são sintomas normais e pelos quais todas as mulheres passam, em menor e menor grau. Por isso não se desespere. Há o lado ruim e também há o lado bom, é só mais uma fase da sua vida no final de tudo.

Calor excessivo

Talvez esse seja o problema mais conhecido e que gera mais confusão na menopausa. As mulheres que estão passando por essa faze geralmente sentem um calor intenso, mesmo que a temperatura do ambiente esteja baixa.

Isso acontece devido à redução da progesterona, um hormônio que, dentre outras funções, é responsável por controlar o centro térmico do organismo feminino. Apesar de ser o sintoma mais comum da menopausa, nem todas as mulheres sentem esse calor e a intensidade pode variar de mulher para mulher, isso devido à alimentação, atividades físicas que cada uma pratica e à qualidade de vida de cada uma.

Como resolver o problema do calor?

Mesmo que nem todas as mulheres sofram com esse sintoma, ele existe e deve ser cuidado se te incomoda de alguma forma. Uma das formas mais recomendadas pelos ginecologistas é a TRH, a famosa terapia de reposição hormonal.

A THR funciona para que o equilíbrio do seu corpo com os hormônios não seja perdido de maneira tão bruta e, na maioria das vezes funciona muito bem. Porém, existem algumas restrições para fazer esse tipo de tratamento, como:

Restrições Para o Tratamento

  • Mulheres com histórico de câncer de mama
  • Mulheres com problemas no fígado ou histórico de doença hepática
  • Mulheres com doenças cardíacas
  • Mulheres com disfunções hormonais prévias

As restrições existem porque a TRH pode trazer consequências como o câncer de mama, por exemplo, ainda que o risco de acontecer seja baixo, mulheres com esses problemas são orientadas a não fazer a terapia. Quanto às outras mulheres, as chances de terem consequências são relativamente pequenas e os ginecologistas normalmente recomendam.

ATENÇÃO: Cada caso é um caso. Só é possível afirmar que você deve fazer a terapia depois de passar por uma análise minuciosa. Faça todos os exames antes que seu médico pedir antes de tomar alguma atitude sozinha.

Insônia

Uma das consequências do calor excessivo na menopausa são os suores noturnos, o que acaba causando insônia ou grandes dificuldades para dormir. Mas a insônia na menopausa não acontece só por isso, estresse, irritabilidade, ansiedade e todos os desconfortos físicos sentidos por mulheres passando por essa fase, contribuem para que algumas mulheres tenham problemas para adormecer durante a menopausa.

Como combater a insônia?

Uma das coisas mais importantes é manter a sua roupa de cama leve, mas que te deixe confortável para dormir. Assim você consegue aliviar o calor, não se incomodar tanto com os suores e não se sentir desconfortável ao mesmo tempo.

Livrar a mente de qualquer preocupação também é um bom começo. Tente fazer do horário de dormir a parte mais tranquila do seu dia, sem distrações ou qualquer outro tipo de pensamento que possa encher sua cabeça. Alguns tipos de chás, como o de cidreira, e calmantes naturais são boas opções para relaxar antes de dormir.

Alterações de humor

Hora muito sensível, hora irritada demais com todos, hora triste sem nenhum motivo específico.  É mais ou menos assim que algumas mulheres na menopausa se sentem. Um dos grandes problemas que acontecem quando tantos hormônios estão se modificando dentro do corpo da mulher é a constante alteração de humor.Mesmo que afete mais algumas do que outras, esse é um problema da menopausa que pode ter uma solução tranquila e fácil.

Qual a solução para as alterações de humor?

Existem diversas coisas que podem ajudar a lidar com esse problema. Praticar esportes como Yoga, por exemplo, é um belo remédio para aliviar o estresse, além de aumentar o nível dos neurotransmissores que produzem sensação de bem-estar e relaxamento.

Em casos extremos de alteração de humor ou de tristeza continua, a mulher deve procurar o auxílio de um médico para verificar se esses sintomas não são causa de alguma outra disfunção, transtorno ou doença, como a depressão ou o transtorno de ansiedade.

Falta de desejo sexual

É muito comum acontecer com as mulheres que estão passando pela menopausa, apesar de preocupar muitas. É natural que depois da menopausa o desejo sexual acabe sendo menor do que costumava ser. Isso devido à baixa produção de progesterona no corpo da mulher após essa fase.

Como resolver a questão da libido?

Para encontrar soluções para os problemas da menopausa, muitas mulheres recorrem à terapia de reposição hormonal, ou TRH, que já citamos aqui. Ela pode ajudar no problema da falta de desejo sexual de uma mulher, porém, você não deve se desesperar por causa disso, é algo normal e que acontece com todas.

O desejo sexual quase nunca para, pois, a função do sexo na vida das pessoas não é apenas reprodução. Também significa bem-estar e qualidade de vida.

Prevenções para os problemas da menopausa

Todas as mulheres chegam na menopausa algum dia, por isso é importante saber que dá para prevenir alguns desses problemas, para que eles cheguem fracos ou até mesmo nem atinjam você durante esse período de tantas transformações no seu corpo. Ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos regularmente é de boa ajuda para quem quer ter uma menopausa mais tranquila.

Não importa quais sejam as soluções ou prevenções que você encontra para os problemas da menopausa, é importante não se preocupar tanto com um período que faz parte da vida de qualquer mulher e que não oferece grandes riscos à saúde.

Veja Também: Quando a Menstruação Acaba?! – Perguntas e Respostas

Foto: stokpic