Você já ouviu falar do tampão mucoso? Ele tem esse nome estranho, mas é um daqueles acontecimentos importantes da gestação que normalmente acabamos só descobrindo quando engravidamos pela primeira vez. Se você nunca ouviu falar do tampão mucoso ou até sabe o que ele é, mas tem dúvidas sobre como identificá-lo quando a hora chegar, vamos te contar certinho o que esperar!

Para aquelas que estão prestes a ter bebê, a luz amarela de alerta já fica acesa. Lá por volta da 36ª semana de gestação, a gente se assusta com qualquer sintoma que não seja comum durante a gravidez. A saída do tampão mucoso é um dos sinais de trabalho de parto e é aí que muitas futuras mamães se assustam. Quando eu estava na 35º semana de gravidez da Melissa, tive um dos maiores sustos que já poderia passar em uma gestação.

Mesmo com a experiência de uma mamãe de 3ª viagem, os nervos ficam à flor da pele quando algo além do esperado acontece, ainda mais quando é fora do tempo previsto. Verificando as dúvidas das leitoras, vamos aprender a identificar o tampão, o que fazer quando o tampão mucoso está saindo aos poucos e quanto tempo demora para o bebê nascer depois que o tampão saiu.





Características do Tampão Mucoso

Tampão mucoso é a “rolha” que fecha o colo do útero da gestante. Ele tem características bem diferentes do corrimento branco comum. Ele impede que a dilatação ocorra e oferece mais segurança dentro do útero, evitando que bactérias ou outros corpos estranhos entrem em contato com a parte interna do útero e provoquem algum tipo de doença e infecção.

O tampão é uma gosma que pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada, sanguinolenta e de aspecto escuro ou vermelho mais escuro. É uma gelatina bem esquisita e pode ter alguns riscos de sangue vivo. Para algumas mulheres pode ser assustador, mas não se preocupe, é normal que saia até 3 semanas antes do parto.

Imagens do Tampão

tampao 4

tampao amarelado

tampao 2

tampao 1

Quando o Tampão Mucoso Sai?

Normalmente o tampão mucoso sai quando ocorre uma baixa hormonal e o corpo já se prepara para dar início ao trabalho de parto. Esses hormônios entram em ação a partir de um hormônio que o pulmão do bebê emite, dizendo que já está maduro o suficiente para o nascimento. Claro que cada corpo e cada gestação é de uma forma e é única, mas de qualquer forma é sempre bom ter informações a respeito.

IMPORTANTE: Para a dúvida de quanto tempo demora para o bebê nascer quando o tampão sai, não existe uma regra. O tampão mucoso pode sair semanas antes do parto, portanto só terá chegado a hora se tiver contrações indicando o trabalho de parto, fique tranquila!

Também pode acontecer de o tampão mucoso ficar saindo aos poucos, e assim nem ser muito percebido pela mulher. Em outros casos pode nem sair, saindo apenas no pós parto juntamente com os restos de placenta que o útero expele. Cada uma das minhas gestações foi diferente em relação ao tampão mucoso. Na primeira eu nem vi o muco de tampão, e estava com escape de líquido. Na segunda estava com 1cm de dilatação desde as 37 semanas e foi bem nessa semana que o tampão saiu.Eu levantei de manhã e senti algo sair de dentro de mim, como se fosse um “ploft” e aí saiu aquela gosma amarronzada com risquinhos de sangue.

Da terceira vez ele saiu, mas foi aos poucos no início, depois saiu muito, mas muito mesmo que cheguei a me assustar. Liguei para o meu médico e ele disse que desde que não houvesse nenhuma contração muito dolorida e perda de líquidos era perfeitamente normal. Então meninas, se for para se tranquilizar vá ao PS ginecológico da maternidade, ligue ou passe uma mensagem para o seu médico, ele pode te orientar e te acalmar.

Dúvidas das Leitoras:

Como saber se perdi o tampão mucoso?

O tampão mucoso pode ir saindo aos poucos, por isso algumas mulheres podem não identificar a sua perda. Somente o obstetra durante consulta e exame de toque pode identificar se a gestante já perdeu o tampão mucoso.

Como saber se é o tampão mucoso e não corrimento?

A textura e cor do tampão mucoso são bem diferentes do corrimento. O tampão tem aparência gosmenta parecida com uma gelatina e pode ter coloração avermelhada do sangue, ou rajadas de sangue.

Quando o tampão mucoso sai, doí?

Quando o tampão mucoso sai, a mulher não sente absolutamente nada. Por isso só é percebido quando vai usar o banheiro e ao se limpar aparece no papel ou fica na calcinha. Em casos em que o tampão sai aos poucos, a mulher não consegue nem identificar a saída.

O que fazer quando se perde o tampão mucoso?

Após perder o tampão mucoso, a gestante deve aguardar os sinais de trabalho de parto, nada além disso. O tampão mucoso pode sair semanas antes do dia do parto, portanto não é preciso se preocupar a não ser que saia em quantidade abundante e com sangue vivo. Também é bom procurar um médico se sentir dores persistentes ou se o muco apresentar outra cor, como esverdeada.

Dica Importante: Para quem está gravidinha, a Famivita tem vitaminas para essa fase tão especial. Uma opção de suplementação completa, com custo justo e de muita qualidade. Você pode conhecer a FamiGesta aqui.

Veja também: Sinais de Trabalho de Parto

Foto: ROBERTO CARLOS, internet