Qual mulher nunca se pegou desconfiando que estivesse grávida? Já pensou se houvesse apenas uma forma de descobrir essa gravidez? Nem sempre é possível fazer um beta HCG e é ai que a indústria farmacêutica entra em ação! O teste de gravidez é um dos meios mais seguros de se detectar a gravidez. Além de rápidos, fáceis de encontrar, são simples de manusear e usar. Os valores são também um grande atrativo, além de serem de bastante eficácia.

  1. Como Funcionam os Testes de Gravidez?
  2. Como Comprar e Escolher um Teste de Gravidez?
  3. Quando Fazer o Testes de Gravidez?
  4. Como Interpretar o Teste?

Como Funcionam os Testes de Gravidez?

O corpo da mulher produz muitos hormônios, mas nenhum deles é produzido exclusivamente na gravidez como o HCG. A gonadotrofina coriônica humana (HCG) é um hormônio (como uma enzima) que é produzido exclusivamente em casos de fecundação e implantação de um embrião. A partir do momento em que o zigoto se prende ao endométrio, o organismo começa a liberar este hormônio para assegurar a manutenção da gravidez. Então, podemos dizer que o HCG é o hormônio que faz a manutenção da gravidez, em conjunto com a progesterona.

Os testes de gravidez de farmácia têm um papel muito importante. Ele vai detectar o HCG assim como o beta. A diferença entre ambos é a forma com que o hormônio é detectado no corpo. O HCG pelo beta é detectado diretamente pelo sangue da mulher. Este colhido em laboratório. Já o exame de gravidez de farmácia, faz este papel com a urina colhida em casa. Após mergulhar a tira teste em uma mostra de xixi colhido em recipiente limpo e seco, um reagente irá bloquear o hormônio HCG na faixa de teste que possui um reagente. Quanto mais HCG no organismo, mais forte a linha ficará!

Como Comprar e Escolher um Teste de Gravidez?

Os testes de gravidez de farmácia são fáceis de serem encontrados. Qualquer farmácia possui pelo menos duas marcas para serem escolhidas pela mulher que quer usar deste método. Porém o que diferencia, é a confiabilidade do teste e a sensibilidade que eles têm. A grande maioria dos testes, tem uma sensibilidade mínima de 25mUI. Esta é também a sensibilidade mínima de vários laboratórios que fazem o beta HCG. Mas felizmente alguns laboratórios fazem testes bem mais sensíveis. Algumas marcas confiáveis, fazem o teste com sensibilidade 10mUi! Este certamente é o mais eficiente para detectar a gravidez precocemente.

Para escolher um bom teste de gravidez, temos que levar em consideração alguns fatores: sensibilidade, confiabilidade, preço e claro, a reputação. A sensibilidade de 25mUI não é uma sensibilidade ruim, mas se for menor, melhor. Os testes de 10mUI são mais difíceis de serem encontrados, mas compensam muito mais. Os valores são praticamente os mesmos por isso, se encontrar um de 10mUI opte por ele. A confiabilidade do teste também é muito importante. Veja com algumas amigas se tiveram problemas com esta determinada marca. A maioria das mulheres tentantes, tem dicas sobre quais marcas são melhores que as outras. As nacionais são muito eficientes, porém quase todas são fabricadas fora do Brasil. O preço dos testes podem chegar até R$45, 50 reais, isso devido à sua confiabilidade. Marcas como Clear Blue, por exemplo, tem testes com 10 mUI de sensibilidade como o One Step. A diferença entre essas duas marcas, é o tamanho da tira e também o estojo. Em confiabilidade as duas marcas empatam.

Quando Fazer o Testes de Gravidez?

O teste de gravidez deve ser feito pelo menos 15 dias do provável dia mais fértil. Se a sensibilidade deste teste for 10mUI, têm maiores chances de detectar o HCG e dar um positivo fraco. Porém se feitos muito antes do tempo, são passiveis de darem falsos negativos, por não ter material suficiente no organismo da mulher para detecção. Devemos lembrar que quanto mais tempo esperar depois da implantação, mais quantidade de HCG a mulher terá no corpo e então, ficará mais fácil do teste de gravidez detectar a gestação. Por isso, o ideal é realmente esperar o atraso menstrual para realização do teste de gravidez. O prazo ideal é de 15 a 20 dias do dia mais fértil, ou pelo menos 5 dias de atraso menstrual.

Como Interpretar o Teste?

A interpretação do teste de gravidez de farmácia é simples. Uma linha apenas é considerada negativo, duas linhas, o teste é considerado positivo. Porém algumas variações entre essas duas opções podem acontecer. Algumas vezes a segunda linha, a de teste pode não ser tão evidente assim! Ela pode ter coloração menos intensa e trazer duvidas a quem está fazendo o teste. Porém se a linha for fraca, mas ainda sim existir, é fato que o teste deu resultado positivo. Outras vezes a segunda linha aparece, mas não de coloração rosada ou azulada como de costume. Se não for da cor do corante que o teste apresenta, esta linha acinzentada pode ser considerada uma linha de evaporação. Normalmente estas linhas acontecem com marcas menos conceituadas, ou com testes de menor qualidade. Mas é possível que as linhas de evaporação apareçam ainda em testes de marcas famosas como a Clear Blue por exemplo.

Isso acontece devido ao tempo de leitura ultrapassado. Para ser considerado válido, o resultado do teste deve ser lido em no máximo 10 minutos! Fora isso, qualquer linha que surja no teste deve ser desconsiderada. Então resumindo: procure um teste cujo valor caiba em seu bolso. Cerca de R$ 5 a 20 reais é um bom preço nas farmácias e caso tenha dúvidas da sua qualidade, pergunte à amigas e também ao farmacêutico de plantão. O teste de gravidez é sim um bom auxiliar quando o assunto é diagnostico caseiro seguro!