A via de nascimento do bebê antigamente era apenas uma, via vaginal. Com o avanço da medicina, o parto cesárea apareceu para dar uma mão ás parturientes que precisam e hoje, infelizmente tem se tornado cada vez mais comum. Porém os tipos de parto podem ser muito mais diferenciados do que se pensa. Existem alguns tipos de parto que podem surpreender pela sua circunstância especial e digamos que alguns desses são quase raros como o parto pélvico via vaginal. Os tipos de parto mais conhecidos são:

  • Parto normal (em hospital ou em casa, quando o bebê nasce via vaginal mas com procedimentos)
  • Parto Humanizado (atendendo a vontade imediata da mãe no parto e logo após o parto com características mais naturais possíveis)
  • Prato cesárea (via cirurgia)
  • Parto Na água (normalmente em casa ou em maternidades adaptadas)

Tipos de Parto Diferentes e Interessantes 1

Porém além do tipo de parto, algumas formas que o bebê vem ao mundo podem ser no mínimo curiosas e chamar a atenção por ser especial. Claro que todo bebê é um milagre da vida, mas alguns nascimentos realmente chamam a atenção. Um bom exemplo de parto diferenciado é o parto pélvico. Para entendermos o parto pélvico devemos saber que para um bebê poder nascem via vaginal sem maiores problemas e preocupações ele deve estar na posição cefálica ou seja, virado de cabeça para baixo na barriga da mamãe (veja mais sobre gravidez semana a semana aqui). Essa posição é a ideal para poder sair em primeiro lugar a cabeça que é a parte mais difícil do corpo para sair.

Porém nem todos os bebês são bem comportados e obedientes assim! Os tipos de parto podem ficar mais inusitados como o parto pélvico que nada mais é do que um bebê que nasce pelos pés, ou seja, ele estava sentado. Um bebê que está sentado pode ser em algumas variações, podálica completa (sentado de pernas cruzadas) ou podálica incompleta (sentado com pernas para cima, junto ao corpo).

Nascimento da Mariana – Parto Pélvico (cenas de parto vaginal possui cenas de parte intima)

Algumas manobras podem ajudar ao bebê mudar de posição, como a inversão manual feita por profissionais experientes nessa técnica. Porém se não houver alternativa e não houver vontade da mãe por parto via vaginal, o método usado pode ser a cesariana mas há sim possibilidade de um parto pélvico via vaginal.

Partos diferentes – bolsa íntegra

Porém há tipo de partos como o nascimento em bolsa que são ainda mais raros do que o parto pélvico. Se trata de um nascimento de um bebê dentro da bolsa de membrana ainda intacta! Muito raro de acontecer e um dos tipos de parto que são emocionantes. O bebê simplesmente vem ao mundo ainda envolto pela membrana e também pelo liquido amniótico. Na verdade não há uma explicação para o fenômeno, mas é muito lindo de se ver um bebê que já nasceu e não se deu conta…

Parto normal Com bolsa intacta (cenas de parto normal tem cenas de nudez, não se esqueça)

Dizem que bebês que nascem via nessas duas circunstâncias de tipos de parto diferenciados costumam ter muita sorte na vida. São crianças privilegiadas e com muita bênção de Deus nas suas vidas. Todo nascimento é lindo! Alguns se destacam pela sua excentricidade, mas o amor é igual para todos os bebês em todos os tipos de parto.

Veja também: Os 5 Partos Diferentes do Youtube

Foto: Alexandra Abreu