O corpo feminino secreta diversos tipos de muco durante toda a vida da mulher. Aliás, o ciclo menstrual, pode ter suas fases identificadas através desses mucos. Os tipos de secreção que a mulher expele pela sua região intima durante a vida, varia bastante! Inclusive, pode-se detectar alguns tipos de doenças através desses tipos de muco e mas fique tranqüila pois eles não trazem problema algum para sua saúde da mulher.

O que é Muco?

O muco é nada mais que uma secreção fabricada pelas glândulas da região intima (bartholin) e pelo colo do útero que protege a vagina de bactérias e doenças que possam acontecer por agentes externos. Bactérias fungos e até mesmo por possíveis doenças transmitidas através da relação sexual.

Os tipos de secreção podem variar de acordo com o período do ciclo que a mulher está, como por exemplo antes, durante e depois do período fértil. O muco normalmente é composto de água corporal e também de hormônios produzidos pelo organismo, a progesterona e o estrogênio.

Tipos de Muco Cervical e Suas Consistências

O muco varia bastante de fase para fase do ciclo. O ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação da mulher. Após o período de expulsão do endométrio, ou seja, a menstruação, a mulher começa a produzir muco pastoso baseado em progesterona, é um muco branco tipo creme hidratante e vai aparecer durante alguns dias no papel higiênico quando a mulher fizer a higiene após xixi, até mesmo na calcinha em pequenas ou grandes quantidades.

Este tipo de muco é motivo de muitas duvidas, pois, algumas mulheres não o notam até que comecem a tentar engravidar ou que tenham uma alta produção durante alguns dias, causando suspeita de algum problema na região intima.

Muco Branco Tipo Creme Hidratante

O muco tipo creme hidratante é um muco que indica que houve um aumento de progesterona no organismo da mulher. Não oferece perigo algum, pelo contrário, é um sinal de saúde, mas para isso é preciso que não venha acompanhado de dores ou coceiras.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Normalmente vem em quantidade relativamente baixa, porém, se aparecer após o período fértil em grandes volumes, pode indicar que a mulher teve uma ovulação e que pode haver gravidez, caso ela tenha mantido relações sexuais não tenha se prevenido durante o período fértil. Isso porque o corpo lúteo ajuda na estimulação e secreção do muco tipo hidratante.

Muco Grosso Transparente (h3)

Também conhecido como muco tipo catarro, o muco grosso é estimulado ás portas do período fértil da mulher pela alta produção de estrógenos secretado pelos ovários. Ele é comparado com muco tipo catarro porque tem mesmo aparência de um catarro grosso de final de gripe. Mais consistente, ele não é ainda o muco apropriado para os espermatozóides, mas já é o inicio do período fértil, onde os folículos (óvulos) estão crescendo para que a mulher possa engravidar. Há algumas mulheres que mantém esse muco durante todo o período fértil, e caso deseje engravidar, pode ter dificuldades, pois este muco prende o espermatozóide e não o deixa fluir dentro do organismo como seria ideal.

Por isso, recomenda-se uso de géis lubrificantes para ajudar a concepção. Estes géis são específicos pois, ao contrário de vários lubrificantes comuns do mercado, não atrapalha o bom andamento do espermatozóides dentro do organismo e facilita a gravidez acontecer por ter a consistência e composição muito semelhante ao muco elástico do período fértil.

Muco Elástico

Um dos tipos de muco cervical que a mulher pode identificar é o elástico. Este sim é o apropriado para quem deseja engravidar e se colocado entre dois dedos, irá esticar cerca de 1 a 2 cm sem se quebrar.

A presença deste muco indica que a mulher está em período fértil e se mantiver relações, poderá engravidar. Porém, algumas vezes, pode-se vê-lo em pouca quantidade, apenas um ou dois dias durante o período ovulatório.

Nestes casos também é aconselhável o uso do gel apropriado para ajudar a concepção. O gel indicado é muito semelhante ao produzido naturalmente pelo organismo, por isso não agride e nem dificulta a gravidez acontecer.

