Vemos que muitas tentantes possuem diversas dúvidas em relação aos testes, principalmente os de ovulação. Uma das dúvidas mais recorrentes é se o teste de ovulação detecta gravidez. Quando se trata de descobrir a gravidez qualquer método, técnica ou item é bem vindo desde que não seja para causar ainda mais ansiedade e expectativas.

O essencial é que saiba a diferença dos dois testes e de suas funcionalidades. O teste de ovulação tem como foco detectar a presença do hormônio LH (luteinizante) presente na urina. O hormônio LH é o hormônio que é produzido durante o ciclo feminino, mas tem seu pico quando a mulher esta próxima da ovulação. Portanto, a função do teste é de apontar através da coloração da linha de resultado se esse hormônio esta ainda baixa ou forte, indicando que esta no momento certo para namorar.

IMPORTANTE: Atualmente existem diversos aplicativos para as mulheres controlarem e acompanharem seu ciclo. Mas vale alertar que o corpo não funciona como um robô e pode descontrolar o ciclo menstrual por diversos motivos e mesmo que o app informe da ovulação, pode não ter ocorrido. Fique atenta aos sinais do corpo, é a melhor forma de ter certeza!

A linha da mesma cor ou mais escura que a linha de controle significa resultado positivo e que se namorar nesse dia as chances de engravidar são maiores. São muitas mulheres que acabam se confundindo na hora da leitura do teste de ovulação e acreditam que pelo fato da linha de resultado ter dado escura é sinal que já esta grávida.

Já o teste de gravidez sua sensibilidade detecta a presença do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina, que começa a ser produzido logo após a implantação do embrião no útero. Diferente da forma de leitura do teste de ovulação, mesmo que a linha de resultado dê a mais clara seu resultado é positivo. Quanto mais escura a linha de resultado, mais forte a concentração de HCG está e de mais semanas gestacionais a grávida esta.

Sendo Testes que Detectam Hormônios Distintos, é Possível Detectar Gravidez?

E a resposta é sim! Isso porque o hormônio HCG e o LH compartilham de estruturas moleculares semelhantes, mas como todos os gêmeos idênticos existem sempre um “sinal” que diferencia um do outro.

Essa diferença encontra-se no HCG, pois ele é o responsável por fazer o corpo lúteo funcionar normalmente no primeiro trimestre e suprir as necessidades de progesterona, diferente do LH que suprirá essa necessidade somente na segunda parte do ciclo menstrual. Por isso podem ser detectados igualmente no teste de ovulação, mas não tem a mesma função no teste de gravidez.

O Resultado Positivo do Teste de Ovulação é Confiável Para Gravidez?

O teste de ovulação não tem a finalidade de dar resultado de gravidez, por isso é necessária muita cautela antes de sair comemorando a gestação. Algumas questões devem ser observadas atentamente como se já realizou o teste de ovulação naquele mês e deu positivo (linha resultado da mesma cor ou mais escura que a de teste) tem certeza que a ovulação ocorreu naquele período, o resultado pode sim ser confiável.

A questão dificulta no momento da leitura e na dificuldade de ler os resultados, que através dos tons pode ter má interpretação. Se a linha de resultado der um pouco mais claro do que a de controle, quase que imperceptível, mesmo parecendo um positivo, na verdade será um negativo.

Outro ponto de extrema importância é no quesito “certeza que ovulei?”. Muitas mulheres confiam plenamente em aplicativos de celular e seguem rigorosamente suas funções, mas o corpo nem sempre é regrado como um aplicativo e mesmo informando que você ovulou naquele mês pode não ter acontecido. Aí você realiza o teste de ovulação detecta gravidez, quando na verdade esta detectando sua ovulação tardia.

Outra situação que pode agravar a leitura do resultado é quando ocorre um desajuste hormonal e com o descontrole do hormônio LH pode acusar uma ovulação ou uma gravidez quando na verdade não existe. Portanto, só leve em consideração o resultado positivo para gravidez num teste de ovulação quando tiver CERTEZA que ovulou naquele período. E posteriormente faça um teste de gravidez para confirmar ou um exame de sangue.

Veja Também: Teste de Gravidez Com Água Sanitária Funciona?

Foto: Sapp