Para quem está tentando engravidar nada mais simples do que saber o básico do básico, que se deve ter relações sexuais certo? Porém para algumas mulheres não é tão simples assim. Engravidar requer sorte, técnica e estratégia você sabia? Enquanto para algumas mulheres basta parar com a pílula, ac injetável ou abandonar o preservativo ou mesmo uma escapadinha e pimba! A gravidez acontece simples no primeiro ciclo de tentativas ou sem elas existirem. Mas porque para algumas mulheres que estão tentando engravidar essa fase é tão complicada?

Para algumas mulheres a gravidez pode levar meses até anos, isso porque não sabe quando namorar. Para que a gravidez aconteça namorar, ter relações no período fértil é imprescindível! Enquanto para o homem a fertilidade é constante, o mês todo e o ano inteiro, a mulher tem a sua semente (o óvulo) disponível apenas por curtas horas mensais. O homem produz esperma a medida que o usa, as ejaculações acontecem e a reserva espermática é esvaziada e ai se inicia uma nova produção e cerca de 24 horas depois o “estoque” é reposto.

Para a mulher que está tentando engravidar é muito mais complicado, ainda mais para as que têm ciclos menstruais irregulares. O período fértil da mulher dura em média uma semana, com pico ovulatório entre o 5º e 6º dia da semana fértil. Namorar nessa fase requer conhecimento do seu ciclo tanto para mulheres com ciclos regulares como para mulheres com ciclos irregulares. Claro que a facilidade para quem tem ciclos como um reloginho ajuda bastante, mas não é impossível que uma mulher com ciclo “oscilante” consiga engravidar na primeira tentativa.

Reconhecer o Período fértil para quem está tentando engravidar?

Para quem está tentando engravidar, pode não ser tão simples assim reconhecer de cara o seu período fértil, a experiência conta e muito nessa fase, por isso recomendo a quem pensa em ter filhos já ir explorando seu corpo para que na hora das tentativas de engravidar tudo aconteça com maior naturalidade. Aprender a reconhecer o período fértil é relativamente simples, basta prestar atenção aos sinais que o corpo da nessa fase.

O corpo tem uma elevação de estrogênio que dá inicio ao muco ovulatório. O tal muco clara de ovo ou egg sabe? Outro muco que também é fértil é o muco água, aquele de quando a mulher fica muito úmida, é diferente da secreção de lubrificação vaginal. Essa lubrificação do período fértil é mais aguada e também pode permanecer por dias, diferente da lubrificação de excitação sexual que dura apenas alguns instantes.

Falando em excitação em excitação, a mulher pode ter uma libido mais alta nesses dias férteis! É um chamado da natureza para com que facilitar a gravidez aconteça. Nos dias férteis a vontade de exercitar o lado sexy e sexual do casal aumenta consideravelmente para algumas sortudas e sortudos.

Nós fêmeas exalamos um cheiro mais atrativo para os “machos”, o tal feromônio que faz com que o parceiro tenha maior vontade sexual. Então posso dizer que quanto mais vontade você tiver de sexo mais próximo ao período fértil você está e essa é uma ótima dica para quem esta tentando engravidar.

A verdade é que para engravidar rápido o casal deve estar em sintonia e claro, namorar e muito no período fértil. Animar os treinos é uma ótima dica, preparar um clima para o dia D ainda que seja em dia de semana e de trabalho. Namore muito na semana fértil e com muito amor e prazer!

Recomendação para você
Você quer engravidar? FamiGel tem o pH neutro que você precisa

Mais dicas de como reconhecer o período fértil e outras dicas você encontra em dois posts aqui do site, um sobre período fértil e outro sobre posições para engravidar.

Veja também: Tenho Dificuldade Para Engravidar, e Agora?

Foto: mandy lackey, Jacqueline Sanches