Os testes de farmácia são ótimos! Uma verdadeira facilidade moderna para quem está tentando engravidar certo? Porém também podem vir acompanhados de dores de cabeça em algumas situações inusitadas. Uma das inúmeras situações que podemos passar com o uso de testes caseiros são os falsos positivos, porém ainda existe o positivo do teste de farmácia e o negativo do exame de sangue.

Esses acontecimentos são para deixar qualquer tentante de cabelos em pé não é? A dúvida de qual dos resultados levar em consideração é cruel e pode atrapalhar o entendimento de muitas. Então que tal desvendar o porquê do teste de farmácia dar positivo e o de sangue negativo?

Uma das explicações principais para o teste de farmácia dar positivo e de sangue negativo é a quantidade de HCG presente no corpo da mulher. Alguns testes podem ser tão sensíveis, que chegam a ser mais eficientes que o exame de sangue! Claro que este fator é uma faca de dois gumes, pois para que isso aconteça a sensibilidade mínima do laboratório tem que ser a mais alta ou seja, 50mUI. Algumas marcas tem a sensibilidade mínima de 10mUi e então qualquer quantia aproximada ou superior teoricamente a esta seria detectada, como o teste de gravidez Famivita que você pode adquirir aqui em nossa loja virtual. Também devemos levar em consideração a intensidade da cor da linha, se muito clara, pode ser indicio de uma gravidez muito inicial.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O risco de se fazer o teste antes do atraso também deve ser levado em consideração. Alguns laboratórios que fazem o beta HCG qualitativo podem não considerar o positivo do exame de sangue (linha clara) como positivo. Aliás a maioria dos laboratórios só determinam o positivo quando o positivo não deixa dúvidas nenhuma sobre o resultado positivo. Nestes casos onde há dúvidas, possivelmente eles irão indicar que a mulher faça novamente o exame em alguns dias.

O aconselhável em todos os casos é que se repita o exame beta HCG em uma semana. O próprio laboratório aconselha que a mulher refaça para saber se a quantia de HCG liberada no organismo aumente. Caso haja a progressão do hormônio, então o resultado passa a ser considerado positivo. Mas se continuar dando negativo provavelmente tem alguma coisa errada com os testes de gravidez. Quais são os casos em que o teste pode estar errado?

Quando há Algo Errado no Teste de Farmácia e Positivo e o Beta Negativo?

Um episódio que envolvem testes que pode acontecer, é do teste de farmácia detectar um outro hormônio do corpo que tem a mesma estrutura do HCG, o LH! Esse fenômeno acontece raramente e em determinados períodos do ciclo em que este hormônio está em alta, próximo ao período de ovulação que para muitas mulheres é do meio do ciclo. Teoricamente no final do ciclo não seria possível este positivo pelo LH pois a ovulação já teria passado há alguns dias, mas é possível que o hormônio esteja em descontrole que trazem esse positivo.

Outro fator que pode trazer o positivo no teste de farmácia e negativo no teste de sangue é a ingestão de medicamentos que contenham HCG e são eliminados pela urina. Algumas mulheres fazem o uso de determinadas substâncias para tratar a fertilidade (romper os óvulos) como é o caso do Choriamon, Choragon e Ovidrel. Também é possível ingerir HCG através de medicamentos emagrecedores que por ventura possam vir a ter. Outros medicamentos não interfeririam no resultado dos testes de gravidez, como é o caso da pílula do dia seguinte por exemplo. Eles não possuem a capacidade de fabricar HCG. Este hormônio é exclusivo da gravidez ou pode ser ingerido em alguns medicamentos.

Há chance também do próprio teste de gravidez de farmácia ter algum tipo de problema. Algumas marcas podem dar falso positivo com frequência para diversas mulheres em várias ocasiões. Para tirar a dúvida se o seu teste deu ou não um falso positivo, aconselha-se fazer mais um de outra marca confiável. Se o teste continuar positivando e o beta negativo ao final de 15 dias é aconselhável procurar um médico para verificar o que está acontecendo de fato.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade e aproveitar e dar uma dica. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados na fertilidade da mulher e do homem. Entre eles vitaminas potencializadoras da fertilidade feminina FamiFerti, masculina ViriFerti, testes de ovulação, testes de gravidez e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco fértil ajudando os espermatozoides a chegarem até o óvulo com maior facilidade. Você pode adquirir todos os produtos aqui na nossa loja virtual. 

Veja também: Posso Fazer o Teste de Gravidez Antes do Atraso?

Foto: Christian Córdova