Queridinho de todas as mulheres que querem engravidar, o teste de gravidez passou a ser um dos companheiros inseparáveis de final de ciclo. Mas não apenas se trata de uma tira de papel que se compra na farmácia. Existem diversas formas de descobrir se uma nova vida está a caminho.

Ir para a Pesquisa sobre o Testes de Gravidez

Estrutura

Aqui vamos tratar de todas começando pela mais rápida graças ao mundo virtual: o teste de gravidez online. Calma! Você não vai precisar enviar amostra de sangue ou urina via internet. Para fazer o teste de gravidez online, responda as seguintes perguntas honestamente e deixa o aplicativo calcular a probabilidade de você estar grávida:

Teste de Gravidez Online

Passo 1 de 15
Você teve relação sexual sem usar camisinha ou outro método contraceptivo durante o último ciclo?
Passo 2 de 15
Usou a pílula do dia seguinte no último ciclo?
Passo 3 de 15
Sua menstruação está atrasada há mais de 5 dias?
Passo 4 de 15
Percebeu algum corrimento vaginal rosa ou marrom?
Passo 5 de 15
Observou algum corrimento vaginal transparente, elástico e abundante?
Passo 6 de 15
Teve cólica ou dor abdominal fora de época?
Passo 7 de 15
Notou mamas doloridas, mamilos mais sensíveis ou a aréola mais escura?
Passo 8 de 15
Surgiram ou aumentaram cravos e espinhas?
Passo 9 de 15
Sentiu enjoos e vontade de vômitar sem motivo?
Passo 10 de 15
Estava com sono ou tontura fora de hora?
Passo 11 de 15
Percebeu uma aversão a cheiros fortes como cigarros p.ex.?
Passo 12 de 15
Viveu variações de humor sem causa aparente?
Passo 13 de 15
Sua temperatura corporal se elevou?
Passo 14 de 15
Precisou urinar mais do que normalmente?
Passo 15 de 15
Sentiu mais fome, particularmente em comidas específicas?

A evolução da área farmacêutica para kits de diagnósticos está a todo vapor e um teste online de gravidez um bom começam, mas existe uma gama de métodos, inclusive os provenientes da crendice popular como da água sanitári, do anel ou as famosas simpatias, além dos exames mais completos de sangue e suas variações. Para quem ainda não ousou tentar fazer um teste destes até parece um bicho de sete cabeças. Mas não é! Ainda mais para quem deseja engravidar, conhecer todos os tipos de testes de gravidez é muito importante para escolher o melhor na hora.

Os testes têm ficado cada vez mais acessível e mais prático. Antes o que era absurdamente incomodo para fazer, começou a ficar cada dia mais fácil descobrir a gravidez, ainda no conforto do seu lar e ainda por cima, sem precisar tirar sangue! Com apenas algumas gotas de urina é possível saber se a mulher está gravida ou não. Porém é importante dizer que todos os testes de gravidez citados aqui, são exclusivamente indicados após pelo menos 10 dias do dia mais fértil, ou seja, após a provável fecundação. Devemos contar em um ciclo de 30 dias, por exemplo, 14 dias antes do dia de vir a menstruação, assim terá o dia mais fértil. Porém como nem todas as mulheres são reguladas existe uma forma de ajudar a contar o dia mais fértil, a calculadora do período fértil e excelente para essa finalidade.

O que é o HCG e Como Ele Aparece no Organismo?

O HCG é o único hormônio exclusivo da gravidez. Ele se forma à partir da fecundação e na implantação, a conhecida nidação, começa a aumentar com grande velocidade. O HCG é originado pelo conjunto de células que formarão o bebê e a placenta. Com a progressão do crescimento celular do embrião, os níveis do hormônio vão subindo consideravelmente e secretado para a corrente sanguínea e corporal da mulher.

Por isso, é muito comum, conseguir pegar um teste positivo com poucos dias da implantação, mesmo que os níveis sejam ainda bem baixos. Quanto mais tempo após a implantação, mais fácil será para identificar a gravidez. Também é bom ressaltar que em determinada altura da gestação, o hormônio reduz drasticamente sua produção.

IMPORTANTE: Com cerca de 25mui de HCG presente no organismo, é possível que algum teste de gravidez sensível identifique a gravidez.

Pouco se ouve falar desta informação, porém é possível ter HCG no organismo sem gravidez, este é proveniente de um pequeno tumor (na grande maioria dos casos benigno) secretor de HCG e sempre em baixíssimas quantidades. É possível que aconteça em todas as idades, mas na idade fértil de homens e mulheres. Homens? Sim! Homens podem ter níveis baixíssimos de HCG, porém detectados apenas em testes muito sensíveis do hormônio.

