De repente você vai dar banho em sua filha e se depara com um volume nos seios dela. Mas como assim? Ela ainda é um bebê, o que será isso? Esse aumento nos seios em crianças tem o nome de telarca precoce.

Muitos pais se surpreendem com a evidência de desenvolvimento das mamas em bebês meninas. Esta situação também pode ser detectada pelo médico pediatra em uma consulta de rotina e, portanto, os pais devem ser avisados sobre o que é.

O Que é Telarca Precoce?

Telarca é o termo médico que se refere ao desenvolvimento das mamas em meninas, que geralmente ocorre após os 8 anos de idade e é acompanhada por outros sinais de puberdade, incluindo um surto de crescimento.

Já a telarca precoce é considerada para meninas que desenvolvem seios pequenos (geralmente de dois centímetros ou menos), tipicamente antes dos 3 anos de idade.

Meninas com telarca precoce não têm outros sinais de puberdade. Uma menina que começou a puberdade mostrará um aumento no tamanho dos seios dentro de 4 a 6 meses, mas uma garota com telarca precoce pode passar um ano ou mais com pouca ou nenhuma mudança no tamanho dos seios e, em alguns casos eles tendem a diminuir.

Normalmente, ambos os seios crescem, mas em alguns casos afeta apenas um dos lados. Os órgãos genitais não apresentam sinais de desenvolvimento ou estimulação do tipo hormonal e o crescimento não é geralmente afetado.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

As meninas com telarca precoce geralmente têm seu primeiro período menstrual em uma idade normal. O problema ocorre em menos de 5% das meninas de etnia branca, em 12% das meninas de etnia negra e em 19% das meninas que moram na américa latina, com valores normais de peso e crescimento.

Naquelas com excesso de peso e obesidade, a prevalência da telarca precoce até os oito anos de idade é maior, comparada às meninas com peso normal.

Causas do Crescimento Prematuro dos Seios

As causas para a telarca precoce são variadas, e podemos classificá-las da seguinte maneira:

  • Desenvolvimento mamário de recém-nascidos
  • Desenvolvimento mamário devido à exposição exógena (causas externas) ao estrogênio
  • Puberdade precoce
  • Cistos ou tumores de ovário

A hipertrofia mamária (crescimento mamário) no recém-nascido é produzida pelo efeito de estrogênios maternos e placentários em bebês normais, geralmente desaparece em alguns dias ou meses. Somente em algumas ocasiões persiste além do primeiro ano de vida. Não é preciso tomar nenhuma medida, apenas observar o bebê até o desaparecimento do volume mamário e seu retorno ao normal.

Outra causa comum da telarca precoce é a exposição a estrogênios externos. Estes estrogênios (hormônios femininos) podem ser encontrados em cremes vaginais, dermatologia, tonificantes capilares ou outros produtos capilares, contraceptivos orais, alimentos como soja e frango, etc.

O contato com cremes que contenham estrogênio pode acontecer através dos cuidados de higiene feitos pela mãe ou por outra pessoa encarregada de cuidar da criança.

Em algumas meninas que possuem a telarca precoce são observados pequenos cistos em seus ovários. Uma teoria é que esses cistos podem produzir uma pequena quantidade de estrogênio e depois desaparecer, mas o efeito do estrogênio no tecido mamário pode persistir por algum tempo.

As outras causas correspondem a doenças infantis como a puberdade. O fato da menina apresentar o desenvolvimento mamário como a primeiro sinal de puberdade precoce, deve ser um assunto controlado por um endocrinologista, que realizará os exames necessários.

Sintomas da Telarca Precoce

O principal e, provavelmente único sintoma da telarca precoce consiste na presença de um aumento no volume da glândula mamária (em geral de 1 a 2 cm), de maior consistência do que o tecido adjacente, normalmente doloroso ao toque, às vezes com desenvolvimento assimétrico.

Diagnosticado da Telarca Precoce

Em uma garota que tem desenvolvimento de mama antes dos 3 anos de idade, muitas vezes tudo o que é necessário é paciência e observação. Nessa idade, a puberdade precoce verdadeira é rara, de modo que qualquer garota com desenvolvimento mamário que mal muda ao longo do tempo e que está crescendo a uma taxa normal na tabela de crescimento provavelmente terá somente a telarca precoce, sem maiores problemas.

Assim, muitos médicos não solicitarão testes. Alguns deles pedem exames de sangue, os mais úteis sendo do hormônio pituitário chamado LH, que deve ser baixo, e o hormônio estrogênio principal chamado estradiol, que deve ser normal para a idade ou ligeiramente aumentado.

Alguns médicos também solicitarão um raio-X da mão esquerda (também chamado de idade óssea), mas é raro que a idade óssea seja significativamente avançada nos casos de telarca precoce.

Para as meninas que desenvolvem seios entre as idades de 6 e 8, ainda é possível acontecer a telarca precoce, mas a puberdade precoce é bem mais provável.

Se a telarca precoce dessas meninas for acompanhada por outros sintomas da puberdade precoce, como crescimento acelerado, aparecimento do pelo púbico e outros sinais de puberdade, é preciso consultar um especialista para tentar estabelecer a causa desse problema e parar a puberdade, já que essas garotas se apresentarem menarca (menstruação) em idades precoce, geralmente terão uma estatura pequena porque as cartilagens de crescimento se fecharão e seu crescimento para.

Portanto, é importante que seja feito um monitoramento cuidadoso, que mostre mudanças na quantidade de tecido mamário ao longo do tempo. Sendo assim, os testes nesse caso, são de extrema importância.

Tratamento da Telarca Precoce

Uma vez que esta condição é diagnosticada, não progride e não há complicações, não existem tratamentos a serem feitos. Essas meninas não devem ser consultadas por um cirurgião, pois o câncer de mama não é conhecido nesta idade e a cirurgia nunca deve ser considerada.

Estudos de acompanhamento mostraram que é incomum que uma menina com telarca precoce com início antes dos 3 anos desenvolva a puberdade precoce verdadeira em uma idade posterior.

Essas meninas passam pela puberdade em uma idade normal, ou seja, a telarca precoce não deixa sequelas nas que desenvolveram a condição.

Veja Também: Mama Acessória – O que é Isso?
Fotos: LuidmilaKot