Tabela de Fertilidade – Quando Iniciar os Testes?

Para quem está entrando neste mundo de tentativas para engravidar ou para quem está começando a se conhecer, saber quando começar os testes de ovulação é fundamental! Por isso criei uma tabela de fertilidade onde pode-se saber exatamente em que dia do ciclo começar a fazer os testes de ovulação. Esta tabela de fertilidade cabe em ciclos regulares ou irregulares que ainda podem permitir que o período fértil fosse detectado antes mesmo que a ovulação chegue. Então que tal entender melhor esta continha?

tabela de fertilidade

Os testes de ovulação devem começar a serem feitos com 3 dias antes do suposto dia mais fértil.

Sabemos que em um ciclo normal ou considerado assim com 28 dias de duração, a ovulação se daria exatamente no meio do ciclo, no 14º dia. Porém como nem todas as mulheres têm ciclos tão certinhos, a tabela de fertilidade vem auxiliar bastante. Por exemplo:

Mulheres com ciclos de 30 dias: Dia mais fértil seria o 16º dia. Porém os testes de fertilidade deveriam ser iniciados no 13º dia do ciclo para acompanhar a evolução da linha guiada pelos hormônios LH.

Mulheres com ciclos de 21 dias: A ovulação precoce destes ciclos curtos pede que os testes de fertilidade comecem a ser feitos no 6º dia do ciclo. Para que possa detectar a ovulação em que o pico ovulatório seria no 8º dia do ciclo.

Para ciclos irregulares, cabe à mulher fazer a média de duração dos 3 últimos ciclos. Digamos que o ciclo maior foi de 43 dias e o menor de 30 dias. Ela deverá considerar seu período fértil do 13º dia do ciclo até o dia 25 do ciclo. Os testes deverão ser iniciados à partir do 13º, 14º ou 15º dia do ciclo para acompanhar a evolução do LH no corpo. Como são mais de 10 dias de acompanhamento com testes de fertilidade diários, essa mulher deve dispor de um estoque um pouco maior do que uma mulher com ciclos regulares, ou fazer um outro acompanhamento como a temperatura basal, que, vai ajudar a detectar igualmente os dias mais férteis.

Tabela de Fertilidade Para Ciclos Regulados ou Irregulares

Duração do Ciclo Quando Começar a Fazer os Testes
21 Dias Dia 06
22 Dias Dia 06
23 Dias Dia 07
24 Dias Dia 07
25 Dias Dia 08
26 Dias Dia 09
27 Dias Dia 10
28 Dias Dia 11
29 Dias Dia 12
30 Dias Dia 13
31 Dias Dia 14
32 Dias Dia 15
33 Dias Dia 16
34 Dias Dia 17
35 Dias Dia 18
36 Dias Dia 19
37 Dias Dia 20
38 Dias Dia 21
39 Dias Dia 22
40 Dias Dia 23

Estes testes funcionam perfeitamente bem, já que a base que tem na tabelinha para engravidar seriam os picos ovulatórios de LH. Este hormônio é responsável pela ovulação em si, são detectados pelos testes de fertilidade e ovulação. Quanto mais escura a linha, mais próximo está o dia mais fértil da mulher.

O organismo antes de liberar o óvulo, faz com que o pico de LH suba e este é considerado positivo no teste de ovulação quando a linha de teste é igual a linha de controle ou eventualmente mais escura.Quanto mais escura, mais próximo à ovulação está de acontecer. Podemos dizer que em de 12 a 48 horas a ovulação acontece. Por isso fazer os testes antes é tão importante. A tabela de fertilidade indicará o dia em que a mulher deverá iniciar os testes para não perder o pico hormonal, e como consequência passar batido na ovulação.

A melhor maneira de fazer o teste de ovulação sem perder o pico de LH é a tarde! Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o período das 16 horas até as 19 é o melhor para captar os hormônios da fertilidade, neste caso o LH. Não é aconselhável fazer antes das 12 horas, pois, neste horário, esses hormônios ficam em níveis muito baixos.

Seu ápice se dá exatamente na parte da tarde. Devemos lembrar que mulheres que usam indutores de ovulação, correm o risco de ter esse pico de LH por mais tempo ou nem pegar os testes com linhas super escuras. Lembre-se a tabela de fertilidade funcionará melhor em ciclos regulares, porém pode sim funcionar bem para ciclos irregulares. Não se esqueça de fazer a conta da média dos seus 3 últimos ciclos para determinar o período fértil e também os dias em que deverá iniciar os testes de fertilidade.

Veja também: Indutor de Ovulação Natural – Mãozinha da Natureza

Foto: Selbe <3