Mulheres em fase lútea, também podem ter uma quantidade muito baixa de HCG, este proveniente da fecundação, mas nunca aparecerá no teste de farmácia comum, apenas em testes extremamente sensíveis como o beta HCG quantitativo. Para mulheres grávidas, o HCG começa a aparecer muito rapidamente, cerca de 72 horas após a implantação, porém para se ter certeza absoluta do resultado, é sempre bom respeitar o limite mínimo de tempo para fazer o teste.

Quando Posso Fazer o Teste de Gravidez

Essa é realmente, uma das duvidas muito recorrentes entre as mulheres candidatas à grávidas ou não. Quando fazer o teste de gravidez para verificar se está grávida? Como o HCG começa a evoluir de fato após a implantação, o correto é aguardar alguns dias de atraso menstrual para realizar o teste. Alguns poucos dias de atraso são suficientes. Recomenda-se cinco dias de atraso para realizar o teste de gravidez em ciclos regulares. Mas quando contar os dias de atraso menstrual não é possível, em casos de ciclos extremamente irregulares, recomenda-se fazer o teste com pelo menos 20 dias da relação sexual ou dia mais fértil para detectar ao menos, a quantidade mínima de hormônio da gravidez. Lembrando que à partir de 10mUI de HCG já há grandes chances de ter um bebê à caminho.

Teste de Gravidez Beta HCG

Mais antigo e também mais usado pelos médicos o teste de gravidez à base de sangue, é a melhor e mais segura forma de saber se uma mulher está grávida ou não. Para fazer esse tipo de teste é preciso ir a um laboratório e retirar uma quantidade pequena de sangue. À partir do plasma do material recolhido (o sangue é colocado em uma centrífuga laboratorial e a separação dos glóbulos vermelhos, brancos e plasma acontece), é realizado um procedimento para verificar se há ou não HCG no organismo. A assertividade do teste de HCG é muito grande, porém, há ainda uma pequena margem de erro, de 1 a 2% dependendo do caso. O beta HCG é o mais recomendado pelos médicos, embora o teste de gravidez de farmácia tenha alcançado sua confiabilidade, ainda é provável que o seu médico dê uma guia para realizar esse teste caso haja suspeita de gravidez.

Beta Qualitativo e Quantitativo Qual Escolher?

Nem todos sabem que existem duas formas de beta HCG, o quantitativo e o qualitativo. A diferença entre eles é bastante grande, apesar do nome parecido. O beta HCG qualitativo determina apenas se no sangue, há quantias superiores há 25mUI, que no caso significa positivo para gravidez. Enquanto isso, no beta HCG quantitativo, o método é mais detalhado. No soro do sangue, determina-se se há quantias de HCG e caso tenha, é feita uma contagem digital para determinar exatamente quantos mUI de HCG existe no sangue. É possível detectar desde 0,1 mUI de HCG até infinitos mUI no sangue.

Para saber exatamente quanto HCG há no organismo, o teste de gravidez beta HCG quantitativo é a melhor opção, porém, há localidades no país que não possuem o beta HCG quantitativo ou levam muitos dias para sair o resultado. Então neste caso, o beta HCG qualitativo pode tirar um pouco da curiosidade ou da duvida da possivelmente futura mamãe. Ambos são perfeitamente eficientes e confiáveis se feitos na data correta.

Referencias para Positivos dos Laboratórios

A quantidade determinante do positivo para o beta HCG pode variar de laboratório para laboratório, porém, no geral se dá acima de 25 mUI ou 50mUI. Há variações de limite mínimo para positivo, alguns acima de 10mUI, outros acima de apenas 100mUI. O importante é repetir o exame em alguns dias para acompanhar o crescimento do hormônio no organismo. Não é incomum encontrar alguma mulher confusa com o resultado do seu exame, por isso, desenvolvemos uma pequena planilha que pode ajudar a tirar a duvida na hora da leitura do teste.

Evolução do HCG no Organismo

A evolução acontece muito intensamente nas primeiras semanas de gravidez. Isso porque a progesterona produzida pelo corpo lúteo faz com que o HCG seja estimulado bastante intensamente. Porém a produção de HCG varia de mulher para mulher e a velocidade com que ele aumenta é proporcional à progesterona e estrogênio do seu organismo. Teoricamente o HCG deve quase dobrar a cada 72 horas. Esse é um ótimo indicativo de que a gravidez está indo muito em seu começo. Porém é possível ter um aumento da concentração mais lentamente ou menor que quase o dobro (esperado), nesses casos é recomendável acompanhar o desenvolvimento do hormônio bem de perto e também consultar um obstetra.

