Para quem está tentando engravidar, algumas dicas são preciosas e, com certeza, podem fazer diferença. Se você é tentante, sabe que toda dica é super bem vinda. Nem sempre a concepção é rápida como a gente imagina que seja e algumas vezes as tentativas podem durar meses e, até mesmo, anos.

Colaborar com o corpo nessa fase faz muito bem. Então, aí vai algumas dicas que podem colaborar para que a gravidez aconteça muito mais facilmente!

Tentando Engravidar – A Boa Alimentação

Alguns alimentos podem ajudar casais que estão tentando engravidar. Os alimentos contém substâncias que são benéficas para essa fase. Os melhores alimentos para quem está tentando engravidar são:

  • Alimentos ricos em fibras (grãos de baixo carboidrato como grão de bico e arroz integral, por exemplo)
  • Carnes magras (peito de peru, filé de peixe)
  • Alimentos pobres em açúcar refinado
  • Frutas e legumes

Quanto mais equilibrada a dieta do casal, maiores as chances de se ter uma concepção. Para quem está tentando engravidar, o peso pode ser um vilão e, por isso, manter uma vida rica em alimentos saudáveis é tão importante.

A ingestão de vitaminas é fundamental para maximizar a fertilidade e, por isso, há a recomendação de ingestão de polivitamínicos apropriados para a fertilidade, como é o caso da FamiFerti, que além de suprir as necessidades vitamínicas do corpo feminino, estimulam e fortalecem o útero e óvulos, melhorando as possibilidades de se engravidar mais rapidamente. Você pode conhecer mais sobre a FamiFerti aqui na nossa loja virtual.

Escolha do Médico e Exames Necessários

Fundamental para quem está tentando engravidar, a escolha de um bom profissional é essencial! Tão importante quanto se alimentar bem nessa fase de tentativas, escolher um médico no qual ambos se sintam bem para acompanhar a fase inicial de exames é muito importante para dar aquela sensação de tranquilidade.

A confiança no médico pode fazer milagres e é necessário tranquilidade para iniciar todos os exames necessários nessa fase.

Exames Necessários

Dentre os exames ideais, podemos mencionar o ultrassom para saber se está tudo ok com o útero da mulher e, possivelmente, um espermograma para verificar a saúde do esperma masculino. Verificar a imunidade de certas patologias antes mesmo de tentar engravidar é, também, muito importante. Assim, exames que são pedidos como iniciais no pré natal podem ser feitos mesmo quando o casal está tentando engravidar.

  • Rubéola
  • Hepatite B
  • HVI
  • Sífilis
  • Glicemia
  • Toxoplasmose

É importante fazer testes do tipo IgC e IgM, pois ambos apontam se houve exposição do corpo a algum agente infeccioso. Exames como o IgG reagente de algumas doenças como hepatite, rubéola e toxoplasmose podem significar que a mulher tem a imunidade da vacina e pode ficar tranquila para uma gravidez futura.

Valores com IgM devem ser investigados mais profundamente com o médico, pois significam que aquela doença (vírus) está ativo naquele momento e a gravidez deve ser evitada até a sua cura para não haver possibilidade de má formação no bebê.

A glicemia é importante para quem está tentando engravidar. Quanto mais controlada, mais fértil a mulher pode estar. A glicemia sob controle facilita a ovulação. Um bom exemplo são mulheres com ovários policísticos que, fazendo o tratamento a base de metformina, passam a ter maiores chances de ovulação.

Tentando engravidar – Fatores externos

Fatores externos como fumo, bebidas alcoólicas e hábitos como dormir mal podem influenciar na fertilidade para quem esta tentando engravidar. O ideal é deixar o tabagismo, reduzir drasticamente o álcool e tentar ter noites de sono mais tranquilas e com maior quantidade de horas de sono.

Além de eliminar os maus hábitos, ter uma vida sexual ativa e sadia é essencial. Para casais que estão tentando engravidar e que já estão com todos os exames em dia, namorar no período certo quando a mulher está mais fértil aumentam as chances de uma gravidez. Para detectar o período mais fértil e fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo e da sua ovulação, uma ótima forma de dar uma forcinha a mais é utilizar testes de ovulação que irão indicar se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou. Você pode adquirir seu teste de ovulação Famivita aqui em nossa loja virtual.

Tudo ok? Então é hora de aproveitar o que há de melhor dessa fase, sem neuras, sem stress e com muito amor! Namorar com quem se ama é a melhor parte para quem está tentando engravidar. Aproveite e namore muito!

Veja também: Período Fértil Feminino – Como Calcular o dia Certo da Ovulação

Foto: jalb, Mykl Roventine, Zombie Leah

____