Quando falamos de gravidez, os sintomas que apontam a gestação parecem ser muito óbvios depois que já se sabe que está grávida. Porém, estes sintomas são comuns a outras condições e nem sempre podem confirmar a gestação. São muitas dúvidas, questionamentos e até mesmo medo de realizar o teste de gravidez e acabar se frustrando, principalmente se você já é tentante há muito tempo. Por isso, é importante analisar esses sinais e sintomas em conjunto com as informações que você tem sobre seu corpo.

Teste de Gravidez Online

Passo 1 de 15
Você teve relação sexual sem usar camisinha ou outro método contraceptivo durante o último ciclo?
Passo 2 de 15
Usou a pílula do dia seguinte no último ciclo?
Passo 3 de 15
Sua menstruação está atrasada há mais de 5 dias?
Passo 4 de 15
Percebeu algum corrimento vaginal rosa ou marrom?
Passo 5 de 15
Observou algum corrimento vaginal transparente, elástico e abundante?
Passo 6 de 15
Teve cólica ou dor abdominal fora de época?
Passo 7 de 15
Notou mamas doloridas, mamilos mais sensíveis ou a aréola mais escura?
Passo 8 de 15
Surgiram ou aumentaram cravos e espinhas?
Passo 9 de 15
Sentiu enjoos e vontade de vomitar sem motivo?
Passo 10 de 15
Estava com sono ou tontura fora de hora?
Passo 11 de 15
Percebeu uma aversão a cheiros fortes como cigarros p.ex.?
Passo 12 de 15
Viveu variações de humor sem causa aparente?
Passo 13 de 15
Sua temperatura corporal se elevou?
Passo 14 de 15
Precisou urinar mais do que normalmente?
Passo 15 de 15
Sentiu mais fome, particularmente de comidas específicas?

Objetivo do Teste de Gravidez Online

Se você acha que há chances de estar grávida e gostaria de tirar a dúvida, o Teste de Gravidez Online pode ajudar. Através de perguntas eliminatórias, ele calcula a probabilidade de você receber um positivo ou negativo no teste de gravidez de urina ou de sangue.

Você teve relação sexual sem usar camisinha ou outro método contraceptivo durante o último ciclo?

O uso de camisinha ou qualquer outro método contraceptivo durante o ciclo praticamente anula as chances de ocorrer uma gravidez. Obviamente, existe uma porcentagem de chances de falha em todos os métodos, por isso não se pode descartar a hipótese completamente antes de verificar os sinais que o corpo está dando.

Mesmo com a proteção que a camisinha proporciona, existem chances de ela estourar ou furar durante o ato sexual, muitas vezes pela colocação incorreta do preservativo. No caso de contraceptivos orais, se não for utilizado corretamente e diariamente como indicado, seu efeito também perde eficiência. Isso vale para todos os demais contraceptivos: se não forem utilizados da forma indicada perdem o efeito esperado. Se o preservativo estourou, furou ou saiu durante a relação sexual e seu corpo está dando sinais de uma possível gestação, faça o teste de gravidez online para avaliar se existem chances ou não de estar grávida neste ciclo.

Após confirmar a gravidez por meio de um teste de farmácia ou de sangue, é hora de respirar fundo e pensar nos nutrientes necessários para essa fase tão delicada da vida que é a gravidez. Além de um estilo de vida saudável, deve-se ter cuidado com a ingestão das vitaminas apropriadas para a gestação no intuito de evitar a má formação do feto. Assim, o ideal é fazer uso de polivitamínicos como o FamiGesta. As vitaminas como o Metilfolado, contidas na sua fórmula, ajudam a evitar possíveis problemas como a formação do embrião.

Usou a pílula do dia seguinte no último ciclo?

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência e não deve ser usada como forma de prevenção após todas relações sexuais. Além disso, para proporcionar o efeito desejado, seu uso deve ser dentro do prazo indicado (até 72 horas após a relação sexual). Depois desse prazo, ela perde sua eficácia.

O uso constante da pílula do dia seguinte faz com que o método contraceptivo de emergência perca sua eficácia, aumentando as chances de engravidar. Importante destacar também que a sua alta dose hormonal pode causar reações adversas, além de desequilíbrio hormonal, algo bem comum após a utilização. Uma reação considerada frequente depois do uso da pílula do dia seguinte é o atraso menstrual, devido ao desequilíbrio que a PDS provoca. Porém, esse atraso menstrual ligado a outros sintomas pode significar gravidez. Por isso, faça o teste de gravidez online e calcule as chances de dar positivo ou negativo.

Menstruação atrasada há mais de 5 dias

O atraso menstrual é o principal sintoma de gravidez, mas também pode ser um indicativo de outros acontecimentos como, por exemplo, problemas hormonais. Se você não se preveniu durante as relações sexuais do último ciclo, não utiliza nenhum método contraceptivo e está com a menstruação atrasada há mais de 5 dias, você realmente pode ter engravidado. Faça o teste de gravidez online e veja as chances de estar grávida!

Percebeu algum corrimento vaginal rosa ou marrom?

Se você notou algum corrimento vaginal rosado ou marrom pode ser indício de nidação. A nidação é a implantação do óvulo fecundado no útero e sua fixação pode causar este pequeno sangramento ou corrimento vaginal rosa ou de cor marrom.

Observou algum corrimento vaginal transparente, elástico e abundante?

No período fértil, é comum as mulheres notarem um corrimento vaginal transparente e gelatinoso, abundante em alguns casos e com aspecto elástico ou de clara de ovo. Esse corrimento aponta ovulação e mostra que a mulher está em seu período fértil. Quando a relação sexual ocorre nesses dias sem o uso de contraceptivos, as chances de gravidez são muito grandes. Aguarde alguns dias e faça um teste de gravidez para confirmar. Os melhores testes são aqueles com sensibilidade de 10mUI. Esse é o caso do teste de gravidez Famivita que pode detectar a gravidez até mesmo antes do atraso menstrual.