Calculadora de Beta HCG

Tempo Estimado de Dobra dos Níveis de HCG com Gráfico

Resultados

  • Diferença total de HCG:
    mUI/ml (%)
  • HCG dobrando cada:
    dias horas ( horas)
  • Aumento em 2 dias:
    mUI/ml (%) ()

Nem sempre a tabela que acompanha o resultado do exame é precisa, cada organismo é um e ela, dá apenas uma estimativa. Se o seu resultado deu abaixo do esperado, pode haver diversas condições para que isso esteja acontecendo, inclusive implantação do embrião bem depois do prazo esperado, ovulação tardia, deficiência de progesterona e até mesmo algo errado com a gestação. Muitas mulheres optam por acompanhar a evolução da gravidez através de testes de gravidez de farmácia. Se forem usados testes da mesma marca e sensibilidade, não há problema algum, é seguro e é ainda mais eficiente quando feitos com a primeira urina do dia. Quanto mais HCG no organismo, mais escuras as linhas do positivo irão ficar.

Teste de Gravidez Beta HCG Pode Falhar?

Apesar de ser um teste de gravidez eficaz, o teste de beta HCG pode sim falhar. Não pelo exame em si mas pelas condições em que a mulher fez a coleta do sangue. Isso porque, como dito anteriormente, é preciso de uma quantidade mínima de hormônio da gravidez no organismo para que o resultado seja confiável. Se fizer o teste muito antes do ideal, irá ter um resultado falso. Se a implantação do zigoto ainda nem aconteceu, e por algum motivo fizer o beta, certamente não apontará a gravidez, porque não havia ainda hormônio para ser detectado. Recomenda-se então, fazer novamente o exame em alguns dias, cerca de 7 dias após a realização do primeiro.

O contrário também pode acontecer! Há raros casos em que a mulher mesmo estando em estagio avançado de gravidez, não se detecta o HCG em seu sangue e nem na urina. Essa é uma condição isolada e ainda se encontra em estudo pela medicina para identificar o porquê desse fenômeno. Podemos dizer que entre 10 mil gestações, uma se enquadra nestas condições de não diagnostico através do exame de sangue. Por isso, é recomendável em caso de suspeita, fazer um exame de ultrassom para dar o diagnostico preciso.

Teste de Gravidez de Farmácia

Eles vieram para mudar para melhor a vida da mulher que tenta engravidar ou deseja apenas tirar uma duvida simples. Estou grávida? Em menos de 5 minutos e em casa, é possível saber se a sua vida irá ou não mudar para sempre! Os testes são fabricados à partir de matérias primas simples: papel, plástico, corante e anti-hormônios. Eles têm ganhado tanta popularidade entre as mulheres, exatamente pela facilidade de adquirir, fazer e interpretar.

São diversas marcas, sensibilidades e formas que podem confundir um pouco na hora de comprar, porém com essas dicas você vai ficar Expert em testes de gravidez de farmácia. À partir de agora, vamos desvendar muito do mundo do teste de farmácia. Seus pontos fortes, suas falhas e inclusive, as melhores marcas do mercado. Também vamos mostrar um pouco das linhas dos testes e o que elas significam, mesmo que o resultado seja negativo.

Tipos de Teste de Farmácia

Os tipos de teste de farmácia são variados. Por mais que a finalidade, e até mesmo o principio seja parecido, nem todos são iguais. Existem basicamente três tipos:

Tiras: uma tira de papel, corante e anticorpos apenas dentro de um pac lacrado com um saquinho de sílica (para evitar a deterioração do teste).

Caneta: um estojo de plástico envolve o a tira de papel. O teste é o mesmo que o de tiras, mas normalmente é mais largo e por isso, um pouco mais caro também.

Digital: O teste digital tem o mesmo principio do teste de tiras e caneta, a diferença é um sensor que dentro dele, sabe identificar e dizer se o teste é positivo, e em um caso especifico, diz com quantas semanas aproximadamente que a mulher está de gestação. Isso é possível através da concentração de corantes armazenados na tira de positivo.

Liquido: mais antigo, era comercializado nos anos 80 e começa a reaparecer no mercado exterior. Ele funciona no mesmo principio, identificando o hormônio da gravidez no material coletado, na urina, porém o resultado se dá através da mudança da cor do reagente. Azul é positivo, amarelo, negativo. Este teste de gravidez de farmácia não está disponível para venda no Brasil.

Os resultados desses testes são de simples de leitura, mesmo o ClearBlue que demonstra um sinal no lugar da segunda linha, a de resultado. Caso apareça um sinal de +, então parabéns, você está grávida.

