Quando um homem pensa em ter um filho, é necessário saber se está tudo certo com o seu corpo, especialmente no que diz respeito a reprodução. E é na hora de visitar um médico que muitas vezes os homens acabam fazendo o famoso teste de dosagem hormonal.

Porém, nem todo mundo sabe do que se trata e muitos ainda possuem dúvidas sobre como esse procedimento é realizado. E por conta do grande número de questões que envolvem o teste de dosagem hormonal, vamos explicar com detalhes como ele funciona e para que ele exatamente serve.

O que é O Teste de Dosagem Hormonal?

Trata-se de um tipo de exame que avalia determinadas funções do corpo humano. Falando especificamente da fertilidade em homens, existem diversos hormônios que são testados para medir a função testicular em seu organismo. Podemos listar como alguns dos principais:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O exame é feito de forma bastante simples, retirando apenas uma amostra de sangue da pessoa para que determinadas taxas hormonais sejam analisadas. Testes de dosagem hormonais podem ter diversas finalidades que não a medição da fertilidade e, para cada uma, diversos tipos de hormônios serão testados no corpo de uma pessoa, seja um homem ou uma mulher.

Indicações para o Teste de Dosagem Hormonal

Qualquer pessoa pode ser indicada por um médico para fazer um teste desse tipo por diversas finalidades. Esse teste pode até servir de base para exames de rotina quando você se consulta em um endocrinologista, por exemplo, por isso, as indicações para o teste de dosagem hormonal podem variar bastante.

Porém, uma das principais razões para alguém realizar esse tipo de teste é verificar se existe algum problema hormonal em relação a sua fertilidade.

Exigências do Exame

Para que o exame seja feito da forma correta, existem certas exigências que precisam ser cumpridas. Cada dosagem de hormônio exige um tipo de preparação antes de você realizar o teste, porém, como normalmente um médico irá pedir para você realizar a dosagem de diversos hormônios diferentes, existem algumas exigências que são bastante comuns, como:

  • Jejum de pelo menos 12 horas (alguns exames exigem até 14 horas);
  • Informar se faz o uso de algum medicamento;
  • Informar a data e o horário da última medicação;
  • Não ingerir bebida alcoólica em um período de 72 horas antes do exame;
  • Não ter feito biópsia hepática nos últimos 5 dias antes do exame;
  • No caso de mulheres, informar se está grávida

Como você pôde perceber, são diversas as exigências para um teste de dosagem hormonal e, como esse tipo de exame pode variar bastante dependendo do caso, as exigências para a preparação também variam.

Outros Exames Importantes para Homens

Além do teste de dosagem hormonal, existem também outros exames essenciais para avaliar a fertilidade de um homem. Os principais são:

Falaremos um pouco mais sobre cada um deles para explicar como funcionam e como podem ajudar a identificar o grau de fertilidade de um homem.

Espermograma

Consiste basicamente na análise em laboratório do esperma de um homem. Toda a qualidade de esperma, além da mobilidade e também da quantidade são medidas através desse exame. O tempo de abstinência necessário para que ele seja feito é entre 2 e 7 dias, dependendo das orientações médicas especificas para cada caso.

Teste Pós-coito

É um teste que pode indicar problemas nos espermatozoides de um homem, além de substâncias que podem impedir que a fertilização seja consumada. O curioso é que, apesar de ser um teste das células masculinas, são retirados espermatozoides da vagina de uma mulher entre 2 e 12 horas após uma relação sexual. Dessa forma é possível analisar o desempenho dos espermatozoides em contato com o muco vaginal.

Biópsia Testicular

Trata-se de uma biópsia bem comum e sem nenhum risco para os homens. Nela, é retirado um pedaço do tecido testicular de um homem para analisar se há problemas na produção do esperma. Se um homem apresenta baixos índices de fertilidade, esse exame pode avaliar se os espermas estão saudáveis em sua origem e possibilitar que um casal tente um método alternativo de fertilização. A análise é feita por microscópio e a pequena cirurgia é simples e indolor.

Ultrassom Testicular

Neste exame são analisadas imagens da região testicular e também de áreas vizinhas para verificar se há alguma anormalidade. Além de indicar possíveis problemas de fertilidade, o ultrassom testicular também ajuda a identificar certas doenças, como o câncer de testículo, por exemplo.

Realizar exames faz parte da vida de todos nós, pois é um procedimento de prevenção e que nos mantém informado sobre a situação de diversas partes do nosso corpo. Exames como o teste de dosagem hormonal não são os mais comuns, mas são necessários em diversas ocasiões, como quando um homem quer ter um filho e precisa ter certeza sobre sua fertilidade.

Não importa qual seja a finalidade do exame, é sempre válido fazer, já que eles não fazem mal para a saúde e nem te prejudicam de nenhuma forma. Pelo contrário, ter certeza de como seu corpo está funcionando só irá te trazer benefícios, mesmo que seja para realizar um tratamento que você nem imaginava que precisava.

Veja Também: Como Convencer o Marido a fazer Exames de Fertilidade?
Foto: Pxhere