Ter um filho é um sonho de muitas mulheres, não importa a idade. E muitas vezes certas condições da vida fazem com que esse sonho tenha que ser adiado várias e várias vezes até o momento em que você percebe que é isso o que quer.

Também existem as mulheres que têm outas prioridades no decorrer da vida, mas que nem por isso deixaram de ter esse sonho. Fato é que o número de mulheres que começam a tentar engravidar mais velhas vem crescendo cada vez mais.

Seja pela mudança cultural sobre o papel da mulher na sociedade que estamos passando nos últimos tempos ou por uma vontade própria. Mas ser tentante aos 40 anos pode trazer dificuldades? Quais são os cuidados que devem ser tomados? Existem riscos? É exatamente sobre isso que iremos falar no texto de hoje.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

O que é Gravidez Tardia?

Muitos médicos consideram a idade entre 20 e 30 anos como a ideal para se ter uma gestação, porém muitas mulheres estão optando por tê-la após os 35 anos, o que pode caracterizar uma gravidez tardia.

Porém, tudo depende da saúde de cada mulher. Como falamos são inúmeros os fatores que podem levar a essa decisão, seja o fato de existirem atualmente diversas opções contraceptivas, uma busca pessoal por estabilidade financeira, aproveitar a vida adulta de outra maneira.

A questão é que a gravidez tardia vem se tornando cada vez mais comum e por isso é muito importante saber que engravidar após certa idade requer atenção redobrada, afinal o corpo da mulher já está entrando em uma nova fase.

Engravidar nessa idade começa a ficar mais difícil e, além disso, é preciso lidar com outros problemas durante a gestação como abortos, partos prematuros e má formação.

Porém, a gravidez tardia não irá trazer apenas dificuldades, há muitos benefícios em ser tentante aos 40 anos. O mais importante é conhecer o seu corpo se está planejando essa gravidez tardia, converse com um médico especialista. Faça todos os exames necessários e aproveite todos os benefícios e prazeres de uma gestação.

O Problema da Fertilidade aos 40 anos

É natural que ao passar dos anos o número de óvulos presentes no corpo da mulher diminua e ainda sofram com a perda de qualidade
, afinal eles também vão envelhecendo. Isso influencia diretamente o processo de fertilidade das mulheres que buscam engravidar mais velhas.

Não há uma idade certa para que isso comece a se tornar mais difícil, afinal tudo varia de corpo para corpo, mas sabe-se que a partir dos 35 anos as chances de engravidar podem começar a diminuir.

Paralelo à isso o corpo da mulher começa a sofrer outras alterações, principalmente relacionados aos hormônios sexuais e os primeiros sinais da menopausa podem aparecer, dificultando ainda mais para as tentantes aos 40 anos.

Tabagismo, problemas relacionados ao álcool e ainda o uso contínuo de alguns medicamentos podem acelerar esse processo de infertilidade.

gestante

Fatores Prejudiciais da Gravidez aos 40 anos

A idade da mulher pode estar ligada a diversos problemas que podem aparecer durante a gravidez como altas taxas de aborto e má formação. Além disso pode também trazer complicações para a saúde da gestante como o aumento da pressão arterial, doenças cardíacas, pulmonares e ainda a diabetes gestacional.

Vale ressaltar que todas essas são consideradas doenças graves durante esse período, independentemente da idade, podendo ser necessária a interrupção da gravidez.

Mulheres que optarem e engravidarem mais velhas precisam fazer uma acompanhamento mais intenso e tomar alguns cuidados extras, principalmente com a alimentação e as atividades do dia a dia.

Tratamentos Alternativos

Com a diminuição da fertilidade em mulheres mais velhas, muitas procuram pelas opções de tratamento alternativo, que com o avanço da tecnologia clínica tem se tornando mais eficazes e procurados pelos casais que enfrentam problemas para engravidar.

Um dos tratamentos mais indicados é o congelamento dos óvulos. Quanto mais nova a mulher maiores são as chances de ela engravidar, isso porque os óvulos estão mais jovens e trabalhando melhor, por isso ao optar por engravidar mais tarde a mulher pode recorrer ao congelamento de seus óvulos jovens, assim, as chances de engravidar vão se manter iguais quando ela decidir que chegou o momento certo de ter uma gestação.

Esse investimento pode custar mais de 10 mil reais mas pode garantir o sucesso da fertilização anos mais tarde.

Para as mulheres que não conseguem arcar com os custos do congelamento do óvulo é recomendado então um cuidado especial com o corpo. Abandonar o cigarro, diminuir o estresse e levar uma vida mais saudável, além de fazer o acompanhamento médico regularmente são fundamentais para garantir a fertilização quando mais velha.

Benefícios da Gravidez Tardia

Entende-se que as tentantes aos 40 anos estão mais maduras para encarar a maternidade. Além disso as chances de terem planejado esse momento são maiores, portanto estão ainda mais preparadas não só financeiramente, mas também psicologicamente.

As chances da depressão pós-parto tendem a diminuir com o tempo, os maiores indícios ocorrem em mulheres entre 15 e 25 anos. A gravidez, apesar das dificuldades da idade, tende a ser mais tranquila já que estão mais atentas aos cuidados necessários, consequentemente tendem a lidar melhor com as oscilações emocionais e com todas as mudanças que ocorrem no corpo durante essa fase.

Portanto o maior benefício da gravidez tardia é justamente a idade, a maturidade da mulher mais velha. Ser tentante aos 40 anos pode ser ideal.

Cuidados da Gravidez aos 40 anos

Como dissemos, engravidar após os 40 anos não é necessariamente um perigo. Há diversos benefícios também, no entanto é preciso estar ciente que há riscos e os cuidados devem ser redobrados.

Além disso é preciso tomar os cuidados normais durante uma gestação como possuir uma dieta alimentar balanceada, praticar atividades físicas sempre respeitando o período da gestação, evitar fazer exercícios mais pesados e repouso quando necessário.

Mulheres mais velhas que estão com boa saúde, alimentam-se corretamente, não fumam ou bebem possuem mais chances de ter uma gestação tranquila e sem problemas do que uma mulher mais jovem que não está em dia com a saúde, e é importante saber disso, pois a gravidez tardia não é um problema, ela só requer maiores cuidados.

A sensação de carregar o seu bebê no colo é única e inexplicável, não importa a idade que você tenha. É claro que quando você é uma tentante aos 40 anos, muitos cuidados adicionais têm que ser tomados e o acompanhamento médico deve ser feito com ainda mais rigidez, mas a verdade é que é possível engravidar nessa idade e ter o seu bebê.

Pesquise muito bem sobre todos os fatores de risco e sobre tudo o que pode acontecer com sua gravidez quando você tem 40 anos ou mais. É necessário manter o pé no chão, saber que não vai ser algo tão fácil e entender que consequências isso pode trazer tanto para a sua saúde física quando a psicológica.

Não deixe de tentar, mas mantenha sempre o pé o chão e não descarte os tratamentos alternativos. Assim você com certeza conseguirá realizar esse sonho também.

Veja Também: Como engravidei apos 3 anos por lidyane melo
Foto: Camila Cordeiro