Como Funciona o Teste de Gravidez

O teste de gravidez de farmácia é fabricado para encontrar o HCG no material coletado, ou seja, a urina. É bastante semelhante ao teste feito para beta HCG qualitativo nos laboratórios, mas a grande diferença é realmente o material usado. Além da tira com corante, lá existe uma faixa de "anticorpos" que vai capturar o hormônio exclusivo da gravidez. Além dela, existe uma linha de controle que mostra se o teste funcionou ou não.

É preciso mergulhar a tira ou caneta no material coletado e aguardar o tempo especificado na bula do teste de gravidez. Neste momento, quanto mais hormônios tiver no material, mais escura a linha do resultado vai ficar. Caso não haja gravidez, apenas uma das faixas, a de controle aparecerá. Se aparecerem duas linhas, então, o resultado será positivo. Caso apareça apenas a linha de resultado, o teste é invalidado, bem como se não aparecer linha alguma ou ele ficar manchado. Neste caso, recomenda-se repetir o teste com outra tira de teste.

Teste de Gravidez Antes ou Depois do Atraso

Esta é com toda certeza uma informação muito importante. Saber exatamente quando se pode fazer o teste de gravidez é essencial para evitar problemas e transtornos. O indicado é fazer o exame após o atraso menstrual. Porém há mulheres que tem o ciclo desregulado e por isso não conseguem identificar o atraso menstrual. Como dito anteriormente o hormônio apenas aparece após a implantação, por isso é preciso ter realmente a gravidez concretizada para seu diagnostico. É necessário ao menos uma quantia de 25mUI de HCG para detectar a gestação. Portanto, até mesmo o beta HCG qualitativo deve ser feito após o atraso menstrual, ou 20 dias após a relação sexual que teria sido responsável pela fecundação.

Os exames que podem ser feitos ainda antes do atraso menstrual são os de alta sensibilidade. O exame de sangue beta HCG quantitativo é um grande aliado nestes casos. Porém há aqueles com alta sensibilidade de HCG com 10 mUI apenas, que irá detectar a gestação bem no começo. Para descobrir qual é a sensibilidade do teste de gravidez de farmácia, basta ler a bula ou a embalagem. Para exames de sangue, vale uma consulta ao laboratório antes de ir até lá.

Como Fazer Teste de Gravidez

Para fazer o teste de gravidez, é preciso ter pelo menos cinco dias de atraso menstrual ou há 20 dias da data mais fértil ou relação sexual com "risco" para a gravidez acontecer. Isso porque o zigoto leva cerca de 7 a 15 dias para chegar ao útero e implantar, e só após isso, será possível detectar a gravidez.

IMPORTANTE: O teste deve ser feito preferencialmente com a primeira da manhã.

Isso porque a concentração de HCG é muito maior nessa remessa de xixi. O tempo concentrada na bexiga, cerca de 4 a 8 horas de sono é perfeita em condições de armazenamento do hormônio, com isso, o teste de gravidez de farmácia irá ter muito mais eficácia, além da facilidade para coletar material, não será preciso ficar horas esperando dar o prazo durante o dia.

É recomendado desprezar o primeiro jato e coletar a urina em um recipiente de plástico estéril, ou seja, muito bem limpo e seco. O copo deve estar em local plano e o xixi pode ser usado em máximo 2 horas em temperatura ambiente ou 4 horas em refrigerador após a coleta. Com as mãos limpas e secas, abrir o pacote do teste, retirar a tira ou caneta e mergulhar por pelo menos 20 segundos na urina. Após, retirar e colocar em local reto e aguardar o tempo descrito nas instruções do fabricante. Alguns fabricantes permitem com que o próprio teste de gravidez colete o xixi diretamente no jato, porém este não é um método muito eficiente. O melhor é coletar a urina e após isso fazer o teste. O risco que se corre de perder a caneta e ter um resultado alterado é bastante grande.

Resultado de Teste de Gravidez

E agora, grávida ou não? Mil coisas passam pela cabeça de quem faz um teste de gravidez. A adrenalina ali naquele momento é indiscutível! Então, agora chegou a hora da verdade. Será que estou grávida? Por mais que se saiba exatamente quando é positivo ou negativo, o resultado fica um tanto quanto complexo quando é nosso teste de gravidez. O resultado do teste de gravidez é teoricamente simples de desvendar, porém podem ter algumas variáveis.

Teste de Gravidez Negativo: quando apenas uma linha (a de controle) aparece na tira ou na caneta. Isso independente da marca, tipo de teste ou da cor do corante que podem ser azul ou rosa avermelhada.

Teste de Gravidez Positivo: o positivo acontece quando duas linhas do teste aparecem. Independente da intensidade da cor da segunda linha, o teste será positivo.

Tipos de Linhas de Positivo do Teste de Farmácia

Pode parecer simples, mas como dito antes, o teste pode apresentar algumas variações na linha de positivo. Podemos dizer que estas são as diversidades e também adversidades, as que causam confusão na mulher aspirante a mamãe.



