Terapia de Reposição Hormonal: Benefícios e Consequências

Em diversas partes de suas vidas, as mulheres passam por diversas transformações que exigem muito de seus corpos e geram grandes mudanças hormonais. A menstruação, a gravidez e a menopausa são as principais fases em que todas essas mudanças radicais ocorrem em seus corpos.

Não é de se espantar que diversos problemas endócrinos acabam surgindo ao longo da vida de algumas delas e até mesmo outros problemas surgidos depois dessa grande manifestação de hormônios.

Menopausa

Porém, uma fase em específico gera mudanças que podem ser perigosas para a saúde de algumas mulheres. Estamos falando da menopausa, que é basicamente a saída da mulher da idade fértil.

O corpo, por entender que não haverá mais reprodução, passa diminuir a produção de certos hormônios, principalmente o estrogênio, que é responsável por diversas funções no organismo como a distribuição de gordura pelo corpo, o controle da textura da pele, além de exercer diversas funções em seu sistema reprodutivo.

O grande problema é que algumas mulheres acabam sofrendo demais com a falta de estrogênio e os sintomas da menopausa que são comuns acabam sendo mais fortes e atrapalhando a vida de algumas delas. Essa falta de produção de alguns hormônios pode acabar gerando certas doenças ou distúrbios nas mulheres.

Nesses casos considerados mais graves, a falta de estrogênio deve ser tratada com uma terapia de reposição hormonal (ou TRH), que é basicamente um tratamento feito para controlar a produção de hormônios da mulher para evitar ou tratar das doenças ou distúrbios que podem surgir.

Doenças Adquiridas Pela Falta de Hormônios

As principais doenças que uma mulher pode adquirir pela falta de hormônios, em especial o estrogênio, são:

  • Osteoporose
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Doenças cardiovasculares
  • Mal de Alzheimer

Como você pôde perceber, a falta de hormônios pode afetar praticamente todas as áreas do corpo de uma mulher e certos tratamentos podem ajudar a combater e evitar esses problemas. Mas é sempre bom lembrar que a terapia de reposição hormonal traz consigo alguns benefícios e também consequências.

Mas Afinal, o que é a Terapia de Reposição Hormonal?

A terapia de reposição hormonal ou TRH é feita através do uso de medicamentos controlados por um médico. Na maioria dos casos, ela serve para aliviar os sintomas da menopausa quando uma mulher está sofrendo muito com eles, mas também serve para tratar de certas doenças derivadas da falta de produção de hormônios, como a osteoporose, por exemplo.

Como é feito o tratamento?

O tratamento normalmente é feito com pequenas doses de hormônios ingeridos via oral ou com algum medicamento de pele como adesivos e géis. Implantes hormonais também são feitos em alguns casos, apesar de serem mais raros.  O tratamento é feito com doses de estrogênio e progesterona, mas mulheres que já retiraram o útero não precisam de reposição do último.

Contraindicações do Tratamento

Não são todas as mulheres que podem fazer esse tipo de terapia, já que o tratamento envolve medicamentos fortes e uma quantidade relativamente grande de hormônios. As principais contraindicações para a terapia de reposição hormonal são:

  • Mulheres com histórico de câncer (principalmente o de mama e o de endométrio)
  • Mulheres que já sofreram um acidente vascular cerebral (AVC)
  • Mulheres que já sofreram infarto
  • Mulheres com casos de trombone venosa grave ou distúrbios de coagulação
  • Mulheres com lúpus

Essas contraindicações existem por um motivo simples: Todas essas doenças podem ser afetadas de alguma forma por causa dos novos hormônios que entram em seu corpo.

ATENÇÃO: Faça todos os exames com um médico de confiança antes de começar a fazer uma terapia de reposição hormonal, as consequências de uma terapia desse tipo feita sem cautela podem ser graves.

Doenças que a Terapia de Reposição Hormonal Ajuda a Combater

A terapia de reposição hormonal com certeza traz ótimos benefícios e ajuda a combater diversos tipos de doenças, além de aliviar os sintomas da menopausa para mulheres as mulheres que realmente necessitam disso. Mas como essas doenças são combatidas através da TRH? Vamos falar sobre o efeito do tratamento em algumas delas para esclarecer melhor essa questão.

Osteoporose

A osteoporose em mulheres muitas vezes é causada por conta da baixa produção de estrogênio que causa enfraquecimento dos ossos. Com uma terapia de reposição hormonal, os ossos podem se fortalecer por causa da maior produção de cálcio no corpo da mulher e, consequentemente, os problemas de a osteoporose diminuírem ou até mesmo desaparecerem.

Depressão e Ansiedade

É de conhecimento geral que a depressão afeta muito mais mulheres do que homens. Isso acontece porque, como é uma doença que pode ser causada por alguns hormônios desregulados no organismo, entre eles o estrogênio, um dos principais hormônios produzidos no corpo de uma mulher. Por essa razão, uma terapia de reposição hormonal tem como benefício também o tratamento de doenças como a depressão e ansiedade.

Doenças cardiovasculares

A terapia de reposição hormonal aumenta o nível de colesterol bom (HDL) nas mulheres e ajuda a prevenir ou tratar diversas doenças cardiovasculares, em especial a aliviar os sintomas da doença arterial coronariana.

Mal de Alzheimer

Estudos recentes apontam que a diminuição dos principais hormônios femininos como o estrogênio e a progesterona afetam diretamente na capacidade da mulher de memorizar. É claro que essa é uma doença que também tem causas genéticas, mas a TRH pode ajudar a retardar o problema ou evita-lo, em alguns casos.

É sempre bom saber que há uma opção para problemas que de início não parecem muito graves, mas que podem se tornar verdadeiras pedras no sapato e atrapalhar a vida de muitas pessoas quando não tratados.

O corpo feminino passa por tantas mudanças ao longo da vida que é quase impossível que alguns sintomas não apareçam em uma fase ou outra. Apesar de nem sempre ser necessária, a terapia de reposição hormonal vem ajudando a combater doenças e aliviando os sintomas da menopausa que causam incômodo nas mulheres. Podemos com certeza afirmar que a TRH é de grande ajuda e um grande avanço no que diz respeito à saúde das mulheres.

Veja Também: Reposição de Testosterona no Homem Pode Afetar a Fertilidade Masculina

Foto: luxstorm