Teve cólica ou dor abdominal fora de época?

Muitas mulheres apresentam dores abdominais ou cólicas fora da época em que normalmente sentem. Saiba que essas cólicas podem ser ocasionadas pela ovulação ou, no caso de uma gravidez, devido à implantação do óvulo no útero.

Notou as mamas doloridas, mamilos mais sensíveis ou a aréola mais escura?

Um dos primeiros sintomas notados indicando gravidez é relacionado aos seios e à sensibilidade aumentada, assim como o crescimento e o escurecimento das aréolas. Essa sensibilidade nos mamilos é bem semelhante ao incômodo durante o período menstrual, mas de forma ainda mais intensa.

Isso ocorre devido ao aumento dos hormônios, principalmente do estrogênio e da progesterona, no processo de preparação do corpo para a jornada dos 9 meses gestacionais. Com isso, a circulação sanguínea também se modifica, ocasionando a sensibilidade muito grande no local.

Se essa sensibilidade nas mamas e demais alterações ocorrem juntamente de outros sintomas que apontam uma possível gestação, como o atraso menstrual, você pode verificar as chances de um positivo através do teste de gravidez online. Recomendamos realizar um teste de gravidez ou um exame de sangue beta HCG para confirmação.

Surgiram ou aumentaram cravos e espinhas?

O aparecimento de cravos e espinhas no período gestacional é bem comum, mesmo para aquelas que nunca sofreram com essa questão. Já as que normalmente possuem bastante, o surgimento se potencializa ainda mais nesta fase. As acnes e as espinhas na gravidez ocorrem devido ao aumento dos níveis de progesterona, hormônio que eleva a oleosidade da pele.

As regiões do corpo mais afetadas na fase gestacional são: rosto, costas e seios, por serem locais de maior concentração de glândulas sebáceas. Normalmente, o surgimento de acnes e espinhas ocorrem com maior intensidade nas primeiras semanas gestacionais, reduzindo com o decorrer da gravidez.

Sentiu enjoos e vontade de vomitar sem motivo?

O enjoo a certos alimentos e fragrâncias é algo bem frequente nas primeiras semanas de gestação e por isso é considerado um dos principais sintomas indicativos de gravidez. Normalmente, no início os enjoos são matinais e ocorrem devido a alimentos comuns do seu cardápio ou até mesmo durante atividades cotidianas como escovar os dentes após as refeições. Se você tem dúvidas, faça o teste de gravidez online.

Estava com sono ou tontura fora de hora?

O sono excessivo e tonturas ao decorrer do dia são muito comuns no período gestacional, principalmente no início. Isso ocorre porque no começo da gravidez a pressão arterial da mulher tende a cair, provocando moleza, cansaço excessivo e um sono incontrolável, bem como sensação de tontura.

Percebeu uma aversão a cheiros fortes como cigarro, por exemplo?

Cheiros, fragrâncias e odores que você sempre suportou normalmente começam a te causar aversão, mesmo perfumes agradáveis. Você simplesmente não consegue ficar perto e até causa mal estar, enjoo, dor de cabeça e vômitos. Esse é um dos primeiros sintomas de gravidez. A sensibilidade a cheiros e fragrâncias ocorre devido aos desníveis hormonais que alteram completamente o olfato.

Viveu variações de humor sem causa aparente?

No período gestacional, as variações de humor são constantes. Em um minuto se está em plena alegria e, segundos depois, afogando em lágrimas. É como uma TPM mais intensa e o aumento dos hormônios causa esse efeito que pode durar os 9 meses de gestação. Costuma ser mais intenso nas primeiras 12 semanas até que o corpo se adapte com a nova variação de estrogênio e progesterona.

Obviamente, só alteração de humor não pode ser algo indicativo de gravidez. Porém, quando associada a outros sinais como náuseas, atraso menstrual e sensibilidade nas mamas as chances de um positivo aumentam bastante. Na dúvida faça um teste de gravidez online para calcular a probabilidade de estar grávida!

Sua temperatura corporal se elevou?

A temperatura corporal é um dos primeiros sintomas de gravidez. Porém, é o mais discreto. Se você é tentante e já faz o uso do termômetro basal pode conseguir identificar esse sintoma com mais facilidade.

Durante a ovulação, a temperatura do corpo fica mais alta e quando essa temperatura se mantém sem apresentar quedas, pode ser sinal de gravidez. É possível acompanhar esse sintoma com a ajuda de um termômetro basal ou realizar um teste de gravidez para confirmação. Você pode usar o teste de gravidez Famivita para confirmar.

Sente mais vontade de urinar do que normalmente?

A vontade de urinar com maior frequência é um dos sintomas de gravidez mais evidentes. Isso ocorre devido às grandes mudanças hormonais e, com o tempo, vai continuar devido à pressão do útero sobre a bexiga conforme o bebê se desenvolve.

Sente mais fome, particularmente de comidas específicas?

O aumento do apetite é um dos sintomas que soam como alarme na vida das mulheres. Isso ocorre pela nova necessidade do corpo em suprir a mãe e promover o desenvolvimento do feto.

Porém, não deve servir de desculpa para começar “a comer por dois”, como antigamente se dizia. A introdução de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas em refeições realizadas em espaços mais curtos é o suficiente para alimentar, nutrir e seguir com uma gestação saudável e sem ganhos de peso excessivo. O ganho de peso excessivo durante a gravidez pode ter consequências negativas para a saúde da mãe e do bebê.