Um aliado da mulher que busca a gravidez, o teste de ovulação veio para ajudar na hora de engravidar. Muito conhecido e usado no exterior, o teste de ovulação chegou para revolucionar a forma de detectar a ovulação.

teste de ovulação 1

O teste de ovulação é praticamente uma mania entre as tentantes americanas. Lá nos Estados Unidos e em outros países da Europa, eles são muito mais comuns, pois são tão baratos e acessíveis quanto os testes de farmácia que detectam a gravidez. Ele pode dar a certeza ou uma previsão do dia que a mulher estará ovulando e você pode adquirir o seu teste de ovulação Famivita aqui em nossa loja virtual.

Melhor Forma de Verificar a Ovulação

Claro, todas nós sabemos que a melhor forma de saber se está ovulando é através do muco. Então, quanto mais elástico o muco, mais fértil a mulher está. Porém, nem todas as mulheres conseguem identificar o muco de ovulação, e aí que o teste de ovulação entra e pode auxiliar na identificação desse período.

Mas Como Funciona o Teste de Ovulação?

O teste de ovulação funciona detectando o pico de LH na urina da mulher. O teste é feito da mesma forma que o teste de gravidez. A mulher colhe a urina em um potinho e introduz o teste até a marca máxima, e pode efetuar a leitura em 5 minutos.

O melhor horário para se fazer o teste de ovulação é entre as 15 e 19 horas, pois é quando o pico de LH se dá com maior intensidade. O LH aparece na urina após a maturação do folículo e antes da liberação do óvulo. Normalmente, quando o teste de ovulação positiva leva-se de 12 a 48 horas para a ovulação, e a linha do teste fica mais escura que a de controle, nos mostrando que a ovulação está cada vez mais próxima de acontecer.

Como Interpretar o Teste de Ovulação

Porém, diferente do teste de gravidez que quando qualquer segunda linha que aparece significa positivo, no teste de ovulação as duas linhas sempre aparecem, ou pelo menos quase sempre. Então, como é o positivo do teste de ovulação? As duas linhas tem que ser absolutamente escuras, ou a linha teste mais escura que a linha de controle.

Exemplo de teste de ovulação positivo no vídeo abaixo.

Algumas mulheres tem LH o ciclo todo em menos quantidade que na ovulação. Por isso, as linhas clarinhas devem ser desconsideradas. Para saber quando fazer o teste de ovulação, deve-se conhecer o ciclo e calcular quando seria o dia mais fértil. Aí se pode fazer o teste 3 dias antes da data provável para ovulação.

Porém, se você é do tipo desregulada ou não conhece muito bem o seu ciclo, então o melhor é fazer o acompanhamento com duas outras técnicas que podem ajudar muito: a temperatura basal e método Billings. Essas três técnicas aliadas uma a outra podem dar absoluta certeza da época e dia em que irá ovular.

O problema para várias mulheres é exatamente este: saber quando fazer. Caso você seja do tipo que não tem um ciclo estabelecido, é importante lembrar que o teste pode ser feito através dos sinais que o organismo mostrar, mas deve começar a ser feito assim que desconfiar que o período fértil está começando. Também é importante lembrar que, mesmo que o ciclo seja regular, a mulher pode ter o período fértil em qualquer momento do ciclo. Observe com cuidado os sinais para começar o testar no momento oportuno.

Onde comprar Teste de Ovulação no Brasil

Muitas mulheres tem dúvidas de onde comprar o teste de ovulação. Uma opção são os testes de ovulação da marca Famivita. Da mesma forma, nem todas as tentantes sabem onde comprar teste de ovulação, ou então querem, mas não encontram em farmácias. Algumas vendedoras de confiança vendem kits. Como base, preços a partir de R$3 por tira são excelentes produtos de qualidade.

Relato de Uso de Leitora

A leitora Eliana, que tenta engravidar há 6 meses, passou a usar recentemente e tem gostado do resultado. Veja o seu relato.

Eu sempre fui desregulada e, desde que parei de tomar o anticoncepcional, tenho tido ciclos com 34 ou 38 dias. Aprendi mais ou menos quando deveria fazer o teste de ovulação e já consegui detectar a ovulação logo no primeiro ciclo usando esse método. Então, fui tendo relações com meu noivo de 24 a 48 horas após o positivo. Achei muito útil e, com certeza, vou continuar a usar até conseguir engravidar, e espero que seja logo!

Tudo que puder ajudar na hora de engravidar é uma boa alternativa; porém, o mais aconselhável é realmente fazer o teste no período próximo a ovulação pois, fora desse período, o teste é inútil para detectar a ovulação.

Veja também: Ovulação Tardia – Por Que e Como Acontece?