Muco Aquoso

O muco aquoso promove a sensação de umidade para a mulher, e ao contrário do muco branca tipo creme hidratante que pode deixar a sensação de ressecamento, o tipo de muco aquoso lubrifica bastante a região intima.

Um dos tipos de mucos cervical que mulheres secretam e, podem não ver o muco elástico, porém, ainda sim estar ovulando. O muco aquoso não deve ter cheiro e nem promover qualquer tipo de coceira ou mal estar. Caso contrário deve ser relatado ao médico, pois, pode ser um sinal de pequenas inflamações da vagina ou canal cervical.

Muco Esbranquiçado (Com Pedaços)

Este muco com pedaços, pode ser confundido com alguns tipos de secreção como a da candidiase. O muco esbranquiçado não é do muco tipo creme hidratante, mas sim, aparenta um muco branco grosso com grumos também brancos.

Este muco se não estiver acompanhado de coceiras e ardência, é muito normal. Muitas mulheres o tem logo após a ovulação pelo aumento súbito e consideravelmente grande da progesterona corporal estimulada e produzida pelo corpo lúteo.

Diferença Entre Muco e Tipos de Secreção

Há uma diferença bastante considerável entre tipos de muco e tipos de secreção. Muco geralmente são liquidos naturais produzidos saudavelmente pelo organismo feminino. Sejam eles brancos, elásticos, com grumos etc.

Esses mucos são provenientes de alteração hormonais, naturalmente e sem qualquer risco para a mulher. Já os tipos de secreção podem ser provenientes de algum problema intimo como por exemplo:

Candidíase

A secreção causada por este problema, pode se assemelhar ao muco com grumos que o organismo pode produzir após a ovulação. Porém a diferença entre eles é que o muco da candidiase coça, arde e tem um cheiro forte de água sanitária.

A candidiase é a proliferação desorganizada de uma bactéria natural da flora vaginal da mulher e pode acontecer em qualquer ocasião, mas principalmente em casos de baixa imunidade, gravidez etc.

Infecção Vaginal

A presença de infecção vaginal pode ser observada através do muco tipo hidratante, mas com aspecto mais amarronzado. Caso este muco cause coceiras, ardor ou um cheiro forte, é recomendável procurar um médico para verificar o que está acontecendo.

Muco Tipo Hidratante Durante Todo Período

O ciclo sem ovulação se caracteriza por diversos sintomas e um deles é o muco tipo hidrante constante. Sem a variação hormonal adequada durante o ciclo (FSH, Lh e estrogênio), o organismo se manterá com o muco tipo hidratante durante todo o período, e pode também muitas vezes, causar ciclos enormes, com 60, 70 dias, até mesmo muito mais.

Isso é porque a progesterona não está alternando com outros hormônios, e se mantém alta. Nestes casos a ovulação não acontece pois, não há estimulação ovulatória. Para que o corpo volte a produzir ovulação, é necessário que a mulher procure um medico para ajudar a induzir a menstruação, e observar se o ciclo anovulatório acontecerá novamente.

Tipos de Muco Cervical na Gravidez

Duvida de 9 entre 10 gestantes: quais tipos de muco cervical terei na gravidez? Durante a gestação é comum o muco tipo hidratante. Aliás, este vem em abundancia e isso é um ótimo sinal!

Quanto mais muco branco tipo hidrante, melhor para a gestação. Sinal de que o organismo está bem amparado hormonalmente e as chances de um aborto espontâneo por baixa hormonal é reduzido.

Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este em baixa quantidade, mas que a mulher percebe ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi.

Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação. Isso não significa que seja o tampão, aliás o tampão será em quantidade enormes e algumas vezes, acompanhado com sangramento. Lembrando que qualquer duvida sobre muco cervical durante a gestação, deve-se conversar com o obstetra que está acompanhando a gravidez.

Veja Também: Como Saber que Estou Ovulando Sem Ver o Muco?
Foto: Kelly