Ao primeiro sintoma diferente que a mulher sexualmente ativa sente, já vem a cabeça a hipótese de gravidez. Por isso, normalmente a primeira procura é o tradicional teste de farmácia. Ele, além de ser fácil acesso, tanto pelo valor e por ser facilmente encontrado em qualquer farmácia, poderá te dar um resultado mais rápido e mais discreto. Isso também caso não queira que ninguém mais saiba no momento. Mas teste de gravidez pode dar errado, é seguro?

quando fazer o teste de gravidez

O teste de farmácia é aconselhado fazer com a primeira urina do dia pois o nível de HCG é maior pela manhã

Possíveis Erros

A base do teste de gravidez de urina ou teste de farmácia, é a detecção da quantidade de HCG na urina. Esse hormônios por sua vez é produzido apenas durante a gravidez. As opções hoje oferecidas em farmácias e mercados tem a menor chance de dar errado. Os fabricantes afirmam ter uma sensibilidade de 97 a 99,5% para o diagnostico preciso.  É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo, porém os testes tem 0,5% de chances de erro. Portanto o teste de gravidez pode dar errado sim e existem algumas situações que podem sim ocorrer um falso positivo, como:

  • Aborto recente e devido ainda constar resíduos do beta HCG no sangue.
  • Infecção na urina
  • Uso de algumas medicações contendo hormônios, normalmente administrados para fertilidade feminina (ovidrel, por exemplo).

Falso Negativo

Já para um teste de gravidez negativo ou como também é conhecido “falso negativo” acontecer, podem ter vários outros motivos. Dentre eles e mais recorrente, estar muito no inicio da gravidez e o nível do beta HCG não conseguir ser detectado pelo teste. Até mesmo pela urina estar diluída numa quantidade maior de água pelo excesso de ingestão de líquidos, por isso é aconselhável não consumir líquidos durante um período de pelo menos 4 horas antes de fazer o teste.

Caso você faça o teste e o resultado seja um teste de farmácia negativo e ainda sim existir o atraso menstrual com os sintomas, repita o teste após uma semana para confirmação do diagnóstico. Se mesmo assim não se sentir segura com o resultado, procure seu medico e solicite um exame de Beta HCG sanguíneo, esse te dará um resultado mais seguro. Para um resultado preciso solicite um beta HCG quantitativo.

Teste Caseiro de Gravidez

Além dos conhecidos testes de farmácia e de sangue, encontramos alguns testes que podem ser feito em casa mesmo sem custo algum e segundo as pessoas mais velhas o resultado é infalível. Veja alguns deles:

Teste da agulha

Antes de deitar pra dormir, faça xixi dentro de um potinho que tenha tampa, coloque após uma agulha de costura pequena e feche por no mínimo 8 horas. Ao abrir, se verificar que a agulha mudou de cor, o seu resultado é positivo.

Teste da água sanitária

Misture em um vasilhame um pouco de seu xixi e água sanitária, se a mistura apresentar uma cor alaranjada seu resultado é positivo, se o xixi não mudar de cor é sinal que seu teste de gravidez negativo.

Teste da fervura

Coloque sua urina dentro de uma panela de preferência que não vai mais utilizar e leve ao fogo. Se o xixi borbulhar parecido como água você não esta gravida, se ferver como leite e criar uma nata ao redor da circunferência da panela, você pode estar grávida.

Obviamente esses são testes caseiros utilizados desde os mais antigos e não tem nenhuma garantia que de certo a não ser das pessoas que já fizeram e deu certo. Aliás, é mais uma brincadeira e não deve ser levado à sério. Em caso de dúvidas e suspeita de gravidez, procure seu medico e faça um teste de farmácia ou o exame beta HCG para ter certeza.

Dúvidas das Leitoras:

Quando o teste de gravidez pode dar errado?

São algumas hipóteses que podem influenciar no erro de um teste de gravidez. Alguns deles é a realização muito cedo e antes do atraso menstrual, baixa concentração de HCG e até mesmo má qualidade do teste utilizado. Não podemos descartar também o manuseio incorreto do teste que pode também invalida-lo.

Estou com atraso menstrual, sintomas de gravidez e o teste negativo. O que pode ser?

Claro que o atraso menstrual é a principal indicação de gravidez ainda mais se acompanhado de outros sintomas característicos de uma gestação. Mas o atraso menstrual pode ser resultado de um descontrole hormonal por exemplo ou até mesmo a ingestão de alguns medicamentos que descontrolam o ciclo menstrual como é o caso da pílula do dia seguinte. O ideal nesses casos é procurar o ginecologista e realizar exames para encontrar a causa e poder tratar adequadamente.

Veja também: Posso Fazer o Teste de Gravidez Antes do Atraso?

Foto: The_Parasite