Para quem está à espera de uma gravidez (ou não) o teste de gravidez é um ponto fundamental para tirar suas dúvidas. O ponto de interrogação só sai após confirmar com um belo e grande positivo (ou negativo se esse for o caso) que há ou não uma gravidez em curso. O problema é que a facilidade dos testes de gravidez pode colocar em dúvida sua eficácia. Quem nunca se pegou pensando se o teste de gravidez é confiável ou não? Uma tecnologia farmacêutica muito boa ao alcance das mãos? Será que alguma coisa pode dar errado? Quais as melhores marcas e como fazer corretamente para não ter um falso positivo ou falso negativo? Então, vamos desmistificar todas essas questões.

Em primeiro lugar, devemos saber quando fazer o teste de gravidez. A grande maioria das mulheres que querem engravidar já pensa no teste assim que o período fértil passa. Não é incomum encontrar uma tentante apressadas fazendo teste de gravidez com 8 dias após a ovulação. Também é comum encontrar tentantes com um grande estoque de testes de gravidez em casa (eu era uma delas, sim eu confesso).

Porém, de nada adianta ter o teste de gravidez mais confiável do mundo se não fizer no momento certo. O teste começa a funcionar corretamente à partir do momento em que existe atraso menstrual e HCG no organismo. Ou seja, você pode ter um falso negativo se fizer o teste antes do prazo ideal. Porém, o teste negativo pode ser definitivo se realmente não houver gravidez. Será que me fiz entender?

Traduzindo: Não faça o teste de gravidez antes do atraso menstrual. Para mulheres com ciclos regulares, o teste de gravidez confiável é ainda mais eficiente. Em ciclos irregulares, recomenda-se esperar até 22 dias depois da relação sexual ou período fértil para fazer um teste. O prazo ideal para realizar o teste está diretamente ligada a sua eficácia! Então colabore com o teste e espere um pouco mais para confirmar o positivo ou negativo.

O teste de gravidez é confiável quando: Apresenta uma margem grande de acerto e para saber se esta marca ou aquela faz parte do grupo seleto de testes confiáveis, procure indicação de alguma amiga. Há marcas que dificilmente dão linhas de evaporação, falso positivo etc.

A sensibilidade é importante: Os melhores testes de gravidez de farmácia tem 10 mUi de sensibilidade! A grande maioria tem 25mUi, porém os de menor sensibilidade conseguem pegar a gravidez ainda bem no inicio. Algumas marcas são famosas no mercado por serem de sensibilidade de 10mUi. Clearblue, Confira, One Step, Unitest Plus e outras.

Possivelmente na embalagem você vai identificar 99% de acertos a partir do primeiro dia de atraso, porém o correto seria interpretar caso a caso individualmente. Nem todas as mulheres conseguem pegar o positivo no primeiro dia de atraso, porque a implantação do bebê pode demorar mais do que esperado, e só a partir disso, o HCG começa a ser produzido. O teste de gravidez confiável pega o HCG em mínima quantidade no organismo, a linha pode ser tão clara que quase pode passar despercebida e por isso, podem surgir várias dúvidas. Normalmente duas linhas visíveis, independente da intensidade delas, significa positivo.

Já Tive Problemas Com o Teste de Gravidez, e Agora?

Há muitas mulheres que já tiveram problemas com o teste de gravidez. Linhas de evaporação, teste borrado, linhas pela metade… Também é bastante comum encontrar esse tipo de relatos pela internet, porém são em grande parte de marcas de segunda linha, com materiais inferiores aos usados nos testes mais famosos, com boa aceitação e credibilidade. Também é possível encontrar um lote problemático de determinada marca conceituada ou ter problemas com a leitura do resultado. Como por exemplo, o Fast Test.

Já usei diversas vezes e algumas delas conseguiram ser enganadas com um falso positivo de linha fraca. O Clearblue apesar de ser uma ótima marca, se lido após 10 minutos de feito, pode dar linhas de evaporação e visíveis, da cor do corante do teste, não cinzentas como os testes de corante rosa. Desta vez a tinta azul fica evidente mesmo em um falso positivo. Esta marca especificamente deve dar o resultado assim que a urina sobe, no máximo em 5 minutos de mergulhado no xixi.

Talvez seja este o motivo que faz do teste de gravidez um vilão para algumas mulheres. É possível que ele perca a credibilidade aos seus olhos, por já ter passado por algum problema. Mas saiba que são as exceções e não as regras. Também é importante saber fazer o teste. Neste post explico detalhadamente como fazer um teste de gravidez para não ter erro e nem problemas.

Atualmente os testes de gravidez estão com ótima qualidade, eu mesma tenho presenciado positivos no teste de farmácia que nem o beta HCG consegue detectar tão rapidamente. Porém se ainda tem duvidas, opte pelo teste de sangue quantitativo, ele não deixará dúvidas.

Veja também: Como Interpretar Resultado do Teste de Gravidez e Beta HCG

Foto: Cedida por leitoras