Todos papais de primeira viagem saem da maternidade com grandes expectativas em relação ao seu bebê. Mas o segredo é não se cobrar demais, não se exigir demais e ir com calma sempre. Seus hábitos obviamente mudaram e o seu sono não será o mesmo, afinal o sono de mãe antes do nascimento e um, e o sono de mãe depois do nascimento será outro, mas não se assuste tudo é uma questão de adaptação e tempo.

É natural que surjam várias dúvidas e um turbilhão de perguntas com relação a sua nova rotina: Como será o sono do bebê? A partir de quantos meses e quando o bebê dorme a noite toda? Como será amamentar? O primeiro banho, e assim segue uma extensa lista de perguntas.

Como Dormir Bem Após a Chegada do Bebê

O desejo de toda mãe é passar a maior parte do tempo com seu filho, não perder nada, cada gesto, sorriso, caretas, choro, tudo é importante e digno de ser registrado. O bebê recém-nascido exige muita atenção e é uma fase onde a mamãe dorme muito pouco devido a amamentação e outros cuidados.

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Mas é necessário que haja uma adaptação para que toda essa rotina não se torne exaustiva para a mulher. Fizemos uma lista com algumas dicas que poderão ajudar a mamãe a se recuperar do cansaço e fadiga pela redução da qualidade do sono.

  • O importante não é a quantidade de horas dormidas, mas sim a qualidade do sono. Aproveite para dormir a cada soneca do bebê durante o dia, este período vai contribuir para que recupere suas energias e reponha o sono perdido durante a noite.
  • O sono de mãe é superimportante não só para evitar a fadiga e o estresse, mas sim pela sua saúde mesmo, então peça ajuda ao papai, a mãe, a sogra ou outra pessoa de confiança pelo menos nos primeiros meses onde o bebê acorda muito durante a noite.
  • Descanse durante as mamadas: Utilize almofadas adequadas para amamentação, assim ampara os braços e outra dica é amamentar deitada, colocando o bebê de lado com a cabeça levemente levantada.
  • Procure criar um ambiente agradável para dormir: Apague as luzes e deixe o ambiente em silêncio, procure se desligar de tudo, se puder conte com ajuda de uma babá eletrônica que são colocados próximos ao bebê e captam ruídos, assim você poderá relaxar e descansar mais.
  • Amamentar contribui muito para o sono da mamãe, pois, a prolactina que é o hormônio que produz o leite materno é um ótimo sonífero natural.

Saúde da Mamãe e do Bebê

O sono da mamãe é necessário para garantir a saúde física e emocional, evitando assim um quadro de ansiedade, mudanças de humor ou até mesmo uma depressão pós-parto. Geralmente nos primeiros meses após o nascimento do bebê, as mamães costumam apresentar olheiras e um intenso cansaço devido aos horários alternados de sono durante a noite.

Este é o momento de solicitar ajuda, afinal sua saúde tem que estar em dia para conseguir cuidar bem do seu bebê. Descansar e repor as energias é necessário e lembre-se, seu pequeno (a), tem muita sensibilidade e acaba captando toda sua energia seja positiva ou negativa.

Neste caso a saúde de seu bebê também é afetada, pois, ele sente toda sua tensão provocando grandes choros e cólicas acentuadas, o importante neste momento é delegar funções, tanto para tarefas de casa quanto ajuda com o bebê.

Outro item de grande importância é alimentação, beba muito liquido como água, sucos ou faça vitaminas de frutas, tenha uma alimentação balanceada com muitas frutas, verduras e legumes, não tenha pressa para se alimentar coma devagar.

Quando o Bebê Dorme a Noite Toda?

Não existe uma regra que deva ser seguida quanto ao soninho do bebê, têm criança que dorme a noite toda desde que nasceu e durante o dia também. E tem outras crianças que estão para completar dois anos e tem dificuldades para dormir a noite e durante o dia.

Quando o bebê chega em casa é impossível saber como ele será. Somente o tempo para dizer como será a rotina e se o bebê dorme a noite toda ou se acordará para mamar várias vezes. Mas lago é muito importante para ajudar que tudo entre nos eixos, procure seguir o mesmo horário para o banho, amamentar, passeios e propiciar um ambiente tranqüilo, com uma música suave e pouca claridade. Criar uma rotina do sono sempre ajuda!

Lembrando que cada criança tem seu relógio biológico diferente com relação ao sono, umas dormem demais e facilmente pegam no sono, outras já dormem menos e apresentam mais dificuldade para iniciar o sono.

Ritual do Sono

Para criança é importante ter horários e regras e criar um ritual do sono, este ato ajuda seu pequeno a dormir, ele entra em uma rotina onde o cérebro recebe a informação e começa a desacelerar diminuindo o ritmo para descansar.

O objetivo é que a criança não dê trabalho para iniciar o sono, durma a noite toda e assim se mantenha mais calmo e mais saudável. Comece seu ritual sempre respeitando o horário biológico do seu bebê, siga sua sensibilidade sendo flexível às vezes, o ânimo e cansaço do bebê chega antes então adiante o procedimento.

O ritual do sono exige muita paciência, às vezes o bebê rejeita os procedimentos, o importante é não forçar e mantê-lo calmo, dê o banho sem muitas brincadeiras, escove os dentinhos, para bebês sem dentinhos faça a limpeza da boquinha, crie o hábito e ele levará isto para o resto da vida e coloque um pijaminha, este deverá ser adequado com relação ao clima.

É importante que o papai faça parte deste ritual já que é um momento de afeto e ternura para com a criança, podendo fazer uma massagem, conversar com a criança ou até contar uma história. Não deve passar de quinze minutos e após a mamãe assume o ritual do sono para fazer seu pequeno dormir.

Ciclo do Sono do Bebê

Muitas mamães por falta de conhecimento acabam atrapalhando este ciclo do sono da criança, basta um choramingo da criança e acabam acordando o bebê que fica irritado e chorão.

Para melhor entender o ciclo de sono do bebê são compostos por cinco fases, primeiro, a sonolência, segundo, entrando no sono profundo, terceiro, sono profundo, quarta fase, sono mais leve (REM), quinto, parcialmente desperto.

  • Sonolência – O organismo libera melatonina é uma substância que induz o sono sendo produzida pelo cérebro.
  • Iniciando o sono profundo – Transição entre uma fase e outra, os batimentos cardíacos e a respiração vão diminuindo.
  • Sono profundo – O bebê fica imóvel e neste momento é liberado o hormônio do crescimento.
  • Sono mais leve – Neste momento o bebê movimenta rapidamente os olhos, o momento REM ( Rapid Eye MOvement), nesta fase acontece os sonhos.
  • Parcialmente desperto – É um momento de transição entre uma fase e outra, sendo o fim do ciclo que tem duração de quarenta a cinqüenta minutos de sono.

O primeiro ano de vida do bebê exige muita calma e paciência da mamãe, mas não há motivo para desespero, seu bebê só precisa de muita atenção, amor e um ambiente familiar harmonioso. Com o tempo tudo entrará nos seus eixos, e a rotina da sua casa se adequará.

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Foto: pxhere