Vemos que muitas tentantes possuem diversas dúvidas em relação aos testes, principalmente os de ovulação. Uma das dúvidas mais recorrentes é se o teste de ovulação detecta gravidez. Quando se trata de descobrir a gravidez qualquer método, técnica ou item é bem vindo desde que não seja para causar ainda mais ansiedade e expectativas.

O essencial é que saiba a diferença dos dois testes e de suas funcionalidades. O teste de ovulação1 tem como foco detectar a presença do hormônio LH (luteinizante) presente na urina. O hormônio LH é o hormônio que é produzido durante o ciclo feminino, mas tem seu pico quando a mulher esta próxima da ovulação. Portanto, a função do teste é de apontar através da coloração da linha de resultado se esse hormônio esta ainda baixa ou forte, indicando que esta no momento certo para namorar.

IMPORTANTE: Atualmente existem diversos aplicativos para as mulheres controlarem e acompanharem seu ciclo. Mas vale alertar que o corpo não funciona como um robô e pode descontrolar o ciclo menstrual por diversos motivos e mesmo que o app informe da ovulação, pode não ter ocorrido. Fique atenta aos sinais do corpo, é a melhor forma de ter certeza!

A linha da mesma cor ou mais escura que a linha de controle significa resultado positivo e que se namorar nesse dia as chances de engravidar são maiores. São muitas mulheres que acabam se confundindo na hora da leitura do teste de ovulação e acreditam que pelo fato da linha de resultado ter dado escura é sinal que já esta grávida.

Já o teste de gravidez sua sensibilidade detecta a presença do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina, que começa a ser produzido logo após a implantação do embrião no útero. Diferente da forma de leitura do teste de ovulação, mesmo que a linha de resultado dê a mais clara seu resultado é positivo. Quanto mais escura a linha de resultado, mais forte a concentração de HCG está e de mais semanas gestacionais a grávida esta2.

O Resultado Positivo do Teste de Ovulação é Confiável Para Gravidez?

O teste de ovulação não tem a finalidade de dar resultado de gravidez, por isso é necessária muita cautela antes de sair comemorando a gestação. Algumas questões devem ser observadas atentamente como se já realizou o teste de ovulação naquele mês e deu positivo (linha resultado da mesma cor ou mais escura que a de teste) tem certeza que a ovulação ocorreu naquele período, o resultado pode sim ser confiável.

A questão dificulta no momento da leitura e na dificuldade de ler os resultados, que através dos tons pode ter má interpretação3. Se a linha de resultado der um pouco mais claro do que a de controle, quase que imperceptível, mesmo parecendo um positivo, na verdade será um negativo.

Outro ponto de extrema importância é no quesito “certeza que ovulei?”. Muitas mulheres confiam plenamente em aplicativos de celular e seguem rigorosamente suas funções, mas o corpo nem sempre é regrado como um aplicativo e mesmo informando que você ovulou naquele mês pode não ter acontecido. Aí você realiza o teste de ovulação detecta gravidez, quando na verdade esta detectando sua ovulação tardia.

Outra situação que pode agravar a leitura do resultado é quando ocorre um desajuste hormonal e com o descontrole do hormônio LH pode acusar uma ovulação ou uma gravidez quando na verdade não existe. Portanto, só leve em consideração o resultado positivo para gravidez num teste de ovulação quando tiver CERTEZA que ovulou naquele período. E posteriormente faça um teste de gravidez para confirmar ou um exame de sangue.

Os testes de ovulação podem estar mais à mão, mas o correto é fazer um teste de gravidez para detectar o HCG. Um bom teste de gravidez é o que detecta a gravidez até 3 dias antes do atraso menstrual, por isso, recomendamos o teste de gravidez Famivita, que possui 10mUI de sensibilidade ao HCG.

Veja Também: Teste de Gravidez Com Água Sanitária Funciona?