Pra que Serve a Temperatura Basal?

A temperatura basal é uma forma de desvendar o que acontece durante o ciclo e descobrir o dia mais fértil da mulher apenas com um instrumento: o termômetro. Medir a temperatura basal pode ajudar a mulher a conhecer um pouco mais do seu corpo e também pode facilitar a gravidez quando se esta buscando uma. Além disso, muitas meninas também descobrem que podem estar grávidas através da temperatura. Mas como funciona a temperatura basal? Se trata de lidar com as variações de temperatura que os hormônios das diferentes fases do ciclo proporcionam. Bom, para entender melhor a temperatura basal devemos saber 3 princípios básicos:

  1. Folicular, ovular e lútea. Na fase folicular os hormônios predominantes são os estrogênios, eles fazem estimulam os folículos e também fazem o endométrio engrossar para uma implantação do zigoto. Na fase ovular, é quando o LH entra em ação, ele faz com que o óvulo saia do folículo e assim acontece a ovulação em si, e na fase lútea é onde o corpo lúteo formado pelo folículo que abrigava o óvulo, se torna um cisto que produz progesterona.

  2. Progesterona deixa o corpo com uma temperatura mais elevada do que as duas outras fases do ciclo, então se a temperatura está mais alta, podemos dizer que a ovulação já aconteceu.

  3. Muita disciplina e força de vontade, já que a temperatura basal tem que ser a primeira coisa a ser feita pela manhã, ainda sem sair da cama e sem se mexer muito.

Anotar a temperatura diariamente é obrigatório e para ter uma noção maior sobre as temperaturas, existem sites especializados em gráficos como o site Fertility Friend todo em inglês e o Mama&co em português. Ambos marcam os dias da ovulação se caso detectada. Existem aplicativos para celular que também tem essa finalidade. O mais usado é o Ovu View disponível na Google Play e na App Store. Mas também tem outros como o Period Calendar, Period Tracker e Love Cycles ou sites como Fertility Friend.

Existem dois locais em que a temperatura se torna mais confiável aferir, na vagina e na boca. Mas há quem durma de boca aberta e aí a temperatura fica descartável. Se você não sabe se ronca ou dorme de boca aberta então é melhor medir via vaginal. Via axila também pode ser usado, porém não é um local ideal para se ter uma temperatura 100% correta. A melhor coisa é tentar medir via vaginal mesmo. O termômetro – Para medir a temperatura basal o termômetro pode ser o normal, digital ou de mercúrio desses comprados em farmácias para medir febre de crianças. Também existem termômetros especiais para temperatura basal, mas esses são mais raros de encontrar e normalmente são vendidos fora do Brasil pois é onde a temperatura basal é mais levada a sério pelos médicos e em alguns casos é indicada. A temperatura também pode ser medida por termômetros auriculares, desses em que levam apenas 2, 3 segundos para sair o resultado. Lembre-se, para conseguir interpretar com mais segurança o gráfico, deve se colocar todos os sintomas e também praticar o método Billings em conjunto. Esses dois métodos juntos são ótimos para quem quer engravidar.

Veja também: Temperatura Basal

Foto: Acervo Pessoal