Positivo sem dúvidas: Aquele teste que ficam duas linhas marcadas, a linha de teste forte a linha do controle. É como quem diz, é amiga, você está realmente grávida sem duvida alguma.

Linha fraca ou fraquinha: O teste que apresenta a segunda linha, porém pálida, mais fraca que a linha de controle. No caso da linha fraquinha, é ainda mais clara que a linha fraca, mais parece uma ilusão de ótica ou mesmo uma marca d´agua bastante apagada. Isso pode acontecer com urinas com baixa concentração de HCG ou quando a tinta do teste não é das melhores. Também é possível que a linha de resultado fique fraca em gestações iniciais, com baixa concentração de hormônios, ou que seja feita com a urina do dia, sem tempo hábil para ter certeza de que o HCG está concentrado.

Linha de evaporação: Linha que aparece após alguns minutos do teste. Normalmente ela aparece cerca de 15 minutos após a execução do teste. Ela aparece porque a linha de teste, que contém uma faixa de anticorpos, começa a secar e fica evidente na faixa de papel do teste. Este não é um resultado positivo, mas pode levar a crer que sim.

Linha Falhada: também não incomum de acontecer, a mancha no teste de gravidez acontece com bastante frequência e vai, com certeza ter um impacto inicial. Porém nem todos os casos de linha manchada são realmente positivos. O corante pode não ter tido matéria prima suficiente para se distribuir totalmente pela tira e então, o corante se acumula no meio da tira e pode sumir com o passar do tempo. Por isso e comum ver mulheres dizerem que o seu teste deu positivo mais sumiu.

Tempo de leitura do teste de gravidez: o tempo adequado de leitura do teste é até no máximo 10 minutos após a sua realização. Após este tempo, qualquer alteração do teste passa a ser descartada.

Teste de Gravidez de Farmácia Negativo

Nem sempre o teste positiva. Aliás, é muito mais fácil o teste de gravidez de farmácia dar negativo do que o contrário. Porém mesmo assim, uma duvida pode continuar pairando sobre as mulheres. O teste de gravidez pode dar negativo mesmo estando grávida? Sim! O acontecimento se chama falso negativo, isso porque o teste não consegue detectar a gravidez mesmo se ela estiver em curso. O teste de farmácia algumas vezes não é capaz de detectar pequenas quantidades de hormônio, ou mesmo não detectar se a urina tiver baixa concentração. Algumas situações favorecem o falso negativo:

  • Alto consumo de líquidos antes de realizar o teste
  • Baixa concentração de HCG devido ao pouco tempo de gestação
  • Uso de medicamentos diuréticos

O indicado quando o teste de farmácia dá negativo e a menstruação continua sem vir, é repetir o teste em alguns dias. Normalmente 7 dias são suficientes para ter aumento do hormônio da gravidez no organismo. Se mesmo assim o negativo se repetir, então, aconselhável procurar um médico para verificar o que está acontecendo.

Falso Positivo Existe?

Sim. E infelizmente se torna mais comum entre as mulheres. Embora o teste de farmácia seja muito eficiente, algumas vezes o resultado positivo pode trazer uma alegria ou susto junto com ele. Isso porque algumas vezes, a linha do falso positivo do teste de farmácia é realmente bastante forte. Mas por que o falso positivo acontece?

Fatores externos podem ser responsáveis pelo fenômeno, porém, algumas marcas de testes são pouco criteriosas com seus fornecedores, o que causa então, a distribuição de um produto de baixa qualidade. Com isso, o teste pode ter matéria prima de qualidade duvidosa e o falso positivo acontecer. Mas também e possível que um lote do teste esteja com problemas, se você confia na marca, e o falso positivo aconteceu, entre em contato e comunique à ao fabricante – distribuidor. O falso positivo também pode acontecer por alguns fatores externos:

  • Uso de medicamentos que contém HCG na sua formulação (Choragon, Choriamon, Ovidrel, Pregnyl)
  • Aborto recente (menos de 2 meses ou 8 semanas)
  • Produção de algum tumor que seja secretor de HCG

O problema do falso positivo é o impacto psicológico e emocional que ele causa. Algumas vezes o positivo é muito esperado, e ai, quando se constata que não há uma gestação em curso, é realmente bastante frustrante e triste. Importante saber lidar com essa situação, sempre antes de contar a alguém, se certifique do resultado com outro teste de farmácia ou mesmo um exame de sangue.

