Para algumas mulheres basta passar perto de uma cueca estendida no varal que pronto, engravidam! Mas para algumas a dificuldade para engravidar é uma realidade que persiste em existir.

O que muitas mulheres não sabem é que essa dificuldade para engravidar pode vir de motivos que ela nem sonham. Motivos que podem ser simples mas também complexos como a hidrossalpinge que é um acúmulo de líquidos hostis nas trompas e até no colo do útero causados por alguma infecção.

O fato é que essa dificuldade para engravidar deve ser investigada o quanto antes. A maioria dos médicos diz que um ano de tentativas seria um bom prazo para uma gravidez natural.

Se esse prazo se estende, alguma coisa pode estar errada e então comprometer a fertilidade do casal que deseja ter um bebê. Por onde começar então?

Como já dito no livro “Como engravidar, um breve manual para tentantes enlouquecidas” as dificuldades pra engravidar podem vir de uma das partes do casal ou mesmo de ambos. Podemos dizer que as dificuldades mais recorrentes para engravidar são:

  • Ovários policísticos
  • Trompas obstruídas
  • Miomas intra murais
  • Endometriose
  • Hidrossalpinge
  • Infecções uterinas
  • Muco inapto
  • Anovulação

O fator mais comum para quem tem dificuldades pra engravidar é certamente a anovulação. Sem a ovulação a gravidez não acontece, certo? Então um exame de hormônios é o ideal antes de investigar o que quer que seja.

Se for anovulação o caso, o medico irá indicar um tratamento com indutores e outros repositores hormonais para que tudo entre no lugar e aí a mulher consiga engravidar.

Dica: Para as tentantes que tem dificuldade em identificar seu muco ou sofrem com secura vaginal, podem utilizar gels lubrificantes amigos da fertilidade como o FamiGel. Fazem o papel do muco da mulher e ainda aumentem a mobilidade dos espermatozoides, aumentando as chances de concepção.

Para que isso aconteça, o casal deve procurar um médico ginecologista de confiança. Dado início as investigações para descobrir as causas da dificuldade para engravidar, o medico deve pedir uma ultrassom em conjunto com esses exames de sangue. Exames hormonais que são:

  • Progesterona
  • Estrogênio
  • FSH
  • LH
  • Prolactina
  • T4 e T3 (tireoide)

Estando tudo bem com a parte hormonal, agora é a vez do útero. Verificar a presença de policísticos ou mesmo uma endometriose ou trompas com aderência. Caso esteja tudo bem e o medico não perceba nada de diferente, mais um tempo de tentativas é aconselhado.

Se mesmo assim o casal não engravidar pode-se determinar que aquele casal tem uma infertilidade não aparente. Essa infertilidade pode ser incompatibilidade da época do ciclo em que aquele casal mantém relações ou mesmo algum outro tipo de problema mais complexo como muco hostil por exemplo.

Se houve investigação do casal e nada fora encontrado é uma escolha pessoal de como cada  casal irá se comportar. Alguns médicos indicam procedimentos além da indução, o coito programado por exemplo. Além dele a inseminação artificial e até mesmo a FIV.

Um fator que chama a atenção e que tem tido cada dia mais casos comprovados é a ansiedade. Algumas vezes a dificuldade para engravidar pode ser psicológica! A ansiedade toma conta da mulher ou casal, fazendo com que tudo se complique. Um mês parece um ano e isso atrapalha bastante.

Manter a calma é uma dica preciosa para esse momento tentante do casal. Outro segredo é a confiança no médico que está sendo consultado, muitas vezes ficamos receosas se está mesmo sendo tudo que estiver ao alcance do profissional.

Não é normal ficar mais de um ano tentando e não engravidar, uma investigação deve ser feita! Como saber que o profissional é bom? Siga seu coração! Se ele pediu todos os exame e se mostra interessado em ajudar é um bom parâmetro também.

Se alguma coisa for diagnosticada que impeça a gravidez de acontecer não se preocupe. A medicina está cada dia mais moderna porém não devemos deixar de fazer a nossa parte. Alimente-se bem, faça os exames necessários e namore no período fértil!

Veja também: Tentando Engravidar – O Que Fazer Para Ajudar na Concepção

Foto: Gilles San Martin