Muitas mulheres se culpam por não conseguirem engravidar, mas esquecem de que do outro lado da moeda na fertilidade está o homem! Para quem um bebê seja concebido, é preciso que homem e mulher estejam em perfeito estado de saúde reprodutiva. Por isso, se manter a par da condição da sua fertilidade é essencial!

Hoje, cerca de 40% dos problemas com fertilidade vem da parte do homem. Na linha de pensamento dos testes caseiros para fertilidade, existe agora uma grande novidade no mercado. O teste de sêmen veio para agregar praticidade ao homem que teme, se envergonha ou que se julga muito macho para ter problemas com a fertilidade.

Nem sempre fazer um espermograma é uma tarefa fácil, pode trazer constrangimento para machão que a sociedade criou. Este teste garante anonimato, e essa pode ser a grande solução para casais em que o homem se nega a fazer qualquer procedimento para verificar a sua fertilidade.

Apesar de não ser completo como um teste de espermograma, o teste de sêmen tem uma eficiência satisfatória para o custo\benefício e também por ser feito no conforto e privacidade de casa. O resultado sai em no máximo 15 minutos!

Podemos levar em consideração a eficácia superior a 98% em algumas marcas como a Spermcheck. Em principio, o espermograma caseiro detecta a quantidade de esperma contido na ejaculação por mililitro. Ou seja, teria um resultado positivo caso o sêmen apresente cerca de 20 milhões de espermatozoides por mililitro.

Esta detecção é possível graças ao reagente da tira que capta a enzima de proteína que cada espermatozoide tem. Porém, a qualidade e morfologia não são possíveis de diagnosticar com esses exames caseiros. Para isso é preciso do espermograma convencional.

Mas o espermograma caseiro para a finalidade de quantidade é excelente opção! Podemos concluir que este tipo de teste de fertilidade masculina, determina se o homem tem uma quantia suficiente de gametas ou não, isso já sinaliza um grande início.

Como Fazer o Espermograma Caseiro?

A aparência do teste de fertilidade masculina é semelhante aos dos testes de ovulação. Em grande maioria dos casos, uma caneta como as conhecidas no mercado faz o trabalho com eficácia.

Para fazer o espermograma caseiro é necessário que se colha o material da ejaculação por via de masturbação e a deposite em um recipiente com tampa. Pode-se usar o material com até 5 horas da ejaculação em condições favoráveis, sem contato direto com o ar. Este poderia danificar a qualidade do material a ser analisado.

Antes de depositar o sêmen no ambiente do teste, aconselha-se agitar o frasco por 10 vezes. Após agitar a amostra, retirar o material com um conta gotas e depositar na tira do teste. O prazo pedido para a maioria das marcas existentes no mercado é de até 15 minutos para realizar a leitura do resultado.

Verifique junto às instruções da marca escolhida o prazo indicado. Duas linhas de no teste indicará o resultado positivo, e independente da intensidade da coloração assim como os testes de HCG para indicar a gravidez. Apenas uma linha indica que menos do que 20 milhões por mililitros estão presentes na amostra colhida.

Se o teste for indicado como negativo, não quer dizer que o homem está infértil, mas sim que deve procurar ajuda para investigar o problema que está impedindo a fabricação e restringindo a quantidade de espermatozoides.

Caso o casal queira um resultado mais preciso, é necessário que o homem faça um espermograma para analisar a qualidade destes espermatozoides ainda que o teste seja positivo.

Depois de descartado os problemas de infertilidade masculina, uma dica preciosa para os casais tentantes é o uso do gel lubrificante que auxilia a secura vaginal e ainda melhora a mobilidade dos espermatozoides.

Quais as Marcas e Como e Onde Comprar o Teste de Sêmen?

No Brasil só existe uma única marca autorizada oficialmente para comercialização e cadastrada na Anvisa, o Teste de Fertilidade Masculina Confirme. Todos os outros que estão à venda são testes de sêmen importados que são trazidos de países em que já tem autorização de venda como por exemplo, os Estados Unidos.

As marcas autorizadas para a venda no exterior também estão à mercê do teste de qualidade do público em geral que faz o uso. Mas podemos dizer que as mais populares e também as consideradas mais eficientes são:

SpermCheck: Marca que dá garantia de mais de 98% de confiabilidade no resultado. Este produto possui autorização da vigilância sanitária americana.

Fertilityscore: Essa marca oferece cerca de 95% de resultados seguros e podem ser adquiridas em lojas confiáveis para quem deseja importar, porém não existe registro na Anvisa brasileira.

Testpoint: Assim como o Fertilityscore oferece 95% de eficácia no resultado, e é muito popular na Amazon.

Confirme: Único teste cadastrado na Anvisa e de comercialização liberada no Brasil. Já é possível ser encontrado em algumas lojas virtuais.

Estes produtos exceto o da Confirme não chegaram ao Brasil ainda mas assim como o da Confirme, sua eficiência está cada dia mais provada que funcionam. O próximo passo é que tenhamos também essa forma de diagnóstico ao alcance de nossas mãos e nas prateleiras das farmácias assim como os testes de fertilidade para mulheres.

Um grande passo para o mercado onde cada dia mais, casais tomam consciência de que diagnosticar as condições e limitações da sua fertilidade é essencial. Ainda mais para casais onde as tentativas para engravidar superam 1, 2 anos.

A espera para que a gravidez chegue enfim, pode ser muito mais desgastante do que se imagina. Ainda mais com a gravidez se tornando a segunda prioridade da vida do casal, já que se pensa em gravidez, cada vez mais tardiamente por conta da carreira profissional. Lembre-se, o teste de sêmen não substitui o espermograma, mas auxilia muito no diagnóstico de uma possível infertilidade masculina. Vale à pena testar.

Veja também: Quanto Tempo Demora Para Engravidar Naturalmente?

Foto: i_gallagher