Quais os Melhores Testes e a Sensibilidade

Os testes de gravidez de farmácia nunca estiveram tão equivalentes em relação à qualidade. Isso porque a consumidora deste tipo de produto, tem ficado cada dia mais exigente e atenta ao produto que está adquirindo. Afinal de contas, ela não está apenas comprando um teste de farmácia, ela está comprando praticamente a realização de um sonho.

Porém, algumas marcas ainda se superam bastante em relação à outras no mercado. A marca ClearBlue, por exemplo, é líder mundial em qualidade dos seus testes. Igualmente a First Response, que cada dia que passa ganha mais adeptas. No Brasil atualmente, a marca da P&G, a ClearBlue começou a olhar com mais atenção o mercado Brasileiro, que estava carente de produtos de ponta.Ela lançou no mercado no ano de 2016, um produto que já era comercializado há muito tempo no exterior, o teste de gravidez digital.

Porém há diversas marcas Brasileiras que são tão boas quanto a ClearBlue. Uma marca confiável que ganhou o mercado aos poucos é a Confira. De ótimo material e resultados confiáveis, ela ganhou espaço entre as mulheres com facilidade, por ter um valor bastante acessível. A marca confirme também é uma das melhores marcas nacionais, e igualmente acessível como a Confira. O Maxtest e Unitest Plus são bastante antigas no mercado e tem também uma ótima qualidade. Porém atenção às seguintes marcas:

  • Gravtest
  • Fast Test
  • Gravindex

Há vários relatos de problemas em seus testes. Não que sejam ruins, porém merecem atenção caso deem positivo muito claro na linha de resultado. E na contramão das marcas que são mais antigas, as que surgiram no mercado recentemente e estão agradando bastante são:

  • Verifik
  • Cegontest

Com exceção da ClearBlue, todas as marcas aqui citadas são de sensibilidade 25mUI. O ClearBlue possui 10mUi na versão easy e digital e pode ser feito já no primeiro dia de atraso menstrual. Há também marcas conceituadas no exterior, porém não credenciadas pela ANVISA. O One Step, por exemplo, é uma marca bastante conhecida internacionalmente, porém sem autorização para comercialização no país. O Wondfo, Alice e outras semelhantes também tem o mesmo reconhecimento e não são autorizados para a venda em livre comércio no Brasil. Todas elas possuem 10mUI de sensibilidade. O recomendável é fazer o teste com a primeira urina do dia, isso tornará o teste confiável ainda melhor.

Quanto Custa o Teste de Gravidez

O teste de gravidez pode variar bastante de região para região. Independente de serem de farmácia ou de sangue, o beta HCG. O preço varia muito se você está no interior ou na capital do estado, farmácia de bairro ou grandes redes.

IMPORTANTE: Os preços dos testes de gravidez de farmácia giram em torno de R$ 15 a 50 reais.

Quanto mais conceituada a marca, maior o valor, porém vale antes de comprar fazer uma pequena pesquisa de mercado para ver qual a melhor opção, prazo de entrega e etc. Comprar pela internet costuma ser vantajoso se a compra for programada. Os valores de farmácias de grandes redes são bastante atraentes, chegam a ser 70% mais baratos do que em uma farmácia de bairro.

Já o beta hcg qualitativo custa em torno de R$50 reais. Algumas regiões esse valor pode triplicar se for o beta quantitativo, porém assim como o caso dos testes de farmácia, vale muito à pena pesquisa na sua região. Em São Paulo, por exemplo, existe um laboratório que o beta quantitativo fica em torno de R$ 35 na forma mais popular do exame.

Teste de Gravidez Caseiro

O teste de gravidez caseiro é uma frequente entre as mulheres. Ele teoricamente mostraria a presença de gravidez com elementos que toda mulher tem em casa, além da amostra de urina. Produtos de limpeza, de higiene pessoal e até de pequenos concertos das suas roupas! Estes testes são provenientes da cultura e crendice popular, por isso sua eficácia não é igual aos testes de sangue e gravidez de farmácia, aliás, não são os adequados para detectar a gravidez por terem vários pontos fracos, por serem pouco confiáveis, porém são ainda bastante usados. O ideal é sempre ter em mente que esses testes são mais como uma simpatia, uma brincadeira e que devem ser confirmados com exames convencionais para gravidez. Existem diversos tipos de testes de gravidez caseiros e será detalhado cada um abaixo.

Teste da Fervura da Urina

Com o teste da fervura da urina, basta coletar a urina e, em um recipiente apropriado (preferencialmente esmalte) para ir ao fogo, ferver por 2 minutos. Caso ela crie uma espuma em cima do xixi, o teste será considerado positivo. Porém se a urina criar uma massa densa em cima, muito semelhante à nata de leite, é considerado negativo.

Teste de Gravidez Marroquino

O teste mais antigo de todos os testes de gravidez caseiros, o teste marroquino de gravidez é feito com uma agulha de costurar nova, sem uso e mergulhada na urina. O ideal é deixar a agulha de um dia para o outro no xixi e se a agulha ficar escura oxidada, o teste será considerado positivo. O melhor é usar um recipiente de plástico e nunca de metal ok?

Teste de Gravidez do Cloro ou Água Sanitária

O teste de gravidez com água sanitária ou cloro é o mais executado entre as mulheres. Isso porque se tornou bastante popular e tem tido cada dia mais adeptas. Porém o teste de gravidez com Cândida ou Qboa (marcas que existem no mercado) pode causar bastante esperança quando a mulher deseja muito ter um filho. Isso porque o teste tende a dar positivo constantemente. Para fazer o teste do cloro basta coletar a urina em um recipiente de plástico e limpo. Acrescentar a mesma quantidade de cloro ao xixi e observar a reação da mistura.

  • Teste positivo: Caso a água sanitária reaja fazendo uma espuma ou fervendo como refrigerante ou cerveja, o teste seria considerado positivo. Também seria positivo se o material ficar com cor mais escura que o estado natural.
  • Teste negativo: A urina continua da cor natural e sem reação ao cloro ou água sanitária.

Teste de Gravidez da Pasta de Dente

O teste de gravidez da pasta de dente é simples, consiste em colocar um pouco da pasta dentro da amostra da urina. Se a amostra de urina ficar azulada ou esverdeada (pela alcalinidade da pasta) o teste será positivo. Caso tome qualquer outra tonalidade o teste será negativo. Também é possível ter alterações como bolhas ao estilo colarinho de cerveja, se houver o teste teoricamente também seria considerado positivo.

Teste de Gravidez do Pinho Sol

O desinfetante Pinho sol é uma marca bastante conhecida nacionalmente, e deve ser feito com o tipo pinho. Consiste em colocar a mesma medida de urina e desinfetante proporcionalmente iguais e assim, aguardar reação. Se a mistura mudar a cor, então o resultado seria positivo.

Teste de Gravidez Com Vinagre

Em um recipiente limpo e seco, colocar meio copo de xixi e duas colheres de vinagre. A mistura não deve ser mexida com utensílios de metal, por isso, recomenda-se usar um palito de sorvete de madeira ou uma colher de plástico. Aguardar 1 minuto para ler o resultado. Se aparecer espuma ou a mistura mudar de cor, então o resultado será positivo.

Simpatia Para Saber se Está Grávida

Esta é uma prática que deve ser feita apenas por quem acreditar, tiver mente aberta e com certeza, se entregar de corpo e alma ao pequeno ritual. A simpatia para saber se está grávida é simples, basta pegar um anel ou aliança que pertence à mulher a ser testada, e em uma linha ou cordão e pendurar. Logo em seguida, com a palma da mão aberta, perguntar ao anel:

Me digam anjos do Senhor, se há uma nova vida dentro de mim me mostre, rode em círculos como meu coração em torno do amor de Deus.

Faça um pequeno movimento para impulsionar a aliança para movimentar, ali sairá o resultado. Se o anel rodar em círculos o resultado é positivo, se balançar como um pêndulo para frente e para trás, então o resultado é negativo. Esta simpatia é bastante antiga e vai com certeza, tirar um pouco da curiosidade da futura mamãe.

Teste do Cotonete

Quem tem um cotonete em casa, pode não saber que ele pode ser um aliado! O teste de gravidez do cotonete é um tanto quanto recente e por facilidade, é bastante usado entre as mulheres. Com ele não e possível descobrir se há gravidez, mas sim saber se há menstruação à caminho. O teste do cotonete consiste em introduzir cuidadosamente o bastão na cavidade vaginal. Ao sair ele pode apresentar dois resultados:

  • Limpo: branquinho, com apenas um sinal de umidade ou mesmo uma massa branca que é comum.
  • Manchado: de vermelho, de rosa ou marrom. Isso significa que há um sangramento mesmo que, claro, escuro ou formato de borra depois do colo do útero.
  • Interpretação: o resultado limpo pode indicar que não há menstruação naquele momento. É possível que este resultado mude no mesmo dia, e o sangue venha na parte da tarde ou noite por exemplo. O resultado manchado quer dizer que há menstruação ou sangramento em andamento e com isso pode não haver gravidez.O teste do cotonete é confiável e seguro, porém passível de uma mudança repentina. Por isso, deve-se levar em consideração o resultado apenas no momento. É importante lembrar que o teste do cotonete deve ser feito apenas uma vez ao dia e sempre com as mãos muito bem higienizadas. Preferencialmente mãos esterilizadas com álcool.

Impacto Emocional do Teste de Gravidez

É uma adrenalina que corresponde ao cair de uma montanha russa muito alta! Abrir o saquinho do teste e mergulhar a tira ou a caneta na urina irá com certeza mexer muito com o emocional da mulher. O impacto que o resultado trará é será diferente para cada mulher, porém sempre com a emoção envolvida no processo. Seja positivo o resultado ou negativo, o impacto do resultado vai trazer consequências para a vida da mulher, do casal. O resultado quando positivo desejado, será como uma benção, já se for indesejado, pode causar várias mudanças negativas no emocional da mulher. Duvidas vão aparecer, isso é fato, porém lidar com elas é extremamente importante. Lidar com um negativo indesejado é tão ruim quanto lidar com um positivo indesejado, por isso, estar preparada para todas as situações é necessário quando se aventurar a fazer um teste desta dimensão.

Transformador, o teste de gravidez se torna um marco, um divisor de águas na vida da mulher. À partir dali, ela pode ter seu destino mudado por completo. Dividir sua vida inteira com um grande amor. Por isso um conselho: faça o teste quando estiver pronta. Isso facilitará lidar com os resultados que podem ser o tão esperado, ou o que menos se quer naquele momento.


 

Pesquisa sobre o Testes de Gravidez

Afim de identificar os hábitos de uso dos testes de gravidez, o Trocando Fraldas realizou uma pesquisa estudo com mais de 10.000mulheres de todo país entre os dias 7 e 12de setembro 2017 por meio de um questionário no site. As participantes responderam de forma livre e espontânea e indicaram também sua localização.

Perguntas

Foram postas as seguintes perguntas:

  • Você já fez algum teste de gravidez?
  • Que tipo de teste de gravidez já experimentou?
  • Quantos testes de farmácia você comprou de vez?
  • Quando realizou o primeiro teste de gravidez?

Resultados

Para fins de comparação, as respostas também foram convertidas também em números.

  • 69% das mulheres já realizaram um teste de gravidez
  • No Centro-Oeste até 73% já realizaram, enquanto apenas 67% no Nordeste
  • Três quartos da população feminina no Distrito Federal, em Rondônia e Estado de São Paulo já fizeram, enquanto no Acre e Piauí são apenas 60%.
  • Campo Grande e Vitória são as capitais em realização de teste de gravidez com 84%
  • Rio Branco seguido por Maceió com 68% ocupam os últimos lugares.
  • 1 em cada 5 mães e gestantes nunca fez teste de gravidez
  • 5 em cada 9 brasileiras sem filhos já fizeram algum teste de gravidez

Você já fez
algum teste
de gravidez?

 

Ranking do Uso do Teste de Gravidez por Estado
1.Distrito Federal
2.Rondônia
3.São Paulo
4.Mato Grosso do Sul
5.Goiás
6.Espírito Santo
7.Tocantins
8.Santa Catarina
9.Paraíba
10.Rio Grande do Sul
11.Maranhão
12.Paraná
13.Rio de Janeiro
14.Roraima
15.Amazonas
16.Mato Grosso
17.Rio Grande do Norte
18.Sergipe
19.Pernambuco
20.Amapá
21.Minas Gerais
22.Bahia
23.Ceará
24.Pará
25.Alagoas
26.Piauí
27.Acre

Tipos de Teste de Gravidez

  • 71% das mulheres que já fizeram teste usaram a tira de farmácia, enquanto somente 15% a caneta
  • Em média são comprados 1,65 tiras por compra nas farmácias
  • 76% das mulheres do sul lideradas por Santa Catarina e o Rio Grande do Sul já fizeram uso da tira, enquanto a difusão é menor no Centro-Oeste com 65% e especialmente em Mato Grosso com apenas 52%
  • O uso da caneta é maior no Sudeste com 19% com São Paulo tendo até 26% e menor no Nordeste com 9%, tendo apenas 5% na Paraíba
  • Apenas 59% confirmaram uma gravidez com o teste de sague (beta HCG)
  • 11% das mulheres já recorreram a formas alternativas de testes como online ou caseiro

 

Quando É Realizado

  • A maior incidência de realização é antes do atraso menstrual e mais de 7 depois do atraso e em média 4,8 dias depois do atraso menstrual.
  • As mulheres do Sudeste realizam o primeiro teste do ciclo em média meio dia antes das brasileiras que moram no Norte
  • Enquanto as catarinense são mais rápidas para realizar o teste com apenas 4,3 dias após o atraso menstrual, as amapenses demoram até 5,7 dias.
  • As mulheres em Florianópolis, Natal e Fortaleza são as mais apressadas enquanto em Macapá, Cuiabá e Porto Velho demora até mais de 6 dias em média.



Quando realizou
o primeiro teste
